ABRIN | Principal evento de brinquedos da América Latina realiza 42ª edição em 2026

A Feira Abrin, maior evento de brinquedos da América Latina, se prepara para dar início à sua 42ª edição e reforçar seu papel como principal plataforma de negócios, lançamentos e tendências do setor brinquedista no continente. Neste ano, o evento reúne cerca de 175 expositores, representando mais de 200 marcas, e apresenta 1.500 lançamentos, além de cinco atrações inéditas. Realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, a feira tem expectativa de receber cerca de 20 mil visitantes, entre lojistas, distribuidores, licenciadores, fabricantes e profissionais da cadeia produtiva, reforçando seu papel central na geração de negócios, na troca de conhecimento e no fortalecimento de toda a cadeia produtiva do setor.

Um dos grandes destaques desta edição é a Rota Abrin Trends, projeto proprietário da feira voltado à curadoria de lançamentos, tendências e inovação, que tem como foco ampliar a visibilidade dos expositores e conectar marcas aos principais compradores do setor. O programa terá curadoria especializada e divulgação ativa nas redes sociais e site oficial, além de destaque no aplicativo do evento e campanhas, estendendo a exposição dos lançamentos para além do período da feira.

Outras atrações também estarão disponíveis ao longo da feira, como o Abrin Talks, uma arena de conteúdo dedicada a debates, palestras e painéis com especialistas do setor, abordando temas estratégicos como inovação, comportamento de consumo, desafios do varejo e perspectivas para a indústria de brinquedos, e o Abrin Cast, podcast oficial da feira, que transforma o espaço em um estúdio ao vivo, registrando conversas com marcas, executivos e especialistas sobre o presente e o futuro do setor.

Entre os nomes já confirmados no Abrin Talks estão Ronaldo Souza, o Gato Galáctico, com o tema Como Nasce um Sucesso Infantil: A Trajetória do Gato Galáctico; Caio Camargo, com o tema Varejo em tempos de agentes de IA: Operação é o novo marketing; Mariana Bloise, Client Solution Team Lead – Mid-Market no TikTok, com o tema TikTok Shop: A Era do Discovery Commerce. O novo caminho da cultura ao comércio. e Miguel Vives, ex SVP da Disney América Latina, conselheiro, consultor e palestrante, com o tema A Magia do Relacionamento.

Setor de brinquedos em expansão

O Brasil segue um consumo per capita de brinquedos em ascensão, com uma média atual de 12 unidades por criança ao ano. Esse dado complementa um movimento natural de evolução positiva – mesmo em um cenário econômico inconsistente. Pesquisas da Abrinq constataram um aumento considerável de 2024 para 2025, com o faturamento total do setor de brinquedos registrando um crescimento de 1,86%, e alcançando R$ 10,3 bilhões no varejo brasileiro, demonstrando sua estabilidade e capacidade de expansão.

Fernando Ruas, CEO da Francal, defende que a feira tem um papel fundamental no fortalecimento do setor: “A Abrin acompanha de perto essa transformação do mercado, reunindo marcas e lançamentos que dialogam tanto com diversos públicos, reforçando o papel da feira como um termômetro das tendências do mercado de forma intergeracional.”

A produção nacional também registrou crescimento mínimo, com alta de 0,46%, indicando um movimento gradual. Já os brinquedos importados se destacaram com desempenho acima da média do mercado, crescendo 4% garantindo sua participação no faturamento total do setor.

Kidults e o público jovem e adulto

Entre os segmentos que mais impulsionaram esse resultado estão os jogos de tabuleiro e cartas, que tiveram um crescimento expressivo de 16%, segundo dados da Abrinq. O desempenho reflete a valorização de produtos ligados à socialização, ao entretenimento offline e às experiências compartilhadas. Outro destaque foram os blocos de construção, que avançaram 17% no mesmo período, impulsionados pela busca por brinquedos que estimulam criatividade e raciocínio lógico.

Essas categorias estão fortemente associadas ao fenômeno dos chamados kidults, que engloba brinquedos consumidos também pelo público jovem e adultos. Embora não seja possível mensurar com precisão a participação de cada faixa etária nas compras, o crescimento de dois dígitos desses segmentos aponta para uma expansão relevante do mercado além do público infantil.

“Quando analisamos conjuntamente o crescimento de 16% em jogos de tabuleiro e cartas e de 17% em blocos de construção, observamos uma impulsão bastante significativa e que deve continuar em linha crescente” afirma Synésio da Costa, presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). “Esse número não representa um recorte etário específico, mas evidencia a força de categorias que acompanham as mudanças sociais e que dialogam fortemente com o público de diversas gerações e idades.”

Diante de um cenário de evolução contínua do setor ao longo dos últimos anos, a Abrin 2026 se torna uma edição estratégica, com perspectivas positivas de expansão e o desafio de elevar ainda mais o patamar do principal evento da indústria de brinquedos da América Latina.

SERVIÇO

ABRIN 2026 – 42ª Feira Internacional de Brinquedos
Dias e horários: De 1 a 3 de março, das 10h às 20h / 4 de março, das 10h às 18h.
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo – SP
Site oficial ABRIN 2026 – clique aqui

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas