Você sabe o que significa o DC no nome da DC Comics?

A DC Comics é uma das maiores e mais bem-sucedidas editoras de quadrinhos do mundo. Com personagens como Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha e Flash em suas propriedades intelectuais estáveis, pessoas de todas as partes do mundo sabem que o nome DC é sinônimo de super-herói. Mas o que significa o DC da DC Comics?

Nem todo mundo sabe o que as duas letras de DC Comics realmente significam. Curiosamente, a empresa nem sempre usou esse nome, mas o adquiriu de uma de suas propriedades – o que torna o nome real da empresa de quadrinhos divertidamente redundante.

DC Comics Superman

Em 1934, a empresa que se tornaria a DC Comics se chamava National Allied Publications. Conhecida por produzir o tabloide New Fun: The Big Comic Magazine, as publicações originais em quadrinhos da National Allied Publications eram basicamente tiras de jornais publicadas em forma de antologia. As histórias em quadrinhos variavam em gênero – e incluíam comédia, westerns e histórias de aventura. Algumas das histórias também foram baseadas em super-heróis – incluindo uma versão inicial do Doutor Oculto criada por Jerry Siegel e Joe Shuster antes de eles inventarem o Super-Homem.

A National Allied Publications publicou mais tarde outras revistas antológicas, incluindo a Adventure Comics e a Detective Comics, que mais tarde evoluíram para as histórias em quadrinhos mais conhecidas da DC ainda hoje em publicação. Como o título de Detective Comics indica, a maioria de suas histórias trata de detetives de histórias em quadrinhos fictícias como Slam Bradley, outra criação de Jerry Siegel e Joe Shuster.

Nessa época, dificuldades financeiras fizeram com que o fundador da National Allied Publications, Malcolm Wheeler-Nicholson, fizesse parceria com Harry Donenfield, proprietário de uma gráfica e distribuidor de revistas. Os dois formaram a Detective Comics, Inc., usando o título de sua revista antológica como título comercial. A Wheeler-Nicholson acabou vendendo sua parte para a Donenfield e a Detective Comics, Inc. mais tarde trouxe as National Allied Publications de Wheeler-Nicholson.

Após a saída de Wheeler-Nicholson, a empresa publicou outro título, Action Comics, em 1938, que introduziu o Super-Homem em sua edição de estreia, iniciando o gênero moderno de super-heróis. Batman logo seguiu no Detective Comics # 27 de 1939 e o panteão de super-heróis da DC começou a tomar forma. Embora a empresa ainda fosse oficialmente chamada de National Allied Publications e mais tarde National Comics Publications, durante o início da década de 1940, seus quadrinhos começaram a incluir selos em suas histórias em quadrinhos, A DC Publication, A Superman DC Publication e mais tarde , Superman DC National Comics.

DC Comics Logo

Obviamente, DC significava Detective Comics em Detective Comics, Inc,  mas com todas as outras palavras no selo, o nome teve que ser encurtado. Os leitores começaram a se referir aos quadrinhos como DC Comics, embora a empresa não tenha mudado formalmente seu nome até 1977. Embora isso lhes desse uma marca sólida, não fazia muito sentido para quem percebesse que o nome completo da empresa era na verdade Detective Comics Comics.

Apesar da redundância, DC Comics era uma marca reconhecível que já estava fortemente ligada a alguns dos super-heróis mais populares. Pode ter nascido de um grupo confuso com seus nomes no meio de uma confusão corporativa, mas ninguém pode dizer que o nome da empresa não se tornou icônico por si só!