De acontecimentos históricos a descobertas matemáticas, existem muitos filmes que podem ajudar para o Enem. Confira uma lista de títulos com assuntos e acontecimentos relevantes!
Que tal aprender de forma mais dinâmica e alcançar excelente pontuação no Enem? Assistir diferentes títulos de filmes pode ser a sua grande chance.
Mas, quais as obras que são mais indicadas para o aprendizado? Para te ajudar nessa escolha, selecionamos algumas opções.
Veja abaixo quais são e aproveite, inclusive, para ampliar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento da redação, caso o tema faça referência a alguma obra. Aproveite as dicas de obras selecionadas para se dar bem no Enem!
Lista de filmes indicados para quem quer se preparar para o Enem
Além das disciplinas estudadas em sala de aula, bagagem cultural e conhecimento de mundo são importantíssimos. Por isso, a leitura, a arte, músicas, séries e filmes podem ser grandes aliados dos estudos.
Além das produções em si, o contexto de criação destas obras também são fontes de conhecimento. Então quer dizer que ler sobre entretenimento em sites como o ePipoca também é um aprendizado? Com certeza.
Prova disso é que portais como o Stoodi trazem diversas dicas de conteúdos de plataformas de streaming que ajudam a compreender e aprender sobre as mais diversas áreas. Nós também nos inspiramos e trazemos abaixo uma lista dos melhores filmes para assistir antes do Enem. Confira!
1 – Radioactive (2019)
Conta a história dos cientistas Marie e Pierre Curie que embarcaram juntos em uma jornada intensa e controversa cheia de descobertas que mudaram o mundo. Além da descoberta da radiação por parte do casal, o filme aborda ainda o contexto histórico vivido por eles.
Em uma época em que a ciência ainda era quase uma exclusividade dos homens, Marie não teve que superar apenas desafios químicos e matemáticos, mas também padrões da sociedade. Nesse sentido, a trama contempla a personalidade forte e decidida e a paixão pelo conhecimento que moveram uma das mulheres mais admiradas da história.
2 – O Mínimo para Viver (2017)
Ellen, uma jovem anoréxica de 20 anos, já passou por inúmeras formas de tratamento sem resultado efetivo, até que resolve buscar ajuda em um grupo médico nada convencional. A partir daí, o enredo se desenrola principalmente dentro da nova clínica para tratamento de Ellen, abordando outras doenças relacionadas à alimentação.
Ao contrário de outras produções sobre transtornos alimentares que chegam a romantizar a situação, “O mínimo para viver” mostra todos os aspectos negativos da anorexia de forma direta e honesta.
3 – Trabalho interno (2010)
“Trabalho Interno” é um documentário sobre o esquema de corrupção operado em Wall Street e que levou à crise econômica global em 2008. A produção é baseada em uma vasta pesquisa e conta com entrevistas com políticos, economistas e jornalistas, revelando verdades sobre inúmeras condutas ilegais praticadas por governantes, agentes reguladores e a Academia.
O documentário traça ainda uma análise de como a ganância de poderosos acabou impactando de maneira catastrófica a vida de milhões de pessoas.
4 – O homem que viu o infinito (2015)
O filme conta a história da vida e carreira acadêmica do indiano de origem humilde de Srinivasa Ramanujan. Na década de 1910, sua habilidade extraordinária em matemática chamou a atenção do professor britânico G.H. Hardy, o qual o convidou a desenvolver ainda mais seus cálculos no Trinity College, em Cambridge.
A narrativa aborda as fascinantes e impactantes contribuições de Srinivasa nas áreas da análise matemática, teoria dos números, séries infinitas, frações continuadas, entre problemas considerados insolúveis. Ao mesmo tempo, a obra mostra o contexto histórico marcado pelo preconceito e uma Grã-Bretanha prestes a entrar na Primeira Guerra Mundial.
5 – O Guia da História Negra de Kevin Hart (2019)
De forma cômica, o ator Kevin Hart revela contribuições fascinantes de heróis esquecidos e desconhecidos da história negra norte-americana. Com a participação de outros comediantes, o especial recria fatos que muitas pessoas não conhecem, como a primeira mulher negra astronauta, o homem negro pioneiro no Polo Norte, entre outros.
6 – The farthest (2017)
A jornada épica das sondas Voyager, lançadas pela NASA em 1977, é o fantástico enredo desse documentário irlandês. A produção retrata os desafios e as pessoas envolvidas no notável esforço de enviar um objeto para o mais longe possível da Terra.
Depois de transmitir imagens sem precedentes de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, em 2012, a Voyager 1 tornou-se o primeiro objeto a deixar a heliosfera e passar para o espaço interestelar e além. O mais impressionante é que sondas continuam e continuarão enviando dados dessa que é a viagem mais longa do mundo.
7 – Os Aeronautas (2019)
Os Aeronautas é um filme biográfico do cientista James Glaisher. Em 1862, em Londres, ele iniciou uma viagem de balão para pesquisar maneiras de se prever a meteorologia. Com o objetivo de alcançar uma altitude inédita a qualquer ser humano até então, James se alia à veterana do balonismo Amélia Wren.
O meteorologista e astrônomo é considerado o pai da meteorologia é uma figura com relevante importância científica, fundando a Sociedade Real de Meteorologia e a Sociedade de Aeronáutica da Grã-Bretanha.
8 – Tolkien (2019)
Além de inspiradoras, as histórias de pessoas extraordinárias também agregam e muito ao nosso conhecimento de mundo. O criador de Senhor dos Anéis e Hobbit, John Ronald Reuel Tolkien é uma delas.
O filme biográfico, que leva seu nome, conta como a trajetória de vida desde a infância como órfão até os terríveis cenários das batalhas vividas na Primeira Guerra Mundial serviram de base para os livros que o tornaram um autor best seller. Filólogo, professor na universidade de Oxford, Tolkien aplicou seus amplos conhecimentos para criar obras cheias de informações escondidas nas entrelinhas, como mitologia nórdica e celta, a criação de um idioma a partir do finlandês, Shakespeare, referências à geopolítica mundial dos anos 40.