Fabio Braga/Pivô Audiovisual/Divulgação
Fabio Braga/Pivô Audiovisual/Divulgação

Cyclone | Nova edição do passeio Consolação e Suas Vozes será dedicada à Miss Cyclone

A visita noturna ao Cemitério da Consolação de novembro, realizada pelo coletivo O Que Te Assombra?, será dedicada à memória de Maria de Lourdes Castro Pontes, promissora escritora conhecida como Miss Cyclone ou “Deizynha” no círculo dos Modernistas brasileiros. O passeio do dia 28/11 vai percorrer os túmulos de personalidades que desempenharam papéis significativos na história da cidade de São Paulo e de todo Brasil.

A vida de Maria de Lourdes  inspirou o filme Cyclone, dirigido por Flavia Castro (Deslembro), que reimagina sua história a partir de um olhar contemporâneo. A obra chega aos cinemas em 4 de dezembro, com distribuição da Bretz Films, narrando a história de uma escritora talentosa e persistente, lutando para não ser silenciada na São Paulo do início do século XX. O filme é uma produção Mar Filmes e Muiraquitã Filmes, em coprodução com a VideoFilmes e com a Claro.

Na trama, Luiza Mariani (Todas as Canções de Amor) é Daise, uma operária que divide seu tempo entre o trabalho em uma gráfica, onde garante seu sustento, e sua paixão pela dramaturgia. Quando ganha uma bolsa para estudar teatro em Paris, logo descobre que o maior obstáculo para realizar seus sonhos é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.

Diante dos poucos registros sobre a Cyclone da vida real, a roteirista Rita Pfiffer preenche as lacunas da sua trajetória e cria uma personagem original, capaz de honrar a memória da única mulher a participar do O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo, de Oswald de Andrade, na mesma medida que reflete os dilemas das mulheres modernas.

O longa é um projeto pessoal de Mariani, que interpretou a protagonista no teatro e há 20 anos trabalha para levá-lo para as telonas. Não à toa, além de estrelar o filme, ela também assina a produção ao lado de Joana Mariani e Eliane Ferreira, e colabora no roteiro de Piffer.

O elenco de Cyclone ainda conta com Eduardo Moscovis (Ela e Eu), Karine Teles (Benzinho), Luciana Paes (Sinfonia da Necrópole), Magali Biff (Pela Janela), Rogerio Brito (Um Ano Inesquecível – Primavera) e Ricardo Teodoro (Baby).

Cyclone chega aos cinemas em 4 de dezembro.

PASSEIO HISTÓRICO NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

O passeio vai percorrer os túmulos de personalidades que desempenharam papéis significativos na história da cidade de São Paulo e de todo Brasil. Serão abordados o tema dos milagreiros de cemitérios, além de explorar a arte tumular de modo geral e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes da Cidade de São Paulo.

Segue o link para a reserva dos ingressos:
https://www.sympla.com.br/evento/consolacao-e-suas-vozes-visita-noturna-monitorada-no-cem-consolacao/3212833

Essa é uma iniciativa de O Que Te Assombra? com a Professora Viviane Comunale @patrimonio_funerariosp e @estudoscemiteriais com supervisão e apoio da @consolaresp

Data: sexta-feira, 28/11 das 19h30 às 21h45
Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP) – encontro diante da Capela central do cemitério.
O passei é gratuito, mas sugerimos aos participantes doação voluntária de alimentos que serão destinados ao projeto @solidariedadevegan – que provém alimento a pessoas em situação de rua.

O Cemitério possui uma fauna particular em que há a ocorrência de baratas.
É obrigatório o uso de calçados fechados!
Menores de idade podem participar da atividade, desde que acompanhados de adulto responsável.
Para dúvidas ou informações, colocamos à disposição o e-mail: [email protected]
Importante: em caso de chuva torrencial, a visita está automaticamente cancelada.

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas