A 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo amplia seu alcance com uma etapa online, que exibirá nove filmes entre os dias 13 e 30 de novembro. As produções estarão disponíveis simultaneamente na iQIYI, uma das maiores plataformas de streaming do mundo, e na Spcine Play, o primeiro serviço público de streaming do Brasil. Com o tema Uma janela para a China, a mostra é realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Spcine e o Museu da Imagem e do Som (MIS). A programação convida o público a mergulhar em diferentes perspectivas da sociedade chinesa, reafirmando a cooperação cultural entre Brasil e China e transformando o cinema em um espaço de preservação da memória e da cultura.
Com curadoria de Lilith Li e Wang
Em edição comemorativa, o ano de 2025 marca o plano para os próximos “50 anos Dourados” das relações bilaterais entre Brasil e China. Como expressão viva do intercâmbio cultural sino-brasileiro, um elo essencial na relação entre as nações, o evento busca apresentar ao Brasil o melhor da produção cinematográfica chinesa e atrair o público brasileiro para apreciar a sétima arte. Por meio do cinema, o festival aprofunda o entendimento dos brasileiros sobre a cultura chinesa e promove o aprendizado mútuo entre civilizações. Assim, o evento se consolidou como uma das manifestações culturais mais influentes da cidade na promoção da cultura chinesa.
O professor Luís Antonio Paulino, diretor-geral do Instituto Confúcio na Unesp, destaca os 10 anos de mostra exaltando a longa cooperação dos países. “Chegar à 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês é motivo de enorme alegria e orgulho para o Instituto Confúcio na Unesp. Ao longo desses anos, vimos o projeto crescer, conquistar o público de São Paulo e se consolidar como um verdadeiro elo cultural entre Brasil e China”, diz. Com um diálogo cultural dinâmico, os dois países têm melhor perspectiva histórica para intensificar as interações humanas, superar barreiras culturais, aprofundar o conhecimento mútuo e abrir novas frentes de cooperação. “O cinema é uma linguagem universal, que nos permite compreender melhor a história, os valores e as transformações de uma sociedade. Que esta edição seja, mais uma vez, um espaço de descobertas, encontros e diálogos, e que o público possa se encantar mais uma vez com a riqueza da produção cinematográfica chinesa contemporânea”, conclui o diretor.
Sobre a curadoria
Com o tema Uma janela para a China, a 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo convida o público a se aprofundar na sociedade do país asiático. O curador chinês Wang Xiangyi destaca que entre os filmes de realismo social selecionados, O Monte Invisível retrata, com autenticidade documental, a conquista do Everest por um alpinista cego; já Impacto grava em movimento dinâmico as intensas lutas de um time de rúgbi marginalizado; Trending
Sobre as narrativas que abordam questões do feminino e da família, a curadora chinesa Lilith Li, produtora cultural e fundadora da Miaobai Culture, explica que A Estrada de Li Hong acompanha o despertar de uma mulher comum diante da repressão, enquanto O Amor de Mu Mu transforma gestos silenciosos da linguagem de sinais na poesia de uma família surda; O Meu Pequeno Eu reflete as complexidades da vida adulta pelo olhar de uma criança e Eu e Minha Mãe Adolescente utiliza o deslocamento temporal para aproximar gerações com um humor rebelde. “Essas histórias traçam, por meio de retratos íntimos, o espectro das experiências pessoais”, argumenta.
A inovação de gênero se destaca em algumas obras. Em Leopardo Das Neves, por exemplo, as paisagens do planalto tibetano condensam a coexistência sagrada entre caçador e fera.
Confira os filmes disponíveis na plataforma Spcine Play – 13 a 30 de novembro
Leopardo das neves | 雪豹
China, 2023, DCP, 93 min, Livre
Direção: Pema Tseden
Elenco: Jinpa, Xiong Ziqiong, Tsewang Dolkar
A Estrada de Li Hong | 出走的决心
China, 2024, DCP, 118 min, 12 anos
Direção: Gao Ming
Elenco: Yong Mei
Deixe o barco partir | 乘船而去
China, 2023, DCP, 112 min, Livre
Direção: Chen Chen
Elenco: Ge Zhaomei, Liu Dan, Wu Zhoukai
Eu e minha mãe adolescente | 我才不要和你做朋友呢
China, 2024, DCP, 121 min, 12 anos
Direção: He Nian
Elenco: Zhang Jingyi, Tan Songyun, Wang Hao, Bi Wenjun
O monte invisível | 看不见的顶峰
China, 2023, DCP, 94 min, Livre
Direção: Lixin Fan
Elenco: Documentário com Zhang Hong
O meu pequeno eu | 小小的我
China, 2024, DCP, 106 min, Livre
Direção: Yang Lina
Elenco: Jackson Yee
Confira os filmes disponíveis na plataforma chinesa iQIYI – 13 a 30 de novembro
O amor de Mu Mu | 不说话的爱
China, 2025, DCP, 102 min, 12 anos
Direção: Han Yan
Elenco: Zhang Yixing, Li Luoan
Trending Topic | 热搜
China, 2023, DCP, 115 min, 16 anos
Direção: Xin Yukun
Elenco: Zhou Dongyu, Song Yang, Yuan Hong
Impacto | 冲·撞
China, 2025, DCP, 108 min, 12 anos
Direção: Qiangsheng Huang
Elenco: Zhang Yu, Li Xian
Webinar com Xiaoyu Chen, diretor do filme Deixe o Barco Partir | 18/11, às 20h | ao vivo no YouTube do Instituto Confúcio na Unesp
Na próxima terça-feira, 18/11, às 20h, o diretor e roteirista Xiaoyu Chen – premiado no Festival Internacional de Cinema de Xangai com o longa Deixe o Barco Partir, estará em uma masterclass exclusiva no canal do YouTube do Instituto Confúcio na Unesp para falar sobre criação, identidade e os bastidores de seu filme. A mediação será conduzida por Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP e referência internacional em estudos de cinema chinês.
Com uma carreira marcada por produções reconhecidas em festivais internacionais, Xiaoyu Chen reflete sobre o poder do cinema como expressão cultural e como ponte entre emoções pessoais e universais. Uma oportunidade única de ouvir diretamente do diretor os bastidores de um dos filmes mais sensíveis e premiados do cinema chinês recente.
Link para acesso à inscrição, trailers e mais informações: https://