25 filmes sobre assassinos em série que você precisa ver!

Lions Gate/Kobal/Shutterstock

Filmes sobre assassinos sem série (também popularmente conhecidos pelo termo original em inglês, serial killers) são interessantes porque quando você ouve falar de um deles, sua mente pode ir em algumas direções diferentes. Por exemplo, você pode pensar no Zodíaco de David Fincher, que conta a história de um assassino real. Ou pensar em algo completamente diferente e exagerado como Halloween ou Sexta-Feira 13.

Às vezes, você está procurando por aquele clima intenso, talvez baseado em uma história verdadeira e não resolvida. E às vezes você quer assistir um vilão do terror fazendo coisas de vilão. E é por isso que reunimos nesta lista os melhores filmes sobre assassinos em série de todos os tempos, alguns engraçados, alguns assustadores e alguns baseados em fatos.

Zodíaco (2007)

Zodíaco tem tudo o que você poderia desejar em um drama policial: uma história real, visuais incríveis e atuações ótimas de nomes como Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. O longa apresenta algumas das cenas de assassinato mais horríveis de todos os tempos e conta a impressionante história real do assassino do Zodíaco, que matou 37 pessoas na Califórnia, deixou dicas no jornal e nunca foi levado à justiça.

Zodíaco é considerado por muitos a obra-prima do diretor David Fincher, e considerando outros em seu currículo como A Rede Social e Clube da Luta, isso diz muito. Se você é fã de Mindhunter, que Fincher também desempenha um papel importante na produção, este é um filme para você.

Onde assistir: Globo Play

Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Cerca de uma década antes de fazer Zodíaco, David Fincher fez Seven: Os Sete Crimes Capitais, um dos filmes policiais mais perturbadores que você já viu. Nele, os detetives interpretados por Brad Pitt e Morgan Freeman investigam um terrível assassino em série que mata usando os sete pecados capitais como motivo. É absolutamente essencial para o gênero, e considerando a experiência de Fincher na direção de videoclipes, a sequência de abertura – marcada por Nine Inch Nails – é adequada.

Onde assistir: Netflix

O Silêncio dos Inocentes (1991)

O drama de três temporadas Hannibal se tornou bastante popular entre os fãs de filmes e séries sobre assassinatos, mas foi o magistral O Silêncio dos Inocentes, de 1991, que realmente canonizou o Dr. Hannibal Lecter como um dos personagens mais atraentes – e perturbadores – da história do crime na ficção. Em vez de Will Graham, da série da NBC, o filme segue uma jovem estagiária do FBI chamada Clarice Starling (Jodie Foster), que pede a ajuda de Lecter (Anthony Hopkins) para rastrear outro assassino em série, Buffalo Bill (Ted Levine). É um thriller policial absolutamente perfeito e profundamente perturbador. Assista por sua própria conta e risco, mas saiba que é muito, muito divertido.

E embora eles não sejam tão bons quanto O Silêncio dos Inocentes – que basicamente conquistou o Oscar – vale a pena conferir os outros filmes em que Hopkins aparece como Hannibal Lecter, Hannibal e Dragão Vermelho. Ambos são perturbadores e divertidos de certa maneira.

Caçador de Assassinos (1986)

Você sabe que Mads Mikkelsen não foi o primeiro a interpretar Hannibal Lecter, mas você sabia que Anthony Hopkins também não foi? Caçador de Assassinos, de 1986, dirigido por Michael Mann, foi na verdade o primeiro filme a abordar o canibal e ele foi assustadoramente interpretado pelo atual astro de Succession, Brian Cox, e ele é tão bom em interpretar um assassino/canibal quanto um magnata tirânico da mídia.

O Hóspede (2014)

O Hóspede definitivamente não é baseado em uma história verdadeira. Mas é convincente, no entanto. No longa, Dan Stevens é um soldado misterioso que surge para contar a uma família que conhecia seu filho falecido, que morreu em combate. As coisas começam bem, mas evoluem rapidamente. Este filme tem uma trilha sonora estrondosa e muita ação estilosa que varia de divertida a perturbadora.

Onde assistir: Netflix e Globo Play

À Prova de Morte (2007)

É a visão de Quentin Tarantino sobre um serial killer, então se você está esperando algo próximo ao tradicional… você está esperando errado. À Prova de Morte, que foi lançado nos cinemas como o segundo filme de Grindhouse (com Planeta Terror de Robert Rodriguez) se concentra em um assassino em série chamado Stuntman Mike (Kurt Russell) que ataca mulheres com o objetivo de matá-las com seu indestrutível Dodge Challenger. Boa música, ótimos visuais e um ótimo final fazem deste um dos melhores filmes desta lista em geral.

Do Inferno (2001)

https://www.youtube.com/watch?v=bAtX6CBGMVE

Este filme é frequentemente esquecido devido ao seu lançamento no início de 2000, quando parecia que Johnny Depp e Tim Burton estavam lançando um projeto juntos a cada duas semanas. Do Inferno, baseado em uma história em quadrinhos de mesmo nome do escritor de Watchmen, Alan Moore, não é de Burton, mas estrela Depp em um de seus papéis mais interessantes. Este o apresenta como um investigador viciado em ópio, mapeando a trajetória de um dos primeiros assassinos em série conhecidos: Jack, o Estripador.

Onde assistir: Telecine Play

O Verão de Sam (1999)

O Verão de Sam é outro filme focado em um assassino em série da vida real do qual você certamente já ouviu falar: David Berkowitz, mais conhecido como o Filho de Sam. Só que O Verão de Sam não é um filme biográfico de Berkowitz – em vez disso, ele se concentra em um verão em Nova York, com residentes de um bairro italiano no Bronx vivendo com medo enquanto Berkowitz continua matando. John Leguizamo e Adrien Brody estão entre os membros do elenco principal.

Este é um dos filmes mais subestimados de Spike Lee e, mais uma vez, mostra seu talento em ser capaz de intervir e lidar com praticamente qualquer gênero.

Psicose (1960)

https://www.youtube.com/watch?v=4VseI9Y-y_w

Provavelmente nenhum dos filmes nesta lista existiria se não fosse por Psicose. O thriller de Alfred Hitchcock é o modelo definitivo para o que viria a ser um filme sobre assassino em série ou um filme de terror. Não é apenas engenhoso e legitimamente cheio de tensão, mas também simplesmente consegue se manter assim do começo ao fim. Mesmo sendo um filme de 60 anos de idade, Psicose vai te deixar arrepiado. Anthony Perkins como Norman Bates é uma atuação lendária. O longa é baseado no livro homônimo de Robert Bloch, que por sua vez foi vagamente inspirado nos crimes do assassino real de Wisconsin, Ed Gein.

Onde assistir: Netflix e Telecine Play

Terra de Ninguém (1973)

Terra de Ninguém não é apenas um dos grandes filmes de assassinos em série, mas um dos melhores filmes de todos os tempos. A estreia do diretor Terrence Malick conta a história de um rapaz de 25 anos (Martin Sheen) e uma garota de 15 (Sissy Spacek) que se tornam assassinos em série e é baseada na matança da vida real de Charles Starkweather e Carli Ann Fugate.. As performances de Sheen e Spacek como os jovens egocêntricos são lendárias e a estreia de Malick deu o tom para sua carreira excêntrica e única que continua até hoje.

Psicopata Americano (2000)

Não é exagero dizer que Christian Bale é, de forma bastante objetiva, um dos maiores atores de nossa geração. O homem entrega clássico após clássico e por um tempo esteve disposto a colocar seu corpo em risco e fazer qualquer coisa por um papel. E embora estejamos sempre impressionados com o que ele fez em O Operário, na trilogia do Batman e em Vice, é seu papel como Patrick Bateman em Psicopata Americano que é verdadeiramente inesquecível. Como o garoto propaganda do privilégio e da masculinidade tóxica, este filme é ainda melhor agora do que a primeira vez que você o viu. E se você ainda não viu, prepare-se para muito sangue e algumas risadas.

Onde assistir: Prime Video

Jogos Mortais (2004)

O início de uma longa estrada começou com o filme de baixo orçamento de 2004, Jogos Mortais, que realmente existiu em uma bolha. A premissa básica aqui é que algumas pessoas estão presas com vários tipos de armadilhas e não sabem como sair. Fizeram muitos filmes dessa franquia, mas certamente a reviravolta do primeiro é a melhor delas.

O Despertar de Um Assassino (2017)

O Despertar de Um Assassino é um dos filmes mais diferentes desta lista. Baseado na história em quadrinhos de mesmo nome, o longa conta a história da verdadeira juventude do escritor Derf Backderf, onde um de seus colegas foi o notório serial killer Jeffrey Dahmer – claro, antes de ele ser um assassino.

O Despertar de Um Assassino, portanto, olha para o caminho que o levou a eventualmente cometer seus crimes infames: Dahmer matou 17 homens e meninos entre 1978 e 1991 e muitos desses crimes envolveram canibalismo e necrofilia. Este filme tenta explicar como ele chegou lá.

Violência Gratuita (1997 e 2007)

O diretor Michael Haneke gostou tanto de seu filme Violência Gratuita que o fez duas vezes – literalmente. A versão de 2007, estrelada por Naomi Watts, Tim Roth e Michael Pitt, é um remake do filme austríaco de 1997 e Haneke dirigiu os dois. Violência Gratuita é meio que um precursor dos filmes da franquia Uma Noite de Crime, nele dois psicopatas chegam à casa de uma família e os aterrorizam com “jogos” sádicos. Um dos filmes mais perturbadores desta lista.

Monster: Desejo Assassino (2003)

Hoje em dia, depois de The Old Guard, Atômica e Mad Max: Estrada da Fúria, todo mundo adora Charlize Theron como uma heroína de ação. Mas não se pode ignorar o quão boa ela é fazendo papéis dramáticos, embora sua mais recente indicação ao Oscar tenha sido para em O Escândalo, ela nunca esteve melhor do que interpretando a assassina em série Aileen Wuornos em Monster: Desejo Assassino.

Charlize Theron ficou muito parecida com a verdadeira Wuornos, que foi acusada de matar sete homens (e condenada por matar seis deles). A diretora Patty Jenkins (Mulher-Maravilha) e Theron decidiram fazer de Wuornos uma personagem corpulenta, ao invés do que ela poderia ser em mãos menos talentosas.

Retrato de um Assassino (1986)

Retrato de um Assassino é um filme cult e extremamente intenso vagamente baseado no assassino em série da vida real Henry Ray Lucas, que supostamente matou centenas de pessoas. Com Michael Rooker (Guardiões da Galáxia) no papel principal, este filme é conhecido por sua classificação 18 anos após o lançamento, devido ao seu conteúdo intenso e gráfico em torno dos assassinatos do personagem principal.

Os Crimes de Snowtown (2011)

Este filme também é baseado em uma história real, a de três assassinos australianos que foram pegos por crimes infames que foram descobertos quando os corpos desaparecidos foram encontrados enfiados em barris. Outro filme perturbador, este também aborda temas de classe, vício e violência doméstica e brutalidade.

Memórias de um Assassino (2003)

Você provavelmente conhece o diretor Bong Joon-Ho por causa de Parasita e por ter levado os prêmios Oscar de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme no ano passado. Mas antes de Parasita e antes de seus outros filmes de sucesso como Expresso do Amanhã, Okja, Mother – A Busca Pela Verdade e O Hospedeiro, Bong fez Memórias de um Assassino, que é sobre o primeiro serial killer da Coreia. Quentin Tarantino disse uma vez que Memórias de um Assassino é uma obra prima. O filme é estrelado por Kang-Ho Song, que interpretou Kim Ki-taek, ou o pai, em Parasita.

Halloween: A Noite do Terror (1978)

Bem, tivemos que incluir este. Jamie Lee Curtis é a maior rainha do grito de todos os tempos, e se estivéssemos listando vilões, seu inimigo Michael Myers teria que estar lá também. Este psicopata desajeitado causa estragos em todos os filmes de Halloween com sua máscara de William Shatner, mas há algo no primeiro filme que deixa um buraco no seu estômago, seja a primeira vez que você assiste ou a milésima.

Pânico (1996)

Neve Campbell pode se comparar a Jamie Lee Curtis no quesito grito e Pânico é um filme de terror muito engraçado, mas não se esqueça de estamos lidando com um assassino em série. Por mais engraçado que Pânico seja (e todas as suas sequências e derivados), o que o mantém unido é o fato de que, apesar da presença de todo o humor e texto autorreferencial, esses filmes ainda são terrivelmente assustadores.

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

O Massacre da Serra Elétrica ganhou sequências, spinoffs, reboots etc. Mas o melhor filme para lidar com a lenda de Leatherface é o original de 1974. Você conhece a história: um grupo de adolescentes ansiosos sai em uma viagem de fim de semana e se depara com uma gangue de canibais e acaba tendo que escapar de um maníaco homicida chamado Leatherface. O filme é vagamente baseado nos assassinatos de Ed Gein na vida real, embora a maior parte do enredo do filme seja ficcional.

Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)

Um suspense musical? Por que não? Se você não é o típico fã de filmes de terror, não se preocupe: Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet suaviza tudo com uma pitada de romance, humor e, sim, música. Estrelado por Johnny Depp e dirigido por Tim Burton, esta adaptação do premiado musical de Stephen Sondheim é imperdível.

Onde assistir: Globo Play

Assassinos por Natureza (1994)

Assassinos por Natureza, estrelado por Woody Harrelson e Juliette Lewis, fornece excelentes comentários sociais sobre a maneira polêmica como a mídia relata – e muitas vezes glamoriza – os assassinos em série. Assassinos frios, a vida do casal vira um grande circo quando o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.) vê nos crimes deles uma forma de lucrar. Assassinos por Natureza foi dirigido por Oliver Stone, que recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Diretor.

Onde assistir: Prime Video e Telecine Play

Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (2019)

https://www.youtube.com/watch?v=zvnDehHcH4A

Com humor e sorrisos, Zac Efron apresenta um caso convincente de porque os crimes hediondos de Ted Bundy foram perdoados por sua namorada. Uma trilha sonora alegre aumenta a compreensão do público sobre esse caso hipnotizante e horripilante.

Onde assistir: Netflix

Sexta-Feira 13 (1980)

Obviamente uma lista de filmes sobre assassinos sem o icônico Freddy Krueger não estaria completa. O personagem é um “espírito” de serial killer que assombra os sonhos dos adolescentes e como consequência acaba matando os jovens na vida real também.

Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.