Os carros de James Bond na franquia 007, são quase tão icônicos quanto os atores que o interpretam, e embora ele seja mais conhecido por dirigir um Aston Martin, o personagem dirigiu muitos outros modelos ao longo dos quase sessenta anos de história da franquia.
Geralmente esses carros são elegantes, sofisticados e caros. Muitas vezes eles vêm equipados com gadgets feitos sob medida para a linha de trabalho incomum do personagem, como sistemas complexos de mísseis ou planos de contingência de autodestruição. Às vezes, alguns modelos são mais básicos e não-dignos para espionagem, que ele rouba no calor do momento.
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Independentemente disso, os carros são um aspecto integrante do universo da franquia 007. Eles oferecem um vislumbre do que já estava na estrada – e do que estava sendo lançado no mercado – na época do lançamento de um determinado filme. Os acordos de colocação de produtos e a fidelidade necessária à ampla gama de fabricantes de automóveis da Grã-Bretanha ditam algumas dessas opções, mas muitos parecem ter sido escolhidos apenas por sua aparência e status.
Listamos aqui todos os 33 carros que James Bond dirigiu na franquia, além dos Aston Martin.
1961 Sunbeam Alpine
O Satânico Dr. No (1962)
O primeiro filme da série, O Satânico Dr. No de 1962, mostra Sean Connery em um Sunbeam Alpine de 1961, com o teto aberto. Marcou também a primeira vez que vemos Bond dirigindo um carro, em vez de andar em um veículo como passageiro.
1935 Bentley Mark IV
Moscou contra 007 (1963)
Um ano depois, em Moscou contra 007 de 1963, James Bond de Sean Connery pode ser visto usando o telefone do carro em um Bentley Mark IV de 1935. O carro não aparece novamente, mas é mencionado em 007 contra Goldfinger, quando Q diz a ele que o carro já teve dias melhores antes de receber um Aston Martin DB5.
1965 Lincoln Continental
007 – Contra a Chantagem Atômica
Em Contra a Chantagem Atômica de 1965, Bond aluga um Lincoln Continental de 1965 nas Bahamas. Enquanto o modelo anterior da Continental apareceu em 007 contra Goldfinger, não vemos o próprio Bond dirigindo um até este filme. Longe dos carros esportivos e pequenos que estamos acostumados a vê-lo dirigir, o Continental fez seu trabalho e suas famosas portas suicidas certamente fizeram sucesso nas telas.
1967 Toyota 2000GT
Com 007 só se Vive Duas Vezes
No filme lançado em 1967, vimos James Bond ao volante da história em construção. O Toyota 2000GT foi um marco no design automotivo e mudou completamente a visão do mercado internacional das montadoras japonesas. A aparência do carro no filme foi um feito logístico, uma vez que apenas alguns veículos-conceito de pré-produção haviam sido produzidos no momento da produção do filme.
1971 Ford Galaxie 500
007 – Os Diamantes São Eternos
Até espiões às vezes precisam de carros práticos. Em Os Diamantes São Eternos, de 1971, Sean Connery mais uma vez retornou ao seu papel clássico e pode ser visto brevemente dirigindo um Ford Galaxie 500 alugado. Lisonjeiro, mas discreto, a aparência do sedã familiar no filme foi o resultado de um acordo de colocação de produtos com a Ford, o que provavelmente também contribuiu para o aparecimento de um Mustang Mach 1 no mesmo filme.
1971 Ford Mustang Mach 1
007 – Os Diamantes São Eternos
O Mustang Mach 1 era uma variante de alto desempenho do Mustang padrão, introduzido pela primeira vez em 1969 e restaurado em 1971.
1970 Triumph Stag
007 – Os Diamantes São Eternos
Como um contraponto aos dois Ford em Os Diamantes São Eternos, Bond dirige um Triumph Stag 1970 da Inglaterra para Amsterdã. O carro realmente pertence a um contrabandista de diamantes chamado Peter Franks, mas Bond brevemente finge ser Franks após sua prisão e usa o carro para completar a imagem.
1963 Chevrolet Impala
Com 007 Viva e Deixe Morrer
Em Com 007 Viva e Deixe Morrer, de 1973, foi o primeiro filme de Bond a estrelar Roger Moore. No começo do filme, ele se une à agente da CIA Rosie Carver, e os dois alugam um Impala conversível de 1963 para dirigir até o complexo do ditador Dr. Kanaga.
1974 AMC Hornet
007 contra o Homem com a Pistola de Ouro
A montadora de Detroit AMC constitui um capítulo importante na história da fabricação de carros americana, produzindo um número de veículos estilisticamente significativos em seu auge entre as décadas de 1950 e 1970, antes que a empresa fosse essencialmente descartada em peças para Renault e Chrysler ao longo da década de 1980. No auge do sucesso da AMC, eles fecharam um acordo de colocação de produtos com a franquia 007, que resultou em James Bond tropeçando em uma concessionária da AMC em Bangkok. Bond rouba um AMC Hornet e ocorre uma perseguição totalmente patrocinada quando Bond decola depois de Francisco Scaramanga, o vilão do filme, em um AMC Matador Coupe.
1976 Lotus Esprit S1
007 O Espião Que Me Amava
Pode não ser um Aston, mas Bond reafirmou sua preferência pelas montadoras britânicas em 007 O Espião Que Me Amava de 1977, quando transformou um Lotus Esprit de 1976 em um submarino. O carro já parecia algo do futuro e, embora suas capacidades anfíbias fossem pura ficção, certamente deixou uma marca na imaginação do público.
1981 Citroën 2CV
007 – Somente para Seus Olhos
No quinto longa-metragem estrelado por Roger Moore como James Bond em Somente para Seus Olhos, ele escapa da mansão do assassino Hector Gonzalez (Stefan Kalipha) depois que Melina Havelock o mata com uma besta. Os dois decolam juntos no adorável Citroën 2CV de Melina.
1981 Lotus Esprit Turbo
007 – Somente para Seus Olhos
Bond mais uma vez ficou ao volante de um Lotus Esprit em 007 – Somente para Seus Olhos de 1981. O carro foi novamente equipado com alguns recursos personalizados, mas, em vez de ser submersível, este modelo era para estrada. Equipado com um sistema de autodestruição que consiste em quatro pacotes de dinamite acoplados a selos magnéticos e sensores de vibração, o carro explodiu depois que um capanga inimigo inadvertidamente acionou o sensível sistema de segurança.
1981 Alfa Romeo GTV6
007 contra Octopussy
O Lotus Esprit está ausente em Octopussy de 1983, mas retorna em espírito na forma de um Alfa Romeo GTV6 de 1981. O cupê com design arrojado era significativamente mais acessível que o Lotus, mas seu design foi baseado em um conceito do designer da Esprit, Giorgetto Giugiaro. O Alfa não possuía nenhuma das características mais importantes que os Lotus ostentavam, mas permitiu que Bond chegasse ao circo a tempo depois de roubá-lo de um cliente inocente de uma cabine telefônica.
1968 Mercedes-Benz 280 S
007 contra Octopussy
Tendo chegado ao circo a tempo de transmitir algumas informações importantes a um general da OTAN, Bond decola em busca do trem de circo neste carro bastante desatento. No entanto, superou as expectativas quando ele o dirigiu sobre os trilhos da ferrovia. Ele atingiu um final lamentável, mas esperado, depois de ser destruído por um trem que se aproximava e o joga no rio. Mais tarde foi recuperado, embora coberto de algas, mas Bond já havia escapado.
1980 Range Rover Rapport Huntsman
007 contra Octopussy
Dificilmente o primeiro veículo personalizado construído para um filme de Bond, o Land Rover conversível de três portas é, no entanto, memorável. O carro não é muito significativo para o enredo, mas aparece com destaque na sequência de abertura de Octopussy. O Rover personalizado foi feito pela Rapport Ltd., uma empresa de Londres especializada em conversões Range Rover.
1937 Bentley 4.5 Litre
007 – Nunca Mais Outra Vez
Em 1983, Sean Connery retornou ao seu papel de James Bond em 007 – Nunca Mais Outra Vez, e Bond voltou às suas raízes dirigindo um cupê Bentley Drophead de 1937. Semelhante ao carro usado por Connery em Moscou contra 007 parecia ainda mais elegante e antiquado 20 anos depois, quando ainda era um clássico.
1983 Ford LTD
007 – Na Mira Dos Assassinos
Em 007 – Na Mira Dos Assassinos de 1985, apresentava Roger Moore ao volante de um Ford LTD de 1983. O carro não tinha nenhum dispositivo especial e não foi usado para acrobacias. Foi apenas o resultado de outro acordo de colocação de produtos com a Ford, e parece ter saído pela culatra, já que o carro está atualmente em várias listas dos “piores carros Bond”.
1983 Renault 11 TXE
007 – Na Mira Dos Assassinos
Também em 007 – Na Mira Dos Assassinos, Bond adquire outro carro bastante emocionante – um Renault 11 de 1983, que ele rouba de um motorista de táxi em Paris. Ele realiza uma série de acrobacias de alto risco no carro, saltando sobre um ônibus e correndo pelas ruas estreitas da cidade antes de cortar o teto do veículo através de uma barreira de estacionamento. Pouco depois, ele é atingido pelo lado, arrancando a traseira do carro e deixando um quarto do veículo para trás com Moore ainda atrás do volante.
1986 Audi 200 Avant/1986 Audi 200 Quattro
007 – Marcado para a Morte
007 – Marcado para a Morte de 1987, foi o primeiro filme de Bond a estrelar Timothy Dalton e o primeiro a apresentar Bond dirigindo um Audi. Na verdade, ele dirige dois Audis no filme, mas ambos são variantes do Audi 200 – um sedan e um hatch. O primeiro que ele usa para fugir de Bratislava com o general Koskov, enquanto o segundo ele usa no Marrocos.
1987 Lincoln Mark VII LSC
007 – Permissão para Matar
007 – Permissão para Matar de 1989 apresentou Dalton como Bond e mostrou-o dirigindo um cupê Lincoln Mark VII. Enquanto o carro era bastante chamativo e poderoso, muitos o acharam incongruente com a imagem de James Bond.
1995 BMW Z3
007 contra Goldeneye
007 contra Goldeneye foi o primeiro filme de Bond a estrelar Pierce Brosnan e o primeiro a apresentar um BMW. O Z3 foi o primeiro roadster de mercado de massa da BMW, e sua aparição no GoldenEye de 1995 foi o primeiro dos três filmes da BMW com a franquia. Ele apresentava um sistema de autodestruição como o Lotus Esprit e mísseis atrás dos faróis, mas é usado apenas brevemente antes que Bond o troque por um avião.
1997 BMW 750iL
007 – O Amanhã Nunca Morre
A segunda parte da parceria 007-BMW foi lançada em 007 – O Amanhã Nunca Morre de 1997. Bond recebe um 750iL do Q, muito longe do roadster compacto que ele dirige no GoldenEye, mas ainda assim refinado e atraente. Ao contrário do Z3, cujos recursos especiais de espionagem eram apenas mencionados e nunca usados, o 750iL é colocado em ação quando Bond opera o carro a partir de um dispositivo remoto enquanto está deitado no banco traseiro para evitar ser baleado.
1999 BMW Z8
007 – O Mundo Não É o Bastante
O terceiro e último 007-BMW foi um Z8 de 1999 apresentado no 007 – O Mundo Não É o Bastante do mesmo ano. O Z8 era um roadster de alto desempenho e produção limitada e é muito procurado até hoje. O carro foi equipado com operação remota, sistemas de mísseis e um sistema de mira, mas é destruído por um helicóptero no Azerbaijão.
1986 Lada Niva
007 – O Mundo Não É o Bastante
Em 007 – O Mundo Não É o Bastante também contou com o Lada Niva, um SUV compacto construído na Rússia, diferente do Mini. Seu papel no filme foi proporcional à sua estatura.
1957 Ford Fairlane
007 – Um Novo Dia Para Morrer
A maioria se lembra de Um Novo Dia Para Morrer de 2002, pelo chamativo desaparecimento do Aston Martin Vanquish, mas o filme também contou brevemente com uma explosão do passado da franquia, em meados do século. Bond adquire o conversível clássico de Raoul, um agente adormecido em Cuba, quando pede um “carro veloz”. Se ele dá ou não a Bond o Fairlane como uma piada, não sabemos, mas o carro constitui um aceno para a famosa cultura automotiva de Havana, bem como um cumprimento do acordo de colocação de produtos da franquia com a Ford.
2006 Ford Mondeo Concept
007 – Cassino Royale
Os acordos com a Ford continuaram no remake incomum de Casino Royale de 2006, o primeiro filme estrelado por Daniel Craig como James Bond. Ele aluga o carro após sua chegada às Bahamas, e era estranhamente atraente, com uma semelhança impressionante com o Aston Martin DBS que ele adquiriria mais tarde.
2005 Range Rover Sport
007 – Cassino Royale
Quase imediatamente após o manobrista estacionar o Ford, no entanto, ele rouba um Range Rover Sport e o colide propositalmente contra uma fileira de carros.
1989 Ford Bronco II XLT
007 – Quantum of Solace
Como demonstrou a aparição do Fairlane em Um Novo Dia Para Morrer, o acordo de colocação de produtos da Ford com a franquia Bond não se limita a novos modelos e conceitos, em Quantum of Solace de 2008, Bond pula em um Bronco II XLT de 1989, no final de uma perseguição aquecida de barco. Caminhonetes como esse eram comuns no final dos anos 80 e início dos anos 90, antes do advento dos SUVs crossover.
2008 Ford Edge SEL
007 – Quantum of Solace
A Ford queria mostrar sua linha atual em contraste com as ofertas mais antigas como o Bronco. O Edge, que é baseado em uma pequena plataforma de carro, é exatamente o tipo de carro que substituiu modelos como o Bronco II, que compartilhava plataformas com picapes. Bond rouba um dos carros de Greene (Mathieu Amalric) e usa a porta do porta-malas para desarmar um capanga, demonstrando suas capacidades.
2008 Range Rover Sport
007 – Quantum of Solace
Fiel às suas origens, Bond mais uma vez pula atrás do volante do Range Rover Sport de 2008 em Quantum of Solace – na época a iteração mais atual do icônico SUV britânico. Ele pega o carro na Bolívia e o leva para o deserto antes de trocá-lo por um avião.
2008 Volvo S40
007 – Quantum of Solace
De volta à Europa, Bond aluga este sedã Volvo compacto para dirigir na Áustria. Dadas as origens do aeroporto, o carro não oferece complementos interessantes, mas é adequado para a sua configuração.
2011 Jaguar XJ
007 – Operação Skyfall
M (Judi Dench) é vista sendo conduzida por Londres na parte traseira de um Jaguar XJ de longa distância entre eixos no filme Operação Skyfall de 2012. O próprio Bond, novamente interpretado por Daniel Craig, tem a chance de dar uma volta quando ele foge com M após o golpe mal feito de Silvia. Fiel à forma, no entanto, Bond o troca rapidamente por um Aston Martin DB5.
2010 Mercedes-Benz S 300
007 – Operação Skyfall
Também em 007 – Operação Skyfall, Bond novamente se vê ao volante de um gigante sedan de luxo, desta vez um Mercedes, quando ele se apresenta brevemente como motorista no aeroporto de Xangai em busca de Patrice (Ola Rapace). O sedan S300 é uma limusine clássica usada em todo o mundo e serve como a cobertura perfeita para Bond se movimentar pela área sem levantar suspeitas.