Durante a CCXP25, conversamos com William Pinheiro, Head De Marca da FANLAB, marca do grupo Riachuelo que contou com uma loja de 270 m² durante o evento, consolidando sua posição como o destino de compras definitivo para os fãs. Os produtos licenciados da marca se tornaram alguns dos mais aguardados pelos visitantes da convenção, que já esperam encontrar algumas novidades antes mesmo delas chegarem às lojas.
William Pinheiro explicou o que mudou quando a Riachuelo resolveu lançar a FANLAB, que não apenas é a marca geek, mas possui lojas próprias voltadas para os produtos licenciados de personagens. “Quando a gente fala de um produto para fãs, em um nível que não é um mercado de massa como o da Riachuelo, mas uma loja dedicada, eu consigo explorar muito mais o universo, tá? Eu faço uma estampa, faço um produto e os fãs se relacionam com aquele produto de uma maneira muito mais profunda. Então, eu tenho peças aqui que se você não conhece a franquia, você não vai entender. Só um fã mesmo reconhece. A gente consegue colocar uma autenticidade, um diferencial de produtos muito grande. Então, isso é um ponto. Quando você trabalha no mercado de massa, a gente tem que ser um pouco mais óbvio. Quando você trabalha num mercado dedicado para fãs, consegue explorar muito mais o universo daquela franquia. Outra coisa que acho que mudou muito é o quanto eu consigo entregar qualidade de matéria-prima e detalhamento. O fã exige isso”.
Quem conhece os produtos da FANLAB percebe que eles realmente tem diferenças em relação aos produtos de personagem da Riachuelo, “eu quero uma coisa que dure muito, que as pessoas tenham a experiência e a autenticidade. Então, quando a gente fala de matéria-prima, por exemplo, a gente tem produtos de suedine, então você sente no toque. A gente investe um pouco mais. O fã gosta disso. Ele sente que vale a pena comprar aqui”.
“A
Riachuelo tem mais de 400 personagens e franquias em contrato. A gente tem uns 40 contratos. Junta tudo, é muita coisa. A gente não consegue usar esse portfólio inteiro. Mas a Fanlab usa muito desse portfólio. Então, uma das coisas que a gente mais se identifica e que mais pediam para a gente quando a gente ainda era Riachuelo, sem ser FANLAB é ‘onde é que a gente vai ter isso o ano inteiro? Onde é que eu vou comprar uma peça de Gilmore Girls o ano inteiro não só na CCXP?’ Hoje a gente consegue entregar isso. Então, a gente trabalha uma diversidade de marcas e personagens gigantesca porque a gente agora é uma loja de destino para o fãs de Cultura Pop”, ele completa. Para a CCXP25, a FANLAB levou algumas novidades, entre elas a coleção de quatro peças novas de Percy Jackson, em parceria com a Disney. Também lançaram produtos temáticos de Supernatural, afinal o evento contou com uma programação para comemorar os 20 anos da série. E para os que não puderam comparecer ao evento ou não são de São Paulo, itens que foram lançados pontualmente para o evento, irão para as lojas, incluindo a loja online – aproveite nosso cupom POLTRONALAB e finalize sua compra com descontos.Além da enorme quantidade de personagens e franquias, a marca também tem diversidade de produtos, “uma coisa que eu acho que mudou muito também é o quanto a gente consegue ter múltiplas categorias. Então, eu trabalho em Star Wars com itens de beleza, camiseta, garrafa, caneca, produtos de inverno. Esse ano, a gente está lançando o Ugly Sweater aqui, que a galera está apaixonada. A gente fez um Star Wars e de Harry Potter. O que é difícil é a pessoa entrar na FANLAB e não sair com nada. Tem bastante coisa”.