Visualfarm Gymnasium
Principal polo cultural do Brasil, São Paulo ganha, a partir de 30 de abril, o primeiro Laboratório de Artes Imersivas permanente da América do Sul, seguindo a mesma tendência de espaços consagrados como o Atelier des Lumières, em Paris, o teamLab Borderless, em Tóquio, e o Frameless, em Londres.
Criado pela Visuafarm — estúdio pioneiro em arte e tecnologia no Brasil —, o Visualfarm Gymnasium se insere em um movimento internacional voltado à criação de ambientes narrativos, que combinam projeções, sons, aromas, luz digital, cenografia e inteligência artificial para conduzir o público por experiências sensoriais e imersivas.
Mais do que um local de exposições, o Visualfarm Gymnasium é um centro criativo para desenvolver conteúdos autorais e propor novas linguagens para contar histórias, um espaço permanente dedicado à pesquisa e à exibição de experiências, exposições e eventos. Será gerido por artistas e criativos brasileiros que atuam com o desenvolvimento de novas formas de linguagem expositiva e narrativa.
O ambicioso projeto contará com múltiplas áreas como planetário, bar, mirantes, espaços para espetáculos, área recreativa, ambiente de RV, cabines para fotos de IA e até um tobogã por onde o visitante escorrega para acessar o ambiente.
Situado entre os bairros centrais de Santa Cecília e Barra Funda, atual celeiro cultural e gastronômico da capital paulista, o ocupará um total de 2.200 m² de área construída na Praça Olavo Bilac, próximo do Metrô Marechal Deodoro e do Parque Minhocão.
O gênio Leonardo da Vinci, sua obra, invenções e segredos, foi o artista escolhido para a primeira exposição. Em junho, a exposição de astronomia, Astro ocupará o Planetário Digital e, ainda no segundo semestre, a mostra Histórias da Floresta será inaugurada.
O complexo multimídia do Visualfarm Gymnasium reúne um salão principal de vão livre com 1.500 m² e pé-direito de 13 metros, além de salas dedicadas a exposições digitais, itens físicos e experiências interativas. Logo na entrada, uma área de aproximadamente 600 m² abriga um balcão de coquetelaria, um café, uma loja e uma seção expositiva gratuita.
Um planetário digital de última geração, com capacidade para até 500 pessoas, será o coração do Visualfarm Gymnasium. A cúpula imersiva de 200 m² exibirá conteúdo das mostras em cartaz e sessões de alguns dos melhores planetários do mundo. O espaço também poderá receber palestras, se transformar em pista de dança em formato fulldome ou até sediar sessões de meditação.
O salão principal funciona como uma verdadeira “caixa de surpresas” imersiva, com paredes de 9 metros de altura e piso de 15 x 23 metros, projetados para receber conteúdos audiovisuais de alta complexidade. Tratamento acústico, som imersivo e guinchos elétricos complementam a experiência ao movimentar elementos cenográficos, permitindo que o ambiente seja transformado com rapidez e precisão. Todo o sistema foi concebido para que iluminação, projeção, som e cenário possam ser alterados com apenas alguns comandos.
O maior ambiente do Visualfarm Gymnasium conta com um palco de 6 x 4 metros, projetado para receber eventos especiais e apresentações audiovisuais. A área expositiva não digital, com quase 1000 m², será ocupada por instalações interativas, elementos físicos e mostras cenográficas. Parte desse espaço será dedicada à criação e pesquisa de novos conteúdos e técnicas.

Leonardo da Vinci, invenções, obras e vida privada
A exposição sobre Leonardo da Vinci inaugura o Visualfarm Gymnasium com uma experiência que extrapola o conceito de exposição tradicional. Muito além de uma coleção de projeções, ela oferece ao público uma viagem multissensorial. Ao longo do percurso, o visitante encontra planetário digital, realidade virtual com uso de óculos VR, instalações robóticas, projeções em telas maiores que cinema IMAX, holografias, interações com inteligência artificial, esculturas e réplicas táteis, tudo distribuído em um espaço de pé-direito monumental com mais de 13 metros de altura e tratamento acústico.
Em 2023, a exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci, criada pela Visualfarm, reuniu mais de 100.000 espectadores. Agora, os fãs do “pai” da Monalisa terão uma nova oportunidade de imergir em sua obra em um projeto totalmente reformulado.
Uma das principais inovações da nova exposição está na forma como a experiência é encenada. O grande salão do Visualfarm Gymnasium é transformado em um ambiente tridimensional que nos convida a entrar na mente de Leonardo: um domo de 16 metros de diâmetro recebe projeções internas e externas, funcionando como uma maquete dinâmica de seu cérebro, enquanto estruturas robóticas movimentam invenções em tamanho real — como as famosas geringonças voadoras — que interagem com luzes digitais, projeções e efeitos especiais. A encenação dialoga com os espetáculos teatrais criados por Leonardo em sua época, cheios de engenhocas cênicas e recursos tecnológicos pioneiros.
Em outro ponto alto da exposição, a sala imersiva abriga uma reconstituição em escala real do refeitório de Santa Maria delle Grazie, em Milão, onde está pintada a célebre obra A Última Ceia. A Visualfarm realizou estudos e visitas presenciais ao local para garantir uma réplica fiel, com iluminação e proporções pensadas para reproduzir o ponto de vista original da pintura — algo impossível de ser compreendido por fotografias ou livros. A experiência oferece ao público uma nova dimensão de leitura da obra, como se estivesse diante da parede original.
Além dos aspectos técnicos e artísticos, outra novidade é a revelação de lados menos conhecidos da vida de Leonardo. Em uma área reservada, acessada por uma passagem discreta, o visitante encontra a Camera Segreta, uma sala que apresenta detalhes pouco conhecidos de sua vida, como sua carreira como diretor de espetáculos e desfiles carnavalescos, as exóticas preferências alimentares, seus relacionamentos amorosos, a reconstrução de sua lira feita com crânio e crina de cavalo, entre outros elementos que humanizam sua trajetória. A descoberta deste espaço é uma surpresa dentro do percurso — uma espécie de segredo oculto na narrativa, que convida o público a explorar por conta própria e encontrar camadas que não estão visíveis à primeira vista.
Para completar a vivência, o percurso da exposição é feito de forma cronológica, acompanhando as fases da vida e obra de Leonardo com fluidez e naturalidade. Diferente de mostras que fragmentam o artista em núcleos temáticos (gravuras, quadros, invenções), aqui a Visualfarm propõe uma leitura contínua e simultânea de suas múltiplas atuações. O público percorre mezaninos, acessa diferentes pontos de vista e é convidado a fazer pausas em cafés e bares integrados ao trajeto, onde pode tomar um vinho, comer uma pipoca ou simplesmente contemplar o ambiente.
Além da estética e do conteúdo, a exposição também permite que o público vivencie a experiência de maneiras distintas: com fones de ouvido, o visitante pode acessar trilhas narrativas complementares, com mais detalhes e informações históricas. Sem os fones, é possível viver a experiência de maneira mais sensorial, absorvendo a beleza visual e a atmosfera renascentista criada no espaço.
É essa combinação de tecnologia, arte e liberdade de escolha que faz do Visualfarm Gymnasium um projeto singular no cenário cultural da cidade.O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Ourocard, Pulsar Brasil e Visualfarm, com financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura e estará em cartaz a partir de 30 de abril. Ingressos já estão à venda em www.visualfarmgymnasium.com.br.