Silvio Santos, o maior comunicador da televisão brasileira, morre aos 93 anos

Divulgação

A manhã de sábado (17) começou triste para o Brasil. Silvio Santos, nascido Senor Abravanel, morreu em São Paulo aos 93 anos. Ele foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, considerado por muitos como o maior comunicador que já existiu no país. Silvio estava internado desde o início do mês depois de um quadro de H1N1 e segundo o hospital Albert Einstein, o apresentador morreu em decorrência de uma broncopneumonia.

Silvio Santos foi o responsável pelo surgimento do Sistema Brasileiro de Televisão em 1981, que hoje conhecemos como SBT. Ele liderou o Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e até hoje é um dos maiores marcos da indústria do programa de auditório brasileiro. Ele começou sua carreira trabalhando como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor. E foi nessa época que Silvio descobriu a locução de rádio.

Divulgação

O começo de sua carreira se dá depois que o empresário Manuel de Nóbrega o chamou para ser animador de seu programa na Rádio Nacional. Em 1958 foi chamado para assumir o Baú da Felicidade, que antes era de Manuel e que hoje sabemos ser uma das maiores lembranças ligadas a Silvio Santos. Diferente do que muitos pensam, porém, não foi no SBT que Silvio deu seus primeiros passos na televisão. O Programa Silvio Santos foi primeiro exibido na TV Globo.

Em 1975, Silvio comprou o Canal 11 do Rio de Janeiro e no ano seguinte inaugurou sua própria emissora, a TVS, o que o tirou da TV Globo. Em 81 o SBT era fundado e o Programa Silvio Santos seguiu como seu carro chefe. Programas como “Domingo no parque”, “Qual é a música”, “Show de calouros” e “Porta da esperança” logo se tornaram um fenômeno e uma marca do apresentador. Bordões como “Vem pra cá, vem pra cá” e “Quem quer dinheiro?” são até hoje uma referência da importância de Senor Abravanel para a telecomunicação brasileira.

Silvio deixa a viúva Íris Abravanel, as filhas Patrícia Abravanel, Silvia Abravanel, Rebeca Abravanel, Daniela Beyruti, Cintia Abravanel, Renata Abravanel.

Obrigada Silvio!