49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anuncia seleção de filmes

A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece entre os dias 16 e 30 de outubro. A programação conta com 373 filmes, vindos de 80 países, que serão exibidos em 52 salas de cinema, espaços culturais e CEUs espalhados pela capital paulista.

Apresentados nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial, os títulos da programação ainda contam com a exibição de filmes restaurados, em realidade virtual, e da 2a Mostrinha, programa dedicado à infância. Dentro do Foco Reino Unido, a Mostra também apresenta um recorte da produção britânica recente.

Veja, abaixo, a lista completa das obras selecionadas para a 49ª Mostra.

Perspectiva Internacional

(Quase) O Amor da Minha Vida (Young Werther), de José Lourenço (Canadá)
7 Caminhadas com Mark Brown (7 Walks with Mark Brown), de Pierre Creton, Vincent Barré (França)
A Árvore do Conhecimento (The Tree of Knowledge), de Eugène Green (Portugal, França)
A Festa Acabou (The Party’s Over!), de Antony Cordier (França, Bélgica)
A Garota da Última Parada (The Girl at the End of the Line), de Kota Yoshida (Japão)
A Incrível Mulher das Neves (The Incredible Snow Woman), de Sébastien Betbeder (França)
A Irmã Mais Nova (The Little Sister), de Hafsia Herzi (França, Alemanha)
A Memória do Cheiro das Coisas (The Scent of Things Remembered), de António Ferreira (Portugal, Brasil)
A Morte Não Existe (Death Does Not Exist), de Félix Dufour-Laperrière (Canadá, França)
Abaixo das Nuvens (Below the Clouds), de Gianfranco Rosi (Itália)
Acordo na fronteira (Deal at the Border), de Dastan Zhapar Ryskeldi (Quirguistão)
Águias da República (Eagles of the Republic), de Tarik Saleh (Suécia, França, Dinamarca)
Ainda É Noite em Caracas (It Would Be Night in Caracas), de Mariana Rondón, Marité Ugás (México)
Almas Mortas (Dead Souls), de Alex Cox (Espanha, EUA)
Amiga Silenciosa (Silent Friend), de Ildikó Enyedi (Alemanha, França, Hungria)
Amor Apocalipse (Peak Everything), de Anne Émond (Canadá)
Ange (Ange), de Tony Gatlif (França)
As Brasas (Ablaze), de Thomas Kruithof (França)
As Delícias do Jardim (The Delights of the Garden), de Fernando Colomo (Espanha)
As Desvirtuosas (Unvirtuous), de Chloé Aïcha Boro (Burkina Faso, França)
Blue Moon (Blue Moon), de Richard Linklater (EUA, Irlanda)
Cabelo, Papel, Água… (Hair, Paper, Water…), de Nicolas Graux, Truong Minh Quy (Bélgica, França, Vietnã)
Cão Morto (Dead Dog), de Sarah Francis (Líbano)
Caracol Branco (White Snail), de Elsa Kremser, Levin Peter (Áustria, Alemanha)
Cigarras (Cicadas), de Ina Weisse (Alemanha, França)
Com Hasan em Gaza (With Hasan in Gaza), de Kamal Aljafari (Palestina, Alemanha, França, Catar)
Comandante Fritz (Comandante Fritz), de Pavel Giroud (Alemanha, Espanha)
Constelação Portabella (Portabella Constellation), de Claudio Zulian (Espanha)
Cover-Up (Cover-Up), de Laura Poitras, Mark Obenhaus (EUA)
Dalloway (The Residence), de Yann Gozlan (França, Bélgica)
De Volta para Casa (Back Home), de Tsai Ming-liang (Taiwan)
Democracia sob Cerco (Democracy Under Siege), de Laura Nix (Bélgica, Luxemburgo, EUA)
Depois de Um Bom Dia (Después de Un Buen Día), de Néstor Frenkel (Argentina)
Diário do Diretor (Director’s Diary), de Aleksandr Sokurov (Itália, Rússia)
Diversidade Primitiva (Primitive Diversity), de Alexander Kluge (Alemanha)
Do Berço ao Túmulo (From The Cradle to The Grave), de Davoud Abdolmaleki (Irã)
Dracula (Dracula), de Radu Jude (Romênia, Áustria, Luxemburgo, Brasil)
Drunken Noodles (Drunken Noodles), de Lucio Castro (EUA, Argentina)
Duas Estações, Dois Desconhecidos (Two Seasons, Two Strangers), de Sho Miyake (Japão)
Eddington (Eddington), de Ari Aster (EUA)
Embalsamador (Mortician), de Abdolreza Kahani (Canadá)
Enzo (Enzo), de Robin Campillo (França, Itália, Bélgica)
Era Uma Vez em Gaza (Once Upon a Time In Gaza), de Tarzan & Arab Nasser (França, Palestina, Portugal, Alemanha)
Erupcja (Erupcja), de Pete Ohs (EUA, Polônia)
Escutando o Vento (Listening to the Wind), de Peng Tao (China)
Estranhos Quando Nos Encontramos (Strangers When We Meet), de Zhang Guoli (China)
Eu Verei (I Shall See), de Mercedes Stalenhoef (Países Baixos)
Fábula (Fabula), de Michiel ten Horn (Países Baixos)
Fantasmas de Julho (Phantoms of July), de Julian Radlmaier (Alemanha)
Fiume o Morte! (Fiume o Morte!), de Igor Bezinovic (Croácia, Itália, Eslovênia)
Folha Seca (Dry Leaf), de Alexandre Koberidze (Alemanha, Geórgia)
Fuck the Polis (Fuck the Polis), de Rita Azevedo Gomes (Portugal)
Galinha (Hen), de György Pálfi (Alemanha, Grécia, Hungria)
Gavagai (Gavagai), de Ulrich Köhler (França, Alemanha)
Ink Wash (Ink Wash), de Sarra Tsorakidis (Romênia, Dinamarca, Grécia)
Interior. Apartamento – Dia (Interior. Apartment – Day), de Israel Cárdenas, Laura Amelia Guzmán (República Dominicana)
Irmão Versos Irmão (Brother Verses Brother), de Ari Gold (EUA)
Isla Negra (Isla Negra),de Jorge Riquelme Serrano (Chile)
It’s Never Over, Jeff Buckley (It’s Never Over, Jeff Buckley), de Amy Berg (EUA)
Kontinental ’25 (Kontinental ’25), de Radu Jude (Romênia)
Lavagante (Lavagante), de Mário Barroso (Portugal)
Libertem Leonard Peltier (Free Leonard Peltier), de Jesse Short Bull, David France (EUA)
Linhas de Desejo (Desire Lines), de Dane Komljen (Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Países Baixos, Croácia, Alemanha)
Longe da Estrada (Off the Beaten Track), de Hugo Vieira da Silva (Portugal)
Maspalomas (Maspalomas), de Aitor Arregi, Jose Mari Goenaga (Espanha)
Melhor Enlouquecer na Natureza (Better Go Mad in the Wild), de Miro Remo (República Tcheca, Eslováquia)
Memória da Princesa Mumbi (Memory of Princess Mumbi), de Damien Hauser (Quênia, Suíça, Arábia Saudita)
Meu Mundo Mágico (My Magical World), de Elvin Adigozel (Azerbaijão, Ucrânia, Chipre)
Militantropos (Militantropos), de Yelizaveta Smith, Alina Gorlova, Simon Mozgovyi (Ucrânia)
Mirrors No. 3 (Mirrors No. 3), de Christian Petzold (Alemanha)
Mongrels (Mongrels), de Jerome Yoo (Canadá)
Mudança de Linhas de Base (Shifting Baselines), de Julien Elie (Canadá)
Na Alcova do Sultão (Close to the Sultan), de Javier Rebollo (Espanha, França)
Não Deixe o Sol (Don’t Let the Sun), de Jacqueline Zünd (Suíça, Itália)
No Caminho (On the Road), de David Pablos (México)
No Other Choice (No Other Choice), de Park Chan-wook (Coreia do Sul)
Nosotros (The Story of Us), de Helena Taberna (Espanha)
Nouvelle Vague (Nouvelle Vague), de Richard Linklater (França)
Nuvens Passageiras Obscurecem o Sol (Floating Clouds Obscure the Sun), de Tao Shen (China)
O Amor que Resta (The Love That Remains),de Hlynur Pálmason (Islândia, Dinamarca, Suécia, França)
O Beijo da Mulher Aranha (Kiss of the Spider Woman), de Bill Condon EUA
O Botânico (The Botanist), de Jing Yi (China)
O Campo Elísio (The Elysian Field), de Pradip Kurbah (Índia)
O Cerco (Trapped), de Sagara  (China)
O Desaparecimento de Josef Mengele (The Disappearance of Josef Mengele), de Kirill Serebrennikov  (Alemanha, França)
O Dia de Peter Hujar (Peter Hujar’s Day), de Ira Sachs (EUA, Alemanha)
O Espaço Mais Profundo em Nós (The Deepest Space in Us), de Yasutomo Chikuma (Japão)
O Mundo do Amor (The World of Love), de Yoon Ga-eun (Coreia do Sul)
O Pescador (The Fisherman), de Zoey Martinson (Gana)
O Riso e a Faca (I Only Rest in the Storm), de Pedro Pinho (Portugal, Brasil, França, Romênia)
Onde os Ecos Nunca Terminam (Where Echoes Never End), de Sophie Gao (China)
Os Bibliotecários (The Librarians), de Kim A. Snyder (EUA)
Os Papéis do Inglês (The Englishman’s Papers), de Sergio Graciano (Portugal)
Ouro e Cinza (Gold and Ashes), de Salomé Lamas (Portugal)
Pai Mãe Irmã Irmão (Father Mother Sister Brother), de Jim Jarmusch (EUA, Irlanda, França)
Paul (Paul), de Denis Côte (Canadá)
Peixes Estranhos (Odd Fish), de Snævar Sölvason (Islândia, Finlândia, Alemanha)
Primeira Pessoa do Plural (First Person Plural), de Sandro Aguilar (Portugal, Itália)
Pyre (Pyre), de Vinod Kapri (Índia)
Queerpanorama (Queerpanorama), de Jun Li (Hong Kong, EUA, China)
Quem Ainda Está Vivo (Who is Still Alive), de Nicolas Wadimoff
Rainha Mãe (Queen Mom), de Manele Labidi (França, Bélgica)
Rano (Rano), de Valéry Rosier, Farellia Tahina Venance (Bélgica)
Resurrection (Resurrection), de Bi Gan (China, França, EUA)
Seis Dias Naquela Primavera (Six Days in Spring), de Joachim Lafosse (Bélgica, França, Luxemburgo)
Serendipidade à Beira-mar (Seaside Serendipity), de Satoko Yokohama (Japão)
Sermão para o Abismo (Sermon to the Void), de Hilal Baydarov (Azerbaijão, México, Turquia)
Sirât (Sirât), de Oliver Laxe (Espanha, França)
Spirit World: Uma Jornada Espiritual (Spirit World), de Eric Khoo (França, Singapura, Japão)
Springsteen: Salve-me do Desconhecido (Springsteen: Deliver Me from Nowhere), de Scott Cooper (EUA)
Subsolo (Subsuelo), de Fernando Franco (Espanha)
Tashi (Tashi), de Dargye Tenzin (China)
Te Amo Daqui Até a Lua (I Love You to the Moon and Back), de Li Weiran (China)
Terra Perdida (Lost Land), de Akio Fujimoto (Japão, França, Malásia, Alemanha)
Tese Sobre uma Domesticação (Thesis on a Domestication), de Javier Van de Couter (Argentina, México)
The Bewilderment of Chile (The Bewilderment of Chile), de Lucía Seles (Argentina)
Tiger (Tiger), de Anshul Chauhan (Japão)
Tudo o que Merecemos (All That’s Due), de Franz Müller (Alemanha)
Tudo o que Não Vemos (All We Cannot See), de Alberto Arvelo (Espanha, EUA)
Two Women (Two Women), de Chloé Robichaud (Canadá)
Um Corpo que Cai, por Kim Novak (Kim Novak’s Vertigo), de Alexandre O. Philippe (EUA)
Um Mundo Triste e Belo (A Sad and Beautiful World), de Cyril Aris (Líbano, EUA, Alemanha, Arábia Saudita, Catar)
Uma Segunda Vida (A Second Life), de Laurent Slama (França)
Verão Breve (Short Summer), de Nastia Korkia (Alemanha, França, Sérvia)
Visões Ancestrais do Futuro (Ancestral Visions of the Future), de Lemohang Mosese (França, Lesoto, Alemanha, Catar, Arábia Saudita)
White Snow (White Snow), de Praveen Morchhale (Índia)
Wilma ou Os Fantasmas da Liberdade (Wilma or the Ghosts of Freedom), de Maren-Kea Freese (Alemanha)
Woman and Child (Woman and Child), de Saeed Roustaee (Irã)
Yanuni (Yanuni), de Richard Ladkani (Brasil, Áustria, EUA, Alemanha)

Competição Novos Diretores 

100 Sunset (100 Sunset), de Kunsang Kyirong (Canadá)
A Anatomia dos Cavalos (The Anatomy of the Horses), de Daniel Vidal Toche (Espanha, Peru, Colômbia, França)
A Caixa-Preta (The Black Box), de Elisa Barbosa Riva (Uruguai, Colômbia)
A Dança das Raposas (Wild Foxes), de Valéry Carnoy (Bélgica, França)
A Luta (Dance of the Living), de José Alayón (Espanha, Colômbia)
A Memória das Borboletas (The Memory of Butterflies), de Tatiana Fuentes Sadowski (Peru, Portugal)
A Multidão (The Crowd), de Sahand Kabiri (Irã)
À Paisana (Plainclothes), de Carmen Emmi (EUA)
A Praça (The Square), de Kim Bo-sol (Coreia do Sul)
A Procissão do Lamento (The Weeping Walk), de Dimitri Verhulst (Bélgica)
After This Death (After This Death), de Lucio Castro (EUA)
Antes do Raiar do Dia (Before the Bright Day), de Tsao Shih-Han (Taiwan)
Apolo de Dia Atena de Noite (Apollon by Day Athena by Night), de Emine Yildirim (Turquia)
Aquela Sombra Desvanecia (That Shadow Fading), de Samuel Urbina (Peru)
Aquele Verão em Paris (That Summer in Paris), de Valentine Cadic (França)
As Estações (The Seasons), de Maureen Fazendeiro (Portugal, França, Espanha, Áustria)
Atropia (Atropia),de Hailey Gates (EUA, Reino Unido, Itália)
Barrio Triste (Barrio Triste), de Stillz (Colômbia, EUA)
Babystar (Babystar), de Joscha Bongard (Alemanha)
Between Dreams and Hope (Between Dreams and Hope), de Farnoosh Samadi (Irã)
BLKNWS: Termos & Condições (BLKNWS: Terms & Conditions), de Kahlil Joseph (EUA, Gana)
Cães (Dogs), de Gerardo Minutti Bonilla (Uruguai, Argentina)
Caixa de Sombras (Shadowbox), de Tanushree Das, Saumyananda Sahi (Índia, França)
Canções das Árvores Esquecidas (Songs of Forgotten Trees), de Anuparna Roy (Índia)
Caravan (Caravan), de Zuzana Kirchnerová (República Tcheca, Itália, Eslováquia)
Cidade sem Sonho (Sleepless City), de Guillermo Galoe (França, Espanha)
Cinema Jazireh (Cinema Jazireh), de Gözde Kural (Turquia, Bulgária, Romênia)
Comeback (Comeback), de Jan Roosens, Raf Roosens (Bélgica, Países Baixos)
Copinha (Copinha), de Joaquim Salles (Brasil)
Corpo Celeste (Cuerpo Celeste), de Nayra Ilic García (Chile, Itália)
De Onde Vem o Vento (Where The Wind Comes From), de Amel Guellaty (Tunísia, França, Catar)
Depois do Sonho (After Dreaming), de Christine Haroutounian (Armênia, EUA, México)
Depois, a Névoa (Then, the Fog), de Martín Sappia (Argentina)
Deus Não Vai Ajudar (God Will Not Help), de Hana Jušic (Croácia, Itália, Romênia, Grécia, França, Eslovênia)
DJ Ahmet (DJ Ahmet), de Georgi Unkovski (Macedônia, República Tcheca, Sérvia, Croácia)
Donkey Days (Donkey Days), de Rosanne Pel (Países Baixos, Alemanha)
Duas Vezes João Liberada (Two Times João Liberada), de Paula Tomas Marques (Portugal)
E Mais Alguém (And Someone Else), de Vincent Tilanus(Países Baixos)
Eclipse (Eclipse), de Djin Sganzerla (Brasil)
Em Outro Lugar à Noite (Elsewhere at Night), de Marianne Métivier (Canadá, Filipinas, França)
Esmurrando o Mundo (Punching The World), de Constanze Klaue (Alemanha)
Fantasy (Fantasy), de Kukla (Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Albânia, Eslovenia)
Feliz Aniversário (Happy Birthday), de Sarah Goher (Egito)
Flophouse America (Flophouse America), de Monica Stromdahl (Noruega, Países Baixos, EUA)
Folhas Delicadas (Soft Leaves), de Miwako Van Weyenberg (Bélgica)
Fwends (Fwends), de Sophie Somerville (Austrália)
Garça-Azul (Blue Heron), de Sophy Romvari (Canadá, Hungria)
Homebound (Homebound), de Neeraj Ghaywan (Índia)
Honeyjoon (Honeyjoon), de Lilian T. Mehrel (EUA)
Idílico (Idyllic), de Aaron Rookus (Países Baixos)
Imago (Imago), de Déni Oumar Pitsaev (França, Bélgica)
Julian (Julian), de Cato Kusters (Bélgica, Países Baixos)
Labirinto dos Garotos Perdidos (Labyrinth of Lost Boys), de Matheus Marchetti (Brasil)
Left-Handed Girl (Left-Handed Girl), de Shih-Ching Tsou (Taiwan, França, EUA, Reino Unido)
Loucuras (Follies), de Eric K. Boulianne (Canadá)
Lurker (Lurker), de Alex Russell (EUA, Itália)
LUZ (LUZ), de Flora Lau (Hong Kong, China)
Malaika (Malaika), de André Morais (Brasil)
Maturidade (Maturity), de Jean-Benoît Ugeux (Bélgica)
Memória (Memory), de Vladlena Sandu (França, Países Baixos)
Meteoros (Meteors), de Hubert Charuel (França)
Muitas Contas a Pagar (ou Destiny, Dile que No Soy Malo)  (Mad Bills to Pay (or Destiny, dile que no soy malo)), de Joel Alfonso Vargas (EUA)
Nosso Herói, Balthazar (Our Hero, Balthazar), de Oscar Boyson (EUA)
Nova Paisagem (Brand New Landscape), de Yuiga Danzuka (Japão)
Novembro (November), de Tomás Corredor (Colômbia, Brasil, México, Noruega)
O Caminho para Gayda (The Road to Gayda), de Bişar Bektaş (Turquia)
O Lago (Le Lac), de Fabrice Aragno (Suíça)
O Massacre de Gilles de Rais (Le Massacre de Gilles de Rais), de Juan Branco (Portugal)
O Palpite (A Heart as Willing), de Diego Soto (Chile)
O Que Marielle Sabe (What Marielle Knows), de Frédéric Hambalek (Alemanha)
O Segredo do Canto dos Pássaros (The Songbirds’ Secret), de Antoine Lanciaux (França, Bélgica)
O Som da Queda (Sound of Falling), de Mascha Schilinski (Alemanha)
O Tríptico do Naufrágio (The Shipwrecked Triptych), de Deniz Eroglu (Países Baixos, Alemanha)
Olivia (Olivia), de Sofía Petersen (Argentina, Reino Unido, Espanha)
Omaha (Omaha), de Cole Webley (EUA)
Onde a Noite Permanece (Where the Night Stands Still), de Liryc Dela Cruz (Itália, Filipinas)
Ontem à Noite Conquistei Tebas (Last Night I Conquered the City of Thebes), de Gabriel Azorín (Espanha, Portugal)
Os Homens Mais Gentis da Terra (The Nicest Men On Earth), de Josefine Exner, Sebastian Gerdes (Dinamarca)
Pelo Bem de Adam (Adam’s Sake), de Laura Wandel (Bélgica, França)
Pipas (Kites), de Walter Thompson-Hernandez (Brasil)
Provas de Amor (Love Letters), de Alice Douard (França)
R. Roussil – A Liberdade da Imaginação (R. Roussil, From the Ground Up), de Maxime-Claude L’Écuyer (Canadá)
Rainha do Algodão (Cotton Queen), de Suzannah Mirghani (Alemanha, França, Palestina, Egito, Catar, Arábia Saudita)
Rebelião Silenciosa (Silent Rebellion), de Marie-Elsa Sgualdo (Suíça, Bélgica, França)
Recomeços (Beginnings), de Jeanette Nordahl (Dinamarca)
Revoada – Versão Steampunk (The Flock – Steampunk Version), de Ducca Rios (Brasil)
Riverstone (Riverstone), de Lalith Rathnayake (Sri Lanka)
Rosemead (Rosemead), de Eric Lin (EUA)
San Simón (San Simón), de Miguel Ángel Delgado (Portugal, Espanha)
Satisfação (Satisfaction), de Alex Burunova (EUA, Ucrânia, Grécia, Itália)
Sauna (Sauna), de Mathias Broe (Dinamarca)
Se Tiver Medo, Coloque o Coração na Boca e Sorria (If You Are Afraid You Put Your Heart Into Your Mouth And Smile), de Marie Luise Lehner (Áustria)
Seeds (Seeds), de Brittany Shyne (EUA)
Selva (Jungle), de Esteban Hoyos García, Juan Miguel Gelacio (Colômbia)
Semente do Deserto (Seed of The Desert), de Sebastian Parra R (Colômbia, EUA)
Sorry, Baby (Sorry, Baby), de Eva Victor (EUA)
Stereo Girls (Stereo Girls), de Caroline Deruas Peano (França, Canadá)
Terra Vil (Terra Vil), de Luis Campos (Portugal, Itália)
The President’s Cake (The President’s Cake), de Hasan Hadi (Iraque, EUA, Catar)
Um Futuro Brilhante (A Bright Future), de Lucía Garibaldi (Uruguai, Argentina, Alemanha)
Uma História sobre o Fogo (A Story About Fire), de Li Wenyu (China)
Uma Luz que Nunca se Apaga (A Light That Never Goes Out), de Lauri Matti Parppei (Finlândia, Noruega)
Vainilla (Vanilla), de Mayra Hermosillo (México)
Vento, Fale Comigo (Wind, Talk to Me), de Stefan Djordjevic (Sérvia, Croácia, Eslovênia)
Verão Glorioso (Glorious Summer), de Helena Ganjalyan, Bartosz Szpak (Polônia)
Vida de Fantasia (Fantasy Life), de Matthew Shear (EUA)
Vitrival – A Vila Mais Bonita do Mundo (Vitrival – The Most Beautiful Village in the World), de Noëlle Bastin, Baptiste Bogaert (Bélgica)
Você Me Ama (Do You Love Me), de Lana Daher (França, Líbano, Alemanha, Catar)
Wolves (Wolves), de Jonas Ulrich (Suíça)
Yalla Parkour (Yalla Parkour), de Areeb Zuaiter (Suécia, Catar, Arábia Saudita, Palestina)
Yunan (Yunan), de Ameer Fakher Eldin (Canadá, Alemanha, Itália, Jordânia, Palestina, Catar)

Mostra Brasil  

A Natureza das Coisas Invisíveis (The Nature of Invisible Things), de Rafaela Camelo (Brasil, Chile)
A Vida de Vlado – 50 Anos do Caso Herzog (The Life and Death of Vlado Herzog), de Simão Scholz (Brasil)
A Voz de Deus (The Voice of God), de Miguel Antunes Ramos (Brasil)
Amazônia Oktoberfesta (Amazon Oktoberfest), de Sérgio Oliveira, Felipe Drehmer  (Brasil)
Amélia Toledo – Lembrar de Não Esquecer (Amélia Toledo – Lembrar de Não Esquecer), de Hélio Goldsztejn (Brasil)
Amora (My Backyard), de Ana Petta (Brasil)
Aqui Não Entra Luz (No Sunshine in Here), de Karol Maia (Brasil)
Ary (Ary Barroso: The Father of Brazil), de André Weller (Brasil)
As Vitrines (The Vitrines), de Flávia Castro (Brasil)
Assalto à Brasileira (Brazilian Heist), de José Eduardo Belmonte (Brasil)
Ato Noturno (Night Stage), de Marcio Reolon, Filipe Matzembacher (Brasil)
Aurora (Aurora), de João Vieira Torres (Brasil, Portugal, França)
Aurora 15 (Aurora 15), de José Eduardo Belmonte (Brasil)
Cadernos Negros (Black Books), de Joel Zito Araújo (Brasil)
Cais (Cais), de Safira Moreira (Brasil)
Cartas para… (Letters to…), de Vânia Lima (Brasil, Moçambique, Portugal)
Cheiro de Diesel (Smell of Diesel), de Natasha Neri, Gizele Martins (Brasil)
Cinco Tipos de Medo (Five Kinds of Fear), de Bruno Bini (Brasil)
Com Causa (The Cause), de Belisario Franca, Pedro Nóbrega (Brasil)
Coração das Trevas (Heart of Darkness), de Rogerio Nunes (França, Brasil)
Criadas (Sistermaids), de Carol Rodrigues (Brasil)
Cyclone (Cyclone), de Flavia Castro (Brasil)
Dolores (Dolores), de Marcelo Gomes, Maria Clara Escobar (Brasil)
Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui (Dona Onete – This Tiny Piece Of My Heart), de Mini Kerti (Brasil)
Eu Não Te Ouço (Can’t Hear You), de Caco Ciocler (Brasil)
Explode São Paulo, Gil (Gil, Let’s Explode São Paulo), de Maria Clara Escobar (Brasil, Portugal)
Fôlego – Até Depois do Fim (Breath – After the End), de Candé Salles (Brasil)
Futuro Futuro (Future Future), de Davi Pretto (Brasil)
Gravidade (Gravity), de Leo Tabosa (Brasil)
Honestino (Honestino), de Aurélio Michiles (Brasil)
Itacoatiaras (Itacoatiaras), de Sérgio Andrade, Patricia Goùvea (Brasil)
Love Kills (Love Kills), de Luiza Shelling Tubaldini (Brasil)
Massa Funkeira (Funk U All), de Ana Rieper (Brasil)
Milton Gonçalves, Além do Espetáculo (Milton Gonçalves, Beyond the Spectacle), de Luiz Antonio Pilar (Brasil)
Morte e Vida Madalena (Death and Life Madalena),de Guto Parente (Brasil, Portugal)
Na Passagem do Trópico (Across the Tropic), de Francisco Miguez (Brasil)
Nada a Fazer (Nothing to be Done), de Leandra Leal (Brasil)
Não Sei Viver Sem Palavras (No Life Without Words), de André Brandão (Brasil)
Nimuendajú (Nimuendajú), de Tania Anaya (Brasil, Peru)
Nosferatu (Nosferatu), de Cristiano Burlan (Brasil)
Notas Sobre um Desterro (Notes on an Exile), de Gustavo Castro (Brasil)
O Homem de Ouro (O Homem de Ouro), de Mauro Lima (Brasil)
O Pai e o Pajé  (The Father and the Shaman), de Iawarete Kaiabi, Felipe Tomazelli, Luís Villaça (Brasil)
Papagaios (Papagaios), de Douglas Soares (Brasil)
Para Vigo Me Voy! (To Vigo I Go!), de Karen Harley, Lírio Ferreira (Brasil)
PRK30 – O Rádio pelo Avesso (PRK-30, Brazil’s Blueprint on Reverse), de Eduardo Albergaria (Brasil)
Quase Deserto (Almost Deserted), de José Eduardo Belmonte (Brasil, EUA)
Quatro Meninas (Four Girls), de Karen Suzane (Brasil)
Relâmpagos de Críticas Murmúrios de Metafísicas (Lightnings of Critiques Metaphysical Murmurings), de Julio Bressane, Rodrigo Lima (Brasil)
Ruas da Glória (Streets of Glória), de Felipe Sholl (Brasil)
Sérgio Mamberti – Memórias do Brasil (Sérgio Mamberti – Memories of Brazil), de Evaldo Mocarzel (Brasil)
Sexa (Sexa), de Glória Pires (Brasil)
Terra Devastada (The Sound of God), de Frederico Machado (Brasil)
Um Espaço que se Move (A Space That Moves), de Cristiano Burlan (Brasil)
Virtuosas (Virtuous Women), de Cíntia Domit Bittar (Brasil)
Vou Tirar Você Desse Lugar (I’ll Take You Out of Here), de Dandara Ferreira (Brasil)

Foco Reino Unido | Perspectiva Internacional

A História do Som (The History of Sound), de Oliver Hermanus (EUA, Reino Unido, Itália)
Bugonia (Bugonia), de Yorgos Lanthimos (EUA, Reino Unido)
Broken English (Broken English), de Jane Pollard, Iain Forsyth (Reino Unido)
Cartum (Khartoum), de  Anas Saeed, Rawia Alhag, Ibrahim Snoopy, Timeea Mohamed Ahmed, Phil Cox (Sudão, Reino Unido, Alemanha, Catar)
Cielo (Cielo), de Alberto Sciamma (Bolívia, Reino Unido)
Filmar ou Morrer (Films to Die For), de Lúcia Nagib (Reino Unido)
Madre Vera (Mother Vera), de Cécile Embleton, Alys Tomlinson (Reino Unido)
Mare’s Nest (Mare’s Nest) Ben Rivers (Reino Unido, França, Canadá)
Palestina 36 (Palestine 36), de Annemarie Jacir (Palestina, Reino Unido, França, Dinamarca)
Rose of Nevada (Rose of Nevada), de Mark Jenkin (Reino Unido)
The Choral (The Choral), de Nicholas Hytner (Reino Unido)

Foco Reino Unido | Competição Novos Diretores

A Sombra do Meu Pai  (My Father’s Shadow), de Akinola Davies Jr. (Reino Unido, Nigéria)
California Schemin’ (California Schemin’), de James McAvoy (Reino Unido, EUA)
Círculo Reto (Straight Circle), de Oscar Hudson (Reino Unido, África do Sul)
Christy (Christy), de Brendan Canty (Irlanda, Reino Unido)
Ish (Ish), de Imran Perretta (Reino Unido)
Noivas (Brides), de Nadia Fall (Reino Unido, Itália)
Urchin (Urchin), de Harris Dickinson (Reino Unido)
Retiro (Retreat), de Ted Evans (Reino Unido)
Sonhadoras (Dreamers), de Joy Gharoro-Akpojotor (Reino Unido)

Especial | Lembrando de Hiroshima e Nagasaki – 80 Anos da Bomba Atômica

Alma Errante – Hibakusha (Hibakusha – Wandering Soul), de Joel Yamaji (Brasil)
Chuva Negra (Black Rain), de Shohei Imamura (Japão)

Filmes Restaurados 

Aniki-Bóbó (Aniki-Bóbó), de Manoel de Oliveira (Portugal)
Cinema, Aspirinas e Urubus (Cinema, Aspirinas e Urubus), de Marcelo Gomes (Brasil)
Crônica dos Anos de Fogo (Chronicle of the Years of Fire), de Mohammed Lakhdar-Hamina (Argélia)
Garota de Ipanema (The Girl from Ipanema), de Leon Hirszman (Brasil)
Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio (Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio), de Rosemberg Cariry (Brasil)
Queen Kelly (Queen Kelly), de Erich von Stroheim (EUA)
Sholay (Embers), de Ramesh Sippy (Índia)
Tônica Dominante (Tonic Dominant), de Lina Chamie (Brasil)
Um Céu de Estrelas (Um Céu de Estrelas), de Tata Amaral  (Brasil)

Filme de Encerramento

Jay Kelly (Jay Kelly), de Noah Baumbach (EUA, Reino Unido, Itália)

Homenagens 

Prêmio Humanidade | Euzhan Palcy
Rua Cases Nègres (Sugar Cane Alley), de Euzhan Palcy (França)
Assassinato sob Custódia (A Dry White Season), de Euzhan Palcy (EUA, França)
Siméon (Siméon), de Euzhan Palcy (França)

Prêmio Humanidade | Jafar Panahi
Foi Apenas um Acidente (It Was Just an Accident), de Jafar Panahi (Irã, França, Luxemburgo)

Prêmio Humanidade | Jean-Pierre e Luc Dardenne
Jovens Mães (Young Mothers), de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne (França, Bélgica)

Prêmio Leon Cakoff | Mauricio de Souza
Mauricio de Sousa – O Filme (Mauricio de Sousa – The Movie), de Pedro Vasconcelos, Rafael Salgado (Brasil)

Prêmio Leon Cakoff | Charlie Kaufman
Anomalisa (Anomalisa), de Duke Johnson, Charlie Kaufman (EUA)
Como Fotografar um Fantasma (How to Shoot a Ghost), de Charlie Kaufman (EUA, Grécia)

Especial | Želimir Žilnik 
Primeiros Trabalhos (Early Works), de Zelimir Zilnik (Sérvia)
Marble Ass (Marble Ass), de Zelimir Zilnik (Sérvia)
Depois dos Oitenta (Eighty Plus), de Zelimir Zilnik (Sérvia, Eslovênia)

Apresentação Especial
A Incrível Eleanor (Eleanor the Great), de Scarlett Johansson (EUA)
Angela (Angela), de Rebecca Miller (EUA)
Atelier Rolle, uma Jornada Rolle (Workshop, a Journey), de Fabrice Aragno, Jean-Paul Battaggia (Suíça)
Cronos (Cronos), de Guillermo del Toro (México)
De Lugar Nenhum (From Nowhere – A Portrait of Valter Hugo Mãe), de Miguel Gonçalves Mendes (Portugal, Brasil)
Frankenstein (Frankenstein), de Guillermo del Toro (EUA)
Nova ’78 (Nova ’78), de Aaron Brookner, Rodrigo Areias (Reino Unido, Portugal) (Foco Reino Unido)
O Agente Secreto (The Secret Agent), de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
O Filho de Mil Homens (The Son of a Thousand Men), de Daniel Rezende (Brasil)
O Último Beat (The Beat Bomb), de Ferdinando Vicentini Orgnani (Argentina, Itália)

Mostra em Série
Choque de Cultura – A Série (Choque de Cultura – A Série), de Fernando Fraiha (Brasil)
Lona Preta (Black Tarp), de Francisco Garcia, Renato Ciasca (Brasil)
Primavera nos Dentes – A história do Secos e Molhados (Spring in the Teeth – The Story of Secos & Molhados), de Miguel de Almeida (Brasil)
Mr. Scorsese (Mr. Scorsese), de Rebecca Miller (EUA)

2ª Mostrinha

A Família Dionti (The Dionti Family), de Alan Minas (Brasil, Reino Unido)
A Cada Dia Que Passa (With Each Passing Day), de Emanuel Nevado (Portugal)
Aventuras de Makunáima (The Adventures of Makunaima), de Chico Faganello (Brasil)
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa), de Fernando Fraiha (Brasil)
Colegas e o Herdeiro (Buddies and the Heir), de Marcelo Galvão (Brasil)
Criaturas – Uma Aventura Entre Dois Mundos (Creatures – An Adventure Between Two Worlds), de Juarez Precioso (Brasil)
Dia do Caranguejo (Crab Day), de Ross Stringer (Reino Unido)
D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion (D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion), de  Mauro Lima (Brasil)
Ilha da Calamidade (Calamity Island), de David Johnson (Reino Unido)
Maya, Me Dê um Título (Maya, Give me a Title), de Michel Gondry (França)
Papaya (Papaya), de Priscilla Kellen (Brasil)
O Diário de Pilar na Amazônia (O Diário de Pilar na Amazônia), de Eduardo Vaisman, Rodrigo Van Der Put (Brasil)
O Menino e a Coruja (O Menino e a Coruja), de Mário Gajo de Carvalho (Portugal)
Olá Frida! (Hola Frida!), de Karine Vézina & André Kadi (França, Canadá)
Sequencial (Sequencial), de Bruno Caetano (Portugal)
Sua Montanha Te Espera (Your Mountain Is Waiting), de Hannah Jacobs (Reino Unido)
Turma da Mônica: Laços (Turma da Mônica: Laços), de Daniel Rezende (Brasil)
Turma da Mônica: Lições (Turma da Mônica: Lições), de Daniel Rezende (Brasil)
Viagem Gelada: O Resgate Do Urso Polar (Little Eggs a Frozen Rescue), de Gabriel Riva Palacio Alatriste, Rodolfo Riva-Palacio Alatriste (México)
Vigília Noturna (Middle Watch), de John Stevensonn, Aiesha Penwarden (Reino Unido)

Realidade Virtual

8 Billion Selves (8 Billion Selves), de Nemo Vos (Países Baixos)
8 pm and the Cat (8 pm and the Cat), de Minhyuk Che (Coreia do Sul)
The Big Cube (The Big Cube), de Menghui Huan (Finlândia, Bélgica, China, Portugal)
The Elephant I Found Under My Skin (The Elephant I Found Under My Skin), de Daniel Sweed, Shaool Levy (Israel)
The Time Before (The Time Before), de Leo Metcalf (Reino Unido)

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas