O Silmarillion pode ganhar adaptação pela Amazon Studios

Divulgação

A série O Senhor dos Anéis da Amazon supostamente obteve os direitos de Tolkien para adaptar a história de O Silmarillion e os Contos Inacabados de Tolkiens, ou pelo menos partes deles. Esta informação vem de um “relatório de espionagem” publicado no TheOneRing.net. De acordo com o relatório, “pela 1ª vez na história, elementos e passagens de ‘O Silmarillion’ e ‘Contos Inacabados’ são licenciados pela Amazon Studios para a adaptação do seriado.

O significado deste acordo de licenciamento pode não ser imediatamente importante para alguns fãs, ou então confuso para outros no que diz respeito às trilogias de filmes O Senhor dos Anéis e Hobbit de Peter Jackson. O Silmarillion é uma das histórias mais conhecidas e complexas de Tolkien, que licenciou originalmente esses quatro romances na década de 1960, e esse acordo eventualmente renderia as duas trilogias de Jackson. Na época, ele ainda estava trabalhando no Silmarillion e em várias outras histórias ambientadas na Terra-média. Esses contos seriam publicados postumamente pelo filho de Tolkien, Christopher Tolkien, com as histórias incompletas constituindo o volume Contos Inacabados de Númenor e a Terra-média.

Divulgação

É dito que o espólio de Tolkien considera O Silmarillion a maior obra do autor e o tem em especial consideração. De acordo com o próprio Jackson, a propriedade não amava as versões filmadas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit e não mostrou nenhum interesse em licenciar as histórias remanescentes da Terra-média de Tolkien.

“Eu não acho que a propriedade de Tolkien gostou desses filmes”, disse Jackson durante uma aparição na San Diego Comic-Con em 2012 (via Tolkien Library). “Eu não acho que O Silmarillion irá a lugar nenhum por muito tempo. ”

Ao que parece, a propriedade confiou as obras restantes de Tolkien, pelo menos em parte, à Amazon para fazer esta nova série. Não deveria ser surpresa que o relatório também declara que o espólio de Tolkien está muito mais diretamente envolvido na série Amazon do que em qualquer adaptação anterior do material. De acordo com o relatório, três especialistas em Tolkien e a tradição da Terra-média estiveram no set durante a produção, e a propriedade está “muito feliz com a forma como as coisas estão progredindo”.