Visitamos a exposição Tutankamon, Uma Experiência Imersiva, em cartaz no Shopping Cidade São Paulo até 19 de maio de 2024. Criada para comemorar os 100 anos da descoberta da tumba de Tutancâmon, o Faraó Menino, a exposição conta com vários ambientes que focam em informações sobre as descobertas arqueológicas, reproduções de objetos encontrados no local, informações sobre o processo de mumificação, mitologia e atividades interativas.
Com uma trajetória impressionante na Europa, tendo mais de 600.000 visitantes em 2023, Tutankamon, Uma Experiência Imersiva transporta os entusiastas da egiptologia 3.500 anos de volta no tempo, proporcionando uma jornada única através dos templos, tumbas e mistérios do Antigo Egito. Mais de cem profissionais de todo o mundo contribuíram para a produção das diversas salas, sendo o renomado estúdio global Sila Sveta um dos destaques na criação da película imersiva e do filme de realidade virtual em 360°.
A curadoria da exposição ficou a cargo do historiador e jornalista Nacho Ares. Com uma formação acadêmica em História Antiga pela Universidade de Valladolid e certificação em Egiptologia pela University of Manchester, Ares é autor de 21 livros, sendo 15 deles dedicados à rica cultura egípcia. Com uma vida dividida entre Madrid e Cairo, sua expertise e paixão pelo tema enriqueceram cada aspecto da exposição, oferecendo uma perspectiva única e profundamente embasada na história do Antigo Egito.
As salas de Tutankamon, Uma Experiência Imersiva
Na primeira sala conhecemos um pouco sobre a história de Tutancâmon, situando o Faraó Menino na árvore genealógica de sua família e na rica história dos comandantes do Egito Antigo. É nessa sala que também está a réplica da famosa máscara mortuária, que é provavelmente uma das mais famosas do mundo. Dessa forma somos introduzidos à grandiosidade da civilização egípcia e temos a primeira noção da importância dessa figura histórica.
Então, seguimos para uma sala repleta de réplicas dos tesouros encontrados na tumba de Tutancâmon, que atualmente residem no Grande Museu Egípcio, incluindo estátuas de deuses e objetos do cotidiano do Faraó Menino. Em destaque está a múmia em seu sarcófago de ouro composto por várias partes. Caso surjam dúvidas sobre os objetos expostos, uma equipe de especialistas está de prontidão para dar mais detalhes ao público.
Seguindo, somos levados a uma sala imersiva com projeções em 4K, que transforma os 1.000m² em uma jornada que nos faz sentir dentro da mitologia. A história contada através de imagens coloridas e cativantes mostra desde a criação dos deuses até o fim da história de Tutancâmon, narrando o passo a passo de sua jornada ao lado dos deuses. Essa experiência dura cerca de 30 minutos e é possível conferir tudo no maior conforto, já que vários banquinhos ficam espalhados pelo espaço.
A sala seguinte contém informações mais específicas sobre a descoberta da equipe do arqueólogo britânico Howard Carter e mais algumas réplicas de objetos que foram encontrados por eles. Lá o público pode descobrir como foi encontrada a tumba, o que os trabalhadores fizeram após perceberem que tinham encontrado algo tão relevante e como esse se tornou um dos achados mais famosos e grandiosos da arqueologia.
Então, começa a parte menos informativa, mas mais divertida da exposição. Cabines fotográficas encontram a alma egípcia de cada visitante, integrando-os ao legado espiritual do Antigo Egito através de inteligência artificial. É possível acessar a imagem gerada através de um QR code e salvar no seu próprio celular. Além disso, as imagens são exibidas em uma tela para que outras pessoas que acessam a sala possam ver.
De lá, seguimos para uma sala repleta de cadeiras, onde sentamos com fones de ouvido e óculos de realidade virtual. Uma jornada de 7 minutos é iniciada e vemos o que acontece com Tutancâmon após sua morte através do ponto de vista do próprio faraó. Na pele de Tutancâmon, atravessamos o submundo em uma odisseia de desafios e julgamentos, onde o deus Anúbis pesará o coração, o que decidirá o destino do faraó após a sua morte.
Na última parte da experiência, o visitante mais uma vez coloca os óculos de realidade virtual, mas agora fica livre para andar e explorar um metaverso de altíssima tecnologia que faz com que a pessoa realmente mergulhe nos mundos apresentados, entre eles as escavações da equipe de Howard Carter, a tumba com todos os seus tesouros e o desafiante deserto. Essa imersão também dura cerca de 7 minutos.
Claro, no final não poderia faltar uma lojinha com vários produtos estampados com motivos egípcios, incluindo canecas, ecobags, bottons, cadernetas e objetos de decoração para que você possa levar um pedacinho da história de Tutancâmon para casa!
Serviço
Com preços a partir de R$ 40,00 por pessoa, com descontos especiais para grupos, os interessados podem garantir sua participação nessa imersão única no Antigo Egito. Para adquirir os ingressos e reservar seu lugar nessa jornada histórica, acesse o site oficial.
Local: 4º Piso do Shopping Cidade São Paulo (em frente ao cinema)
Endereço: Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo
Período: 19 de janeiro à 19 de maio de 2024
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 22h (ultima sessão as 21h)