Robbie Coltrane, o Hagrid de Harry Potter, morre aos 72 anos

Robbie Coltrane, veterano comediante e ator escocês, que interpretou Hagrid nos filmes de Harry Potter, morreu aos 72 anos. Em um comunicado, sua agente Belinda Wright confirmou que o ator morreu no hospital perto de Falkirk, na Escócia. A causa da morte não foi divulgada, mas Coltrane teve problemas de saúde nos últimos dois anos.

Anthony Robert McMillan nasceu em 30 de março de 1950, em Glasgow, Escócia. Depois de se formar na Glasgow Art School, continuou seus estudos em arte na Moray House College of Education, em Edimburgo na esperança de se tornar um artista. Mas como suas tentativas não deram certo, Coltrane passou a fazer comédia stand-up em clubes da cidade. E ele mudou seu sobrenome em homenagem à lenda do jazz John Coltrane quando passou a atuar em Londres.

Foi com séries como A Kick Up the Eighties, The Comic Strip e Alfresco que se tornou um dos pilares das telas de TV britânicas. O papel de destaque de Coltrane foi interpretar o Dr. Edward “Fitz” Fitzgerald, um psicólogo criminal anti-social com um dom para resolver crimes, na série Cracker de Jimmy McGovern, que foi exibida entre 1993 e 2006.

Essa performance vencedora do BAFTA levou Coltrane a papéis em dois filmes de James Bond, ao interpretar Valentin Zukovsky em 007 Contra GoldenEye e 007 – O Mundo Não é o Bastante. Outro grande papel coadjuvante de Coltrane veio quando ele interpretou Rubeus Hagrid nos filmes da franquia Harry Potter.