8 filmes que podem ajudar para o Enem 8 filmes que podem ajudar para o Enem

8 filmes que podem ajudar para o Enem

Divulgação/Pixabay

De acontecimentos históricos a descobertas matemáticas, existem muitos filmes que podem ajudar para o Enem. Confira uma lista de títulos com assuntos e acontecimentos relevantes!

Que tal aprender de forma mais dinâmica e alcançar excelente pontuação no Enem? Assistir diferentes títulos de filmes pode ser a sua grande chance.

Mas, quais as obras que são mais indicadas para o aprendizado? Para te ajudar nessa escolha, selecionamos algumas opções.

Veja abaixo quais são e aproveite, inclusive, para ampliar os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento da redação, caso o tema faça referência a alguma obra. Aproveite as dicas de obras selecionadas para se dar bem no Enem!

Lista de filmes indicados para quem quer se preparar para o Enem

Além das disciplinas estudadas em sala de aula, bagagem cultural e conhecimento de mundo são importantíssimos. Por isso, a leitura, a arte, músicas, séries e filmes podem ser grandes aliados dos estudos.

Além das produções em si, o contexto de criação destas obras também são fontes de conhecimento. Então quer dizer que ler sobre entretenimento em sites como o ePipoca também é um aprendizado? Com certeza.

Prova disso é que portais como o Stoodi trazem diversas dicas de conteúdos de plataformas de streaming que ajudam a compreender e aprender sobre as mais diversas áreas. Nós também nos inspiramos e trazemos abaixo uma lista dos melhores filmes para assistir antes do Enem. Confira!

1 – Radioactive (2019)

8 filmes que podem ajudar para o Enem
Divulgação/Netflix

Conta a história dos cientistas Marie e Pierre Curie que embarcaram juntos em uma jornada intensa e controversa cheia de descobertas que mudaram o mundo. Além da descoberta da radiação por parte do casal, o filme aborda ainda o contexto histórico vivido por eles.

Em uma época em que a ciência ainda era quase uma exclusividade dos homens, Marie não teve que superar apenas desafios químicos e matemáticos, mas também padrões da sociedade. Nesse sentido, a trama contempla a personalidade forte e decidida e a paixão pelo conhecimento que moveram uma das mulheres mais admiradas da história.

2 – O Mínimo para Viver (2017)

8 filmes que podem ajudar para o Enem
Divulgação/Netflix

Ellen, uma jovem anoréxica de 20 anos, já passou por inúmeras formas de tratamento sem resultado efetivo, até que resolve buscar ajuda em um grupo médico nada convencional. A partir daí, o enredo se desenrola principalmente dentro da nova clínica para tratamento de Ellen, abordando outras doenças relacionadas à alimentação.

Ao contrário de outras produções sobre transtornos alimentares que chegam a romantizar a situação, “O mínimo para viver” mostra todos os aspectos negativos da anorexia de forma direta e honesta.

3 – Trabalho interno (2010)

8 filmes que podem ajudar para o Enem
Divulgação/Sony Pictures

“Trabalho Interno” é um documentário sobre o esquema de corrupção operado em Wall Street e que levou à crise econômica global em 2008. A produção é baseada em uma vasta pesquisa e conta com entrevistas com políticos, economistas e jornalistas, revelando verdades sobre inúmeras condutas ilegais praticadas por governantes, agentes reguladores e a Academia.

O documentário traça ainda uma análise de como a ganância de poderosos acabou impactando de maneira catastrófica a vida de milhões de pessoas.

4 – O homem que viu o infinito (2015)

8 filmes que podem ajudar para o Enem
Divulgação/Diamond Films

O filme conta a história da vida e carreira acadêmica do indiano de origem humilde de Srinivasa Ramanujan. Na década de 1910, sua habilidade extraordinária em matemática chamou a atenção do professor britânico G.H. Hardy, o qual o convidou a desenvolver ainda mais seus cálculos no Trinity College, em Cambridge.

A narrativa aborda as fascinantes e impactantes contribuições de Srinivasa nas áreas da análise matemática, teoria dos números, séries infinitas, frações continuadas, entre problemas considerados insolúveis. Ao mesmo tempo, a obra mostra o contexto histórico marcado pelo preconceito e uma Grã-Bretanha prestes a entrar na Primeira Guerra Mundial.

5 – O Guia da História Negra de Kevin Hart (2019)

Divulgação/Netflix

De forma cômica, o ator Kevin Hart revela contribuições fascinantes de heróis esquecidos e desconhecidos da história negra norte-americana. Com a participação de outros comediantes, o especial recria fatos que muitas pessoas não conhecem, como a primeira mulher negra astronauta, o homem negro pioneiro no Polo Norte, entre outros.

6 – The farthest (2017)

Divulgação/PBS

A jornada épica das sondas Voyager, lançadas pela NASA em 1977, é o fantástico enredo desse documentário irlandês. A produção retrata os desafios e as pessoas envolvidas no notável esforço de enviar um objeto para o mais longe possível da Terra.

Depois de transmitir imagens sem precedentes de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, em 2012, a Voyager 1 tornou-se o primeiro objeto a deixar a heliosfera e passar para o espaço interestelar e além. O mais impressionante é que sondas continuam e continuarão enviando dados dessa que é a viagem mais longa do mundo.

7 – Os Aeronautas (2019)

Divulgação/Prime Video

Os Aeronautas é um filme biográfico do cientista James Glaisher. Em 1862, em Londres, ele iniciou uma viagem de balão para pesquisar maneiras de se prever a meteorologia. Com o objetivo de alcançar uma altitude inédita a qualquer ser humano até então, James se alia à veterana do balonismo Amélia Wren.

O meteorologista e astrônomo é considerado o pai da meteorologia é uma figura com relevante importância científica, fundando a Sociedade Real de Meteorologia e a Sociedade de Aeronáutica da Grã-Bretanha.

8 – Tolkien (2019)

Divulgação/Fox

Além de inspiradoras, as histórias de pessoas extraordinárias também agregam e muito ao nosso conhecimento de mundo. O criador de Senhor dos Anéis e Hobbit, John Ronald Reuel Tolkien é uma delas.

O filme biográfico, que leva seu nome, conta como a trajetória de vida desde a infância como órfão até os terríveis cenários das batalhas vividas na Primeira Guerra Mundial serviram de base para os livros que o tornaram um autor best seller. Filólogo, professor na universidade de Oxford, Tolkien aplicou seus amplos conhecimentos para criar obras cheias de informações escondidas nas entrelinhas, como mitologia nórdica e celta, a criação de um idioma a partir do finlandês, Shakespeare, referências à geopolítica mundial dos anos 40.