Joaquin Phoenix nomeia filho homenageando seu irmão River

River Phoenix/Divulgação

O ator Joaquin Phoenix e sua noiva, a atriz Rooney Mara deram as boas-vindas ao primeiro filho, um menino chamado River, em homenagem ao falecido irmão de Phoenix.

River Phoenix morreu em West Hollywood em 1993, aos 23 anos, de overdose de drogas. Como ator, ele era conhecido por papéis em filmes como Conta Comigo, O Peso de um Passado e Garotos de Programa. Na televisão, ele compartilhou a tela com o irmão mais novo Joaquin em um episódio de 1982 de Sete Noivas para Sete Irmãos e em um episódio de 1984 de Afterschool Special.

Phoenix, 45, e Mara, 35, se conheceram durante as filmagens do filme Ela de 2013, dirigido por Spike Jonze. Eles co-estrelaram os filmes de 2018 Maria Madalena e A Pé Ele Não Vai Longe. Ambos os atores são conhecidos por manter a privacidade. Mas após uma série de aparições públicas juntos, foi relatado em 2019 que o casal estava noivo. A gravidez de Mara foi relatada em maio deste ano.

O nascimento de seu filho foi anunciado pelo diretor russo Victor Kossakovsky (via Max California’s Lover) em 27 de setembro no Festival de Cinema de Zurique. Kossakovsky, que colaborou com Phoenix no documentário Gunda, também confirmou que o bebê recebeu o nome do falecido irmão de Joaquin. Este é o primeiro filho de Phoenix e Mara.

Joaquin Phoenix raramente fala sobre sua vida pessoal em entrevistas, apesar de seus anos como figura pública e da história de dramas e tragédias familiares. No entanto, ao aceitar vários prêmios por sua atuação em Coringa, o ator fez várias referências à noiva Rooney Mara e a seu falecido irmão River Phoenix. Mais notavelmente, seu discurso de aceitação ao ganhar o Oscar de Melhor Ator incluiu uma letra escrita por seu irmão mais velho. Embora as perguntas sobre seu filho em entrevistas futuras sejam inevitáveis, o público não deve esperar que Phoenix se aprofunde muito sobre por que escolheu homenagear seu irmão dessa forma.

River Phoenix foi corretamente considerado um dos melhores atores de sua geração. Ele foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar de 1988 por O Peso de um Passado e estava claro que seu melhor trabalho ainda estava por vir, seja nas telas como ator, no palco como músico ou na sociedade como um ativista. A decisão de Joaquin Phoenix e Rooney Mara de nomear seu filho River deve ser a única declaração que o casal precisa fazer sobre a importância e o legado do falecido ator.