Outubro Rosa no Universo Nerd

No mês de outubro é celebrado o Outubro Rosa, uma campanha internacional com objetivo de ressaltar a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama, tanto em mulheres quanto homens. Assim como acontece nas mídias, o universo das séries, do cinema e dos livros, já abordou o assunto de diversas maneiras, buscando sempre chamar atenção para a realidade de muitas pessoas.

Pensando nisso, o Poltrona Nerd resolveu reunir alguns filmes e livros que abordam o tema, assim como o nome de atrizes que já venceram essa doença e seguem firmes e fortes em seus trabalhos.

Coragem no Gelo (2003)

Divulgação

O filme é baseado em fatos reais e gira em torno de uma médica, que tem sua vida mudada ao descobrir que está com câncer de mama. O diagnóstico é feito enquanto ela trabalhava no Polo Sul, enfrentando baixas temperaturas enquanto aguarda por um resgate.

Já Estou com Saudades (2015)

Divulgação

Jess e Milly se conhecem desde a infância, se tornando melhores amigas rapidamente. A medida em que foram crescendo, cada uma seguiu seu caminho e obteve suas próprias realizações, mas sem deixar a amizade de lado. Uma se casou, teve dois filhos e construiu uma carreira de sucesso, enquanto a outra decidiu levar uma vida pacata ao lado do marido. Quando uma desejada gravidez finalmente acontece, a notícia chega quando Milly descobre ter câncer de mama. Um lindo filme sobre companheirismo, sobrevivência e superação.

Doce Novembro (2001)

Divulgação

Keanu Reeves e Charlize Theron são Nelson e Sara, duas pessoas que tem suas vidas cruzadas aleatoriamente. Ele precisa tomar um novo rumo, então ela sugere que ambos passem a viver juntos por um mês e, depois, se separem. Não é difícil adivinhar o que acontece entre as quatro paredes, mas quando Sara revela ter câncer, o relacionamento recém formado é posto à prova.

Minha Vida Sem Mim (2003)

Divulgação

Ann (Sarah Polley) tem 23 anos, vive uma vida normal com suas duas filhas e um marido (Mark Ruffalo) que passa boa parte de seu tempo procurando emprego. Ela trabalha todas as noites limpando uma universidade para sustentar a família, mas quando Ann descobre ter câncer e apenas dois meses de vida, ela resolve manter o segredo e não contar a ninguém. Buscando ter os últimos melhores dois meses, ela e prepara uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer.

Os Cães Nunca Deixam de Amar (Livro – 2013)

Divulgação/Universo dos Livros

O que pode ser mais emocionante do que uma história envolvendo superação e cachorros? Os cães nunca deixam de amar se baseia na história real de Teresa Rhyne, que está tentando colocar sua vida de volta no eixo após dois casamentos fracassados. Buscando um pouco de alegria em seu dia a dia, ela decide adotar Seamus, um beagle totalmente incorrigível e encantador. Como um balde de água fria, os veterinários atestam que o cãozinho tem um tumor maligno e menos de um ano de vida. Ao invés de se deixar derrubar por mais uma dificuldade, Teresa decide estudar tudo o que pode sobre a doença de Seamus. É então que o destino resolve pregar sua peça final: um câncer de mama. Juntos, os dois criam um relacionamento mais forte do que qualquer outra coisa, ensinando a todos o verdadeiro significado da palavra amar.

Um Amor para Recordar (1999)

Divulgação/Novo Conceito

O câncer é uma doença que assola famílias, independente de onde seja. Mesmo que o Outubro Rosa seja sobre a campanha pelo câncer de mama, existem livros que merecem ser lidos. Um Amor para Recordar, de Nicholas Sparks,  narra a vida de Landon Carter, o popular do colégio. Quando tenta encontrar um par para o baile, Carter fica sem opção e acaba escolhendo Jamie Sullivan, a filha sem sal do pastor da cidade. Os dois acabam se conhecendo melhor e tem suas vidas entrelaçadas da forma mais bonita possível. Ao descobrir que ela tem câncer, Landon resolve ajudá-la a viver a vida da melhor maneira.

Maggie Smith

Divulgação

Nossa eterna Professora Minerva. Poucos sabem, mas Maggie Smith enfrentou um câncer de mama durante as gravações de Harry Potter o Enigma do Príncipe. Mostrando a mulher forte que é, Maggie ainda fez piada sobre o assunto durante uma entrevista:

“Há vantagens no câncer, você sabe. Minha quimioterapia animou o departamento de maquiagem de Harry Potter porque a peruca fixava muito mais fácil sem um único fio de cabelo na minha cabeça.”

Cynthia Nixon

Foto via: Daily Mail

A Miranda de Sex and the City enfrentou um câncer entre os anos de 2007 e 2008. Nixon revelou ter mantido a doença em segredo para evitar o acúmulo de fotógrafos na porta do hospital.

Jane Fonda

A protagonista de A Sogra e diversos outros sucessos cinematográficos teve de passar por uma mastectomia em 2010, mesmo ano em que seu câncer foi diagnosticado. Jane declarou nunca ter tido medo da morte e, inclusive, disse ter percebido isso através do câncer.