Marvel responde ao uso da caveira do Justiceiro pelos policiais

Divulgação

A Marvel Comics respondeu os fãs que estavam pedindo à Disney para processar os policiais que estão usando o símbolo do Justiceiro sem autorização. A editora de quadrinhos disse que está “levando a sério” qualquer uso não licenciado do icônico emblema de crânio, à medida que os protestos ao redor do mundo continuam. Infelizmente, alguns policiais usavam emblemas e tinham decalques do famoso crânio, alguns com elementos do Blue Lives Matter (Vidas Azuis Importam, em tradução livre) adicionados.

Desde que estreou, O Justiceiro tem sido um assassino implacável, que não segue a lei – em vez disso, ele usa a violência para obter sua própria forma de justiça. Ele não é alguém que deve ser idolatrado, especialmente por aqueles que deveriam proteger e servir. Nos quadrinhos, Frank Castle disse aos policiais para parar de usar seu símbolo, chegando a ameaçá-los. O co-criador do personagem, Gerry Conway, também expressou frustração com a polícia usando o símbolo, chamando os policiais que os exibiram de “uma desgraça”.

James Whitbrook, do io9, procurou a Marvel Comics para falar sobre o uso do símbolo do Justiceiro e a resposta foi que eles estavam “levando a sério” qualquer uso não licenciado do logotipo do Justiceiro. Isso aconteceu depois que criadores de quadrinhos, incluindo Matt Wilson, Mags Visaggio, Eric Palicki e Kat Verhoeven se juntaram aos que pediam a Disney para agir. Palicki argumentou que a Disney havia processado antes por uso indevido da arte.

O próximo passo é agir e impedir que os policiais usem a caveira sem permissão. Frank Castle é um matador sem escrúpulos e não alguém que a polícia deveria tentar imitar. Que a caveira do Justiceiro seja utilizada apenas em quadrinhos, filmes e televisão – e não como propaganda da policia.