Geek City 2019

Durante o final de semana estivemos presentes no Geek City, o maior evento de cultura pop e tecnologia da região sul do Brasil, que aconteceu entre os dias 30/08 e 01/09 em Curitiba, Paraná.

O evento contava com uma série de estandes interativos para a divulgação de filmes e séries, lojas de produtos relacionados ao universo geek, uma área para artistas apresentarem e venderem suas produções e dois palcos principais, o Arena Games e o Main Stage.

A Arena Games, onde eram mostrados conteúdos sobre jogos e eSports, também foi o palco das competições de jogos como Counter Strike e DOTA.

Já o Main Stage foi o local onde ocorreram os painéis e entrevistas com os principais convidados. No sábado teve um painel da SporTV com Gordox, Chandy Teixeira, Tarso Araujo e Jonathas Vargas que explicaram tudo sobre eSports e como esse mercado está crescendo e oferecendo oportunidades até para os que não são bons em jogar. Garcia Jr. (He-man) também esteve no palco principal e falou sobre sua trajetória como dublador.

A atração mais aguardada do dia foi Alex Høgh Andersen, conhecido por interpretar Ivar na série Vikings. O ator dinamarquês falou sobre seu trabalho na série do History, sobre as dificuldades de interpretar um personagem com uma deficiência física que é tão diferente dele como pessoa e também sobre seu trabalho como fotógrafo. Durante o painel o ator revelou estar solteiro, o que rendeu muitos gritos da plateia e disse que pretende ir ao Rio de Janeiro. Além do painel, Alex também tirou fotos e distribuiu autógrafos para os fãs. Paul Zaloom, o Beakman da série dos anos 90 também participou de fotos e autógrafos no sábado, ele estava caracterizado como seu icônico personagem.

Para finalizar o dia, o palco principal realizou um concurso de cosplay – algo que não poderia faltar em uma convenção do gênero.

Domingo, o último dia de Geek City 2019, começou com uma coletiva de imprensa com o ator Alex Høgh Andersen, na qual ele revelou que pretende voltar a trabalhar em seu país natal, a Dinamarca, pois sente que pulou alguns estágios em sua carreira ao conseguir seu primeiro grande papel em uma série mundialmente conhecida como Vikings. Falou sobre a dificuldade de trabalhar em um outro país, falando em inglês e tendo que se arrastar na lama, coberto de sangue falso nas locações geladas e chuvosas da Irlanda. Alex também disse que gostaria de continuar interpretando personagens completamente diferentes dele, como uma drag queen, um viciado em drogas ou qualquer outro personagem que o desafiasse.

O ator foi perguntado sobre o que acha das comparações entre Vikings e Game Of Thrones e revelou que gosta bastante, afinal ele adora Game Of Thrones, mas que era melhor manter isso em segredo, pois o criador de Vikings, Michael Hirst, não gosta nenhum pouco da série de fantasia da HBO. Alex disse que gosta muito de Breaking Bad, Mindhunter e mais recentemente virou fã de Euphoria.

Após a coletiva Høgh Andersen participou de entrevistas e passeou pela feira antes de ir para mais uma longa sessão de fotos e autógrafos, mais uma vez dividindo as salinhas com Paul Zaloom.

Enquanto isso, no palco principal rolava um painel sobre os 20 anos de Pokémon no Brasil com Rafael “Jiback” Brito e Renato “Penpas” Siqueira falando sobre a febre que os monstrinhos japoneses exercem nas crianças até hoje.

Logo depois foi a vez de James O’Barr, o criador de O Corvo, subir ao palco e falar sobre sua obra prima. O quadrinista falou sobre como o luto pela perda de sua namorada ainda muito jovem o levou a criar O Corvo, obviamente falou sobre a trágica morte de Brandon Lee durante as gravações da adaptação cinematográfica de sua obra e que Johnny Depp (Piratas do Caribe)foi considerado para interpretar o protagonista. O’Barr ainda criticou as grandes editoras de quadrinhos por exigirem muito dos quadrinistas e pagarem muito pouco, enquanto ganham milhões fazendo filmes sobre o que essas pessoas construíram.

Depois do painel com O’Barr foi a vez de Alex Høgh Andersen voltar ao palco principal, dessa vez para responder perguntas que os fãs deixaram para ele no estande do canal Fox Premium. Ele subiu ao palco enrolado na bandeira brasileira e agradeceu o carinho dos fãs. Além de falar mais sobre seu personagem em Vikings e sobre sua carreira como fotógrafo, Alex gritou como Ivar e revelou ter comido demais em uma churrascaria na noite anterior. Durante o painel foi exibido um teaser exclusivo da sexta temporada de Vikings.

Em seguida, Paul Zaloom subiu ao palco caracterizado para O Mundo de Beakman ao vivo no palco do Geek City. Assim como no programa dos anos 90, o ator apresentou fatos científicos com muito humor. Sem suas assistentes (foram 3 durante as temporadas da série) e o rato Lester, Beakman teve que contar com a ajuda de voluntários da plateia para atuarem como assistentes, pesquisadores e ratos de laboratório, todos usando perucas malucas. Durante o show o ator ainda aproveitou para criticar o presidente Donald Trump inúmeras vezes. Toda a nostalgia e o clima descontraído fizeram com que o show do Beakman fosse o painel mais cheio do evento!

Para finalizar a convenção aconteceu a final do concurso de cosplay, no qual cosplayers caracterizados como Ragnar Lothbrook, Gandalf e Jafar foram os vencedores.

Apesar de não ser uma convenção muito grande e com poucos estandes, a programação do Geek City foi realizada de forma que permite o visitante participar de praticamente tudo, sem ficar ocioso durante o dia. O espaço comporta bem o número de visitantes, o pavilhão estava cheio, mas sem ficar incômodo. No geral, é um evento que vale a pena visitar se você é da região e curte cultura geek.

Confira fotos e vídeos curtos nos destaques do nosso perfil no Instagram.

[masterslider id=”824″]