CCXP 2017 | Confira o que rolou no painel de Danai Gurira

Uma das convidadas mais aguardadas da CCXP 2017, Danai Gurira marcou presença em dois painéis no evento. A intérprete de uma das personagens mais emblemáticas de The Walking Dead já chegou chamando atenção pelo requinte e elegância. Apesar de muito criticada pela maneira como as fotos individuais foram tiradas, Danai era só sorrisos e elogios ao povo brasileiro. Visivelmente espantada com a quantidade de pessoas presentes no auditório, ela não perdeu a oportunidade de agradecer a todos os presentes. Tivemos a oportunidade de tirar uma foto e conseguir um autógrafo com a atriz (obrigada Trigg!) e podemos dizer com convicção que ela foi simpática e interativa. Seja quem tenha sido o responsável pela organização das fotos, as críticas não devem se concentrar apenas em Danai!

Mesmo tendo vindo para divulgar Pantera Negra, não há dúvidas de que a maioria dos fãs estava li para ver Michonne de perto. E ela fez a alegria de todos ao divulgar várias curiosidades ainda não conhecidas. Durante os testes para elenco, Danai disse ter ficado nervosa por ser fã do elenco e da série, além de só ter feito peças de teatro e filmes menores. Hoje em dia, após cinco anos de gravações, ela comentou sobre a proximidade de todos os envolvidos, se referindo a eles como família.

“Eu amo a minha família, as pessoas que eu trabalho com. Aqueles que vocês vêem e os que vocês não vêem. Desde o homem que coloca a minha peruca todo os dias, a mulher que faz minha maquiagem, até o cara que carrega as câmeras. Eles são pessoas maravilhosas e eu queria que vocês pudessem conhecê-los.”

Foto: Natália Luz / VEJA

E claro que ela respondeu sobre a convivência com os outros membros do elenco, como Norman Reedus (Daryl), Andrew Lincoln (Rick) e muitos outros.

“É incrível e eu acho muito engraçado que as pessoas achem ‘eles são sérios’. Qualquer um que passe um tempo perto de nós, irá perceber que nós realmente nos amamos muito e realmente gostamos da companhia uns dos outros. Eu sinto falta daqueles caras quando não estamos gravando, realmente sinto falta. E é por isso que é muito triste quando alguém deixa a série. Eu estou sentindo muita falta da Sonequa (Sasha), do Steven (Glen). Nós não conseguimos mais vê-los o tempo todo e é realmente muito bom estar perto deles. Andrew e Norman são hilários, você está sempre fazendo piada com eles.”

Durante o painel, foram mostradas diversas cenas de Michonne em The Walking Dead, principalmente as que ela usa suas duas espadas. Danai aproveitou para comentar o quão difícil foi se acostumar com os movimentos das armas, enquanto tentava transparecer naturalidade na série.

“Não são apenas os braços, você mexe com seus pés, seu quadril..tudo tem que se mover junto. Isso foi um processo completamente novo e eu sabia que tinha que honrar isso. Ela e suas armas estão meio que em um relacionamento, não são apenas armas, é uma parte dela, parte do corpo dela. Como na cena em que ela e Rick ficam juntos pela primeira vez, e as espadas estão do lado da cama! Foi parte daquele momento, como se nunca deixassem ela. Eu tive que aprender a achar isso dentro de mim, como se ela e as armas fossem um só”  

Foto: Natália Luz / VEJA

Aproveitando a deixa sobre a guerreira, Danai fez um discurso digno de rainha. Abordando a questão do empoderamento feminino, ela fez o auditório inteiro aplaudi-la de pé. Para ela, ser uma mulher africana independente e guerreira, que não precisa de alguém para salvá-la só por ser mulher, é algo extremamente prazeroso.

“A Michonne é forte, independente e não precisa ser salva. E na TV não tem muito isso. A ideia de que alguém sempre tem que salvar as mulheres…as mulheres é que salvam! E não é uma questão de tirar o poder dos homens, os dois tem poder! E isso é o que eu amo em The Walking Dead, porque você tem os dois! Como a cena em que minha personagem é apresentada, ela está resolvendo as coisas sozinha, ela não precisa que alguém venha salvá-la, ela sabe o que fazer, ela tem o próprio cérebro, ela sabe como usar o corpo.”

Mostrando que é gente como a gente, Danai ainda se revelou fã de Stranger Things e principalmente de Eleven (Millie Bobby Brown). Ela pediu desculpas pelo spoiler, mas comentou o quão feliz ficou durante uma cena da segunda temporada.

“Você vê aquela menininha falando ‘Meus amigos podem me salvar, mas eu também posso salvar eles.’ Ela sabe o poder que tem e o poder de uma menina ou uma mulher pode concertar o mundo. E nós temos que promover isso. Eu amei no fim de Stranger Things, desculpe se você não assistiu, alerta de spoiler, mas no fim temos a menininha resolvendo todo o problema, enquanto aquele homem está parado ao lado dela facilitando as coisas. Há uma parceria em questão, não é para dizer que os homens são inúteis e não precisamos deles. É uma questão de parceria”

Pantera Negra não ficou de fora, onde Danai, onde interpreta Oyoke, uma guarda-costa real de T’Challa (Chadwick Boseman). Ela revelou ser fã do universo Marvel e que nunca imaginou fazer parte dele. Quando perguntada sobre a melhor parte disso, ela não exitou em dizer:

“O melhor de tudo foi poder interpretar uma guerreira africana e poder falar em uma língua africana, porque isso era meu sonho. Então por esse sonho realizado, eu digo para vocês para acreditarem nos seus sonhos. Vocês brasileiros, vocês possam ser os melhores em tudo que quiserem fazer. Não deixem que as pessoas te digam o que fazer, seja quem vocês quiserem ser.