Conversamos com Mariana Dall’Acqua, vice-presidente de marketing Latam na Copag

Durante a CCXP25, conversamos com Mariana Dall’Acqua, vice-presidente de marketing Latam na Copag, que falou sobre os produtos da empresa centenária e também sobre as apostas para o público geek que visita o evento.

Dall’Acqua explicou que a Copag trabalha com três categorias de produtos, incluindo os famosos baralhos. “A gente tem uma linha de jogos enorme, jogos infantis, jogos para a família, jogos estratégicos para mais adultos. E aí a gente tem a linha que a gente chama de Trading Card Game, que é o jogo de Pokémon, e a gente está com o lançamento principal aqui na CCXP, que é do Lorcana. Lorcana foi lançado em 2023 e é uma junção da Ravensburger, que é uma empresa alemã, com a Disney. E a gente foi escolhido para fabricar, distribuir e fazer todos os eventos aqui de Lorcana, como a gente faz com o Pokémon”. 

Desde que chegou ao Brasil, Pokémon tem sido uma febre e pelo jeito, os fãs do jogo seguem muito animados a cada lançamento. Pokémon, vocês sabem que está na hype total, as pessoas falam sobre o quando as cartas valem, etc e tal. Mas a gente está mesmo em um ano incrível de Pokémon. Pra vocês terem ideia, a gente lançou esse ano 74 SKUs de Pokémon, isso é enorme. E Lorcana vem no mesmo sentido de ter as expansões igual Pokémon. A gente lançou todas as expansões esse ano, a gente está na número 9. Nos Estados Unidos está na 10, ano que vem a gente começar a 10 em janeiro e depois vai começar a lançar simultaneamente até a 14, que é o que vem para o ano que vem de Lorcana”.

A executiva falou um pouco mais sobre a nova aposta da empresa, o Disney Lorcana. “Além, óbvio, de essas cartas serem lindas, é muito bacana que são feitas por designers do mundo inteiro, não é uma coisa só lá da própria Ravensburger ou da Disney. A mecânica é super interessante, é uma mecânica de alta jogabilidade. Às vezes as pessoas olham e acham que porque é da Disney, é um negócio super infantil, mas não, é para um público mais velho. Óbvio que as crianças vão acabar colecionando, como muito acontece com Pokémon, porque a gente tem o pessoal que joga e o pessoal que coleciona. As crianças querem as cartas raras, mas é um jogo em que é uma mecânica mais robusta e super estratégica”. Claro, quando se trata de TCG, os jogadores querem provar que são os melhores e é por isso que no ano que vem acontecerão os primeiros torneiros de Disney Lorcana no Brasil. “A gente vai fazer o primeiro evento, o torneio que a gente chama de Challenge, em 28 de abril do ano que vem. E a gente vai ter mais dois no ano que vem, mas ainda não posso falar as datas”.

Além dos jogos que envolvem cartas, a Copag também possui um catálogo extenso de jogos de tabuleiro, incluindo as versões física e digital de Perguntados
Sequence, Urbs e muitos outros. Segundo Mariana Dall’Acqua, o próximo ano contará com novas versões de alguns dos jogos mais queridos, incluindo alguns temáticos da Disney. “Hoje eu posso dizer que os baralhos são 50% do nosso negócio. Com os outros produtos, acho que é uma forma bacana que a gente encontrou também de estar presente, se comunicar com o público mais jovem, com outro tipo de comunidade. Óbvio, ao longo do tempo a gente muda um pouco o jogo, pode ser um futuro jogador de baralho quem no momento é o jogador de TCG, mas acho que a ideia é essa, estar presente com todos os tipo de público”.  

O estande da marca durante a CCXP25 contou com mesas para os que queriam aprender a jogar, além de uma lojinha com baralhos especiais temáticos do Mickey, Stitch, Friends, Harry Potter e muitos outros. Quem não pode conferir tudo isso ao vivo, pode entrar no site da Copag e acompanhar todas as novidades da marca. 

 

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas