Nickelodeon Nickelodeon

O que significa Nickelodeon? Explicamos a origem do nome

Divulgação

Nickelodeon agora é sinônimo de desenhos animados e programas de TV voltados para crianças e adolescentes. Embora agora existam muitos canais de TV com conteúdo para o público mais jovem, o Nickelodeon continua sendo o favorito não apenas entre as crianças, mas também entre os adultos que cresceram assistindo aos clássicos Nicktoons e programas como All That e O Show Da Amanda. O Nickelodeon, de propriedade da Warner-Amex Satellite Entertainment, foi lançada em 1979 e foi o primeiro canal a cabo para crianças. Em 1986, juntamente com as redes irmãs MTV e VH1, o Nickelodeon foi vendido para a Viacom, sua casa até hoje.

Em quatro décadas, o Nickelodeon se destacou por sua variedade de conteúdo para crianças entre 2 e 17 anos, introduzindo canais irmãos e blocos de programação para alcançar melhor seu público-alvo – por exemplo, o Nick Jr. foi lançado em 1988 como um bloco da manhã para crianças pré-escolares e abrigava shows como O Castelo de Eureka, Ilha Gullah Gullah e As Pistas de Blue. Mas o canal é talvez mais lembrado por sua série de animação original coletivamente conhecida como Nicktoons, que começou em 1991 com Doug, Ren & Stimpy e Rugrats: Os Anjinhos.

Divulgação

Desde então, a rede se ramificou com canais como TeenNick (voltado para adolescentes e adultos jovens, com programas como Drake & Josh e Zoey 101), NickRewind (com clássicos que foram ao ar no final dos anos 80, 90 e início dos anos 2000), NickMusic (videoclipes e conteúdo relacionado a música de jovens artistas pop) e TV Land, que se concentra em programas de TV clássicos como Bonanza e Super Gatas, além de conteúdo original como Younger. Todos eles têm o selo Nickelodeon em seus nomes (exceto, é claro, o TV Land), mas o que exatamente Nickelodeon significa e o que isso tem a ver com o canal e seu conteúdo?

Ao contrário do que muitos acreditam, Nickelodeon não é uma palavra inventada para dar nome a rede, mas um tipo de teatro do início do século XX. Os Nickelodeons foram o primeiro tipo de espaço para exposições internas dedicado à exibição de filmes e receberam o nome do custo de entrada (uma moeda de cinco centavos de dólar, também chamada de nickel) e da antiga palavra grega odeon, que se refere a um teatro coberto. Eles se caracterizavam pela exibição contínua de curtas-metragens e músicas ilustradas e, apesar de não serem exatamente os lugares mais confortáveis, com assentos de madeira e pouca ventilação, eram bastante populares. À medida que as cidades e o público cresciam, os nickelodeons precisavam de auditórios maiores, mas a chegada dos longa metragens deu lugar a cinemas maiores e mais confortáveis ​​(embora custassem o dobro do preço), deixando para trás os nickelodeons.

Divulgação

A rede começou em 1977 sob o nome de Pinwheel Network, um canal a cabo que transmitia um programa chamado Pinwheel todos os dias das 7h às 21h. Em 1979, o nome foi alterado para Nickelodeon e o novo canal foi lançado, seu primeiro logo foi um homem usando um cinetoscópio. O designer e consultor criativo Joseph Iozzi explicou que Nickelodeon parecia um nome natural para o canal, pois o nickelodeon era “um dispositivo da virada do século para distribuir entretenimento”, e o som da palavra era “agradável e fácil de ser dito”. Obviamente, o logo passou por várias reformulações depois disso, com o  mais famosos deles estreando em 1984, mas o nome e a essência da rede sempre permaneceram os mesmos. O nome Nickelodeon carrega muita história e se encaixa na missão de entreter crianças e adolescentes (e adultos também, mesmo que não sejam o público-alvo), mostrando continuamente desenhos animados (que, de certa forma, podem ser considerados curta-metragens) e outros conteúdos, embora em configurações obviamente muito mais confortáveis do que os antigos nickelodeons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *