5 filmes que são melhores do que os livros em que foram baseados

Divulgação

Sabemos que é tolice comparar livros e filmes, pois são mídias diferentes, uma ilimitada, outra restritiva. Normalmente as pessoas costumam achar os livros melhores, pois há uma riqueza de detalhes muito maior do que nos filmes e os leitores adoram destacar as diferenças. Já os fãs de cinema adoram apreciar como os ótimos filmes transformam palavras em uma página em um sonho compartilhado de duas horas que todos nós podemos experimentar juntos. Livros e filmes são ótimos em suas próprias maneiras, é claro. Mas existem alguns filmes que superaram nossas expectativas. Confira a lista:

Drive

Divulgação

Baseado em Drive, escrito por James Sallis.

O roteirista e diretor Nicolas Winding Refn traz um estilo sensual e uma trilha sonora pulsante para a versão cinematográfica de Drive. O longa é um ótimo exemplo de como um cineasta pode melhorar um romance. Refn fez algumas mudanças em relação ao livro, entre elas a morte de Irina e fundiu três personagens em Shannon para se encaixar melhor em sua visão. Mas é o visual incrível do filme que mais se destaca.

As Vantagens de Ser Invisível

Divulgação

Baseado em As Vantagens de Ser Invisível, escrito por Stephen Chbosky.

O próprio Stephen Chbosky escreveu e dirigiu a versão cinematográfica de seu romance e os dois são muito próximos. O filme que conta uma história de amadurecimento sobre um adolescente estranho que encontra amigos e uma vida tem uma vantagem em relação ao livro: seu elenco estelar, que eleva até os piores diálogos do livro. O filme também faz algumas mudanças como tornar a morte de Michael uma grande revelação tardia e trocou Landslide de Fleetwood Mac para Heroes de David Bowie como hino do filme.

Para Todos os Garotos que Já Amei

Divulgação

Baseado em Para Todos os Garotos que Já Amei, escrito por Jenny Han.

O romance para jovens adultos de Jenny Han, Para Todos os Garotos que Já Amei, segue Lara Jean, de 16 anos, que escreve cartas de amor para suas paixões, cartas que nunca pretende enviar. Mas elas são enviadas, é claro, e sua vida sofre um reviravolta que acaba levando Lara Jean a encontrar o amor. A premissa fofa do livro é exatamente isso: fofa. Ver tudo isso ganhar vida na tela grande é muito mais emocionante. E o filme foi feito da maneira certa, com as estrelas Lana Condor e Noah Centineo liderando o caminho como protagonistas, Lara Jean e Peter.

Aniquilação

Divulgação

Baseado em Aniquilação, escrito por Jeff VanderMeer.

Vinte anos atrás, as ideias de Aniquilação teriam sido demais para as equipes de efeitos especiais. Mas agora? O filme do diretor Alex Garland é uma adaptação digna da ambiciosa visão do livro. Mais, supera isso. É mais assustador e ainda mais sobrenatural.

Bravura Indômita

Divulgação

Baseado em Bravura Indômita, escrito por Charles Portis.

Tanto o livro quanto o remake dos irmãos Coen de 2010 são melhores do que a primeira versão cinematográfica, estrelada por John Wayne em 1969. E o remake é um pouco mais impressionante do que o livro, graças a um elenco incrível e ao senso de humor condenado de Ethan Coen e Joel Coen.

Os cineastas adaptaram o livro de Portis com mais fidelidade do que o filme de 1969 – mantendo Mattie como personagem principal e agrupando a história com cenas da jovem heroína no final da vida, sem um braço e solteira. Galo é mais jovem no livro, mas o velho Jeff Bridges arrasa no papel e Hailee Steinfeld é ótima como Mattie. Ambos foram indicados ao Oscar.