10 filmes sobre Skate para você comemorar as Olimpíadas

Divulgação COB / Direitos Reservados

Na noite de ontem, o Brasil inteiro parou em prol de um único sentimento: orgulho. A união de um povo completamente desunido veio graças a uma menina de 13 anos, Rayssa Leal. Sendo a mais jovem atleta a disputar os Jogos Olímpicos pelo Brasil, Rayssa não apenas bateu recordes pela participação, como ainda saiu de lá com uma medalha no peito. A menina foi medalha de prata no skate, justamente na primeira edição em que a modalidade chega como um esporte olímpico.

Desde a vitória da Fadinha, a temática do skate vem estampando notícias ao redor do país. Somado a isso temos o fato de que no dia anterior, Kelvin Hoefler levou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos, também de prata e também no skate. Com tanto sucesso do esporte da prancha sobre rodas, decidimos listar alguns filmes que trazem o skateboard como sua principal temática. O skateboard e o cinema não são estranhos. Eles têm uma relação que se estende há mais de 50 anos, com um de seus primeiros filmes sendo o Skaterdater, um curta-metragem de 15 minutos com diálogo zero.

É provável que você conheça alguma dessas produções voltadas para o mundo do skate, mas outras devem ser novidade. Então aproveita o hype e as medalhas de Kelvin e Rayssa e confira alguns dos longas que você precisa assistir para entender um pouco mais dessa paixão:

1- De Volta para o Futuro (1985)

Divulgação

2- Os Skatistas (1986)

Divulgação

3- Skates na Pista da Morte (1989)

Divulgação

4- Kids (1995)

Divulgação

5- Dogtown and Z-Boys – Onde Tudo Começou (2001)

Divulgação

Achou que apenas cinco filmes seriam necessários para estampar todo esse amor pelo skate?

6- Paranoid Park (2007)

Divulgação

7- Dragonslayer (2011)

Divulgação

8- Bones Brigade: Uma Autobiografia (2012)

Divulgação

9- Garota Sombria Caminha pela Noite (2014)

Divulgação

10- Skate Kitchen (2018)

Divulgação

Como podemos ver, o skate está presente não apenas no dia a dia das pessoas, como também nos filmes, nas séries e a partir deste ano, também nos Jogos Olímpicos.