Semana Geek I Prefeitura de São Paulo anuncia evento gratuito

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a primeira edição da Semana Geek. Entre os dias 22 e 26 de novembro, a cidade recebe atrações gratuitas relacionadas ao universo geek e às suas diversas vertentes, como a cultura gamer, os quadrinhos, o cosplay, a cultura asiática, e muito mais, além de gigantografias geek espalhadas em diversos locais da cidade. A programação completa será divulgada no site oficial a partir do dia 21.

O Parque da Independência recebe o Palco Mundo Geek, trazendo um pouco de cada universo geek e grandes shows. No sábado, a Orquestra de Heliópolis apresenta trilhas sonoras icônicas da cultura geek. No domingo, é a vez da Orquestra de Paraisópolis, seguido de show do Thiago Abravanel. No Centro Cultural da Juventude (CCJ), o Universo Paralelo também traz um pouco de cada universo geek.

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe o Beco dos Artistas, com exposições de artistas independentes nas áreas de quadrinhos, literatura e artes visuais; o espaço também é palco de rodas de conversa e mesas temáticas.

O Universo Asiático acontece na Praça Coronel Fernando Prestes, traz programação que contempla grupos de dança e músicas coreanas e japonesas e batalhas de k-pop, ações para os que curtem doramas e animes. A ação acontece ao lado da tradicional feira asiática no bairro.

O Universo Cosplay e Geek acontece na Casa de Cultura Chico Science, com workshops de cosplay e sabre de luz e bate-papos sobre cultura geek e fenômenos como Star Wars, Game of Thrones e os super-heróis, além de shows em alusão à RBD, BTS e Britney Spears, encontro com dubladores e ação sobre Afrogames.

No centro histórico da cidade, na região do Triângulo SP, acontece a Caminhada Geek, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. A região central recebe também, em parceria com a Spcine, o Cine Elevado, no Minhocão, e a Estação Game, no Centro Cultural Olido, com jogos de tabuleiro, Game Jam, uma one-shot de RPG, games, atividades com Realidade Virtual, uma Gibatalha e exposição de artes visuais.

A Spcine participa da Semana Geek SP no Centro Cultural Olido. A extensa programação contempla diversas atividades, como Game Jam, exposições, workshops, experiências em VR, oficinas, Cinema Ao Ar Livre (no Minhocão) e sessões no Circuito Spcine. A exposição de jogos ocorrerá de 22 a 26 de novembro, das 13h às 18h, apresentando jogos desenvolvidos por estudantes, projetos incubados pela Spcine e AdeSampa, além de conteúdo de estúdios convidados já estabelecidos no mercado.

O público terá a oportunidade de participar, gratuitamente e com vagas limitadas, de workshops com profissionais do universo do desenvolvimento de jogos. As oficinas serão presenciais nos dias 22 a 24 de novembro, no Centro Cultural Olido, abordando temas como Construção de Narrativas, Criação de Jogos e Marketing para Jogos. Também será possível participar de uma Game Jam, uma competição de desenvolvimento de jogos. O objetivo é ensinar e oferecer oportunidades para pessoas que nunca criaram um jogo antes. No final, os participantes concorrerão a um prêmio de 24 mil reais, divididos entre os três primeiros colocados.

A programação de Realidade Virtual da Semana Geek SP contará com quatro experiências imersivas paulistanas disponíveis ao público na Galeria Olido, das 13h às 18h. O acesso é gratuito e livre. Destaque para Batida SP e HQ VR Leitura, experiências inéditas com estreia no evento, além de Drone Blaster com simuladores, e YUKI em realidade mista.

Como parte da programação do evento, haverá o Cinema Ao Ar Livre durante o sábado e domingo no Minhocão, com a exibição de Super Mario Bros. – O Filme, Desaventureiros (WebSérie Maré Geek), Parasita, sucesso da Coreia do Sul vencedor do Oscar de Melhor Filme, e Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker.

Nos dias 22, 23 e 26 de novembro, 17 salas do Circuito Spcine de diversos pontos da cidade (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e os 15 CEUs) exibirão os filmes Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Slam Dunk – The First Slam Dunk e Gran Turismo – De Jogador a Corredor. Na sala da Biblioteca Roberto Santos também será exibido o filme Homem-Aranha: Através do Aranhaverso nos mesmos dias.

Além disso, no Centro Cultural Olido, o Circuito Spcine oferece uma programação sintonizada com os lançamentos independentes e a memória das sessões em 35 mm, com a exibição dos filmes: Constantine, de Francis Lawrence, no dia 23, às 16h; Batman, O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, no dia 24, às 16h; e Harry Potter e a Pedra Filosofal, de Chris Columbus, no dia 25, às 13h.