The Winds of Winter ainda não está pronto (e está muito longe disso)!

O homem responsável por As Crônicas de Gelo e Fogo, George R.R. Martin, contou recentemente a um jornal o atual status de “The Winds of Winter”, o sexto livro da saga ( de 7 livros). Desde o início ele declara ” Vocês não vao gostar. ”

“The Winds of Winter ainda não está pronto. Vocês estão desapontados e não estão sozinhos! Meus editores estão desapontados, a HBO está desapontada, meus agentes e tradutores estão desapontados…mas ninguém pode estar mais desapontado do que eu. Por meses eu não tenho desejado tanto algo quanto ser capaz de dizer ‘ Eu terminei e ja enviei The Winds of Winter antes do último dia de 2015’ “. – disse o autor

Martin continua e diz que o livro não apenas não está pronto, como não está nem perto de ser terminado.

“Eu ainda estou há meses de terminar…e isso é só se a escrita correr bem”

Martin explicou que esperava já ter terminado o livro no Halloween de 2015, mas não foi capaz de cumprir o prazo; o mesmo serve para o prazo de terminar até o final do ano.

“Não existem desculpas e nem ninguém para por a culpa…Mas não, eu não posso dizer quando irei terminar ou quando será publicado. O melhor que posso dizer baseado em conversas anteriores, é que Bantam (e presumidamente meu editor britânico também) podem ter a capa dura pronta dentro de 3 meses da entrega, se a agenda deles permitir. Mas quando será a entrega, eu não posso dizer. Eu não vou estabelecer outro prazo para eu mesmo não respeita-lo. Prazos apenas me irritam. “ – comentou Martin

Depois ele comentou sobre a preocupação dos fãs da série acabar dando algum spoiler dos livros e diz que a maneira como os fãs lidam com spoilers é problema deles, mas espera que eles ainda possam aproveitar tanto os livros quanto o programa de TV.

” Se a série vai dar spoiler dos livros? Talvez, sim e não. Olha, eu nunca achei que a série pudesse alcançar os livros, mas alcançou…Chegar onde chegamos, é inevitável, haverá certas revelações e mudanças no enredo da 6ª temporada de Game of Thrones que não ocorreram nos livros. Por muitos anos os meus leitores estiveram a frente dos meus espectadores. Esse ano, por algumas razões, o contrário irá acontecer. Como vocês irão lidar com isso….bom, isso é com vocês “ – disse Martin.

“Olha, eu li o romance de Andy Weir ‘Perdido em Marte’ antes de ter visto o filme, mas eu vi a produção da BBC ‘Jonathan Strange & Mr Norrell’ antes de finalmente me deparar com o romance de Susanna Clarke. Em ambos os casos eu amei o livro e amei a adaptação. Não tem que ser um ou outro, você pode preferir um ao outro, mas você ainda pode aproveitar os dois! “ – acrescentou o autor

Mas ele assegura aos leitores que ainda irão ter surpresas na história.

” Alguns dos spoilers que vocês talvez encontrem na 6ª temporada, podem não ser spoiler nenhum…porque a série e os livros divergiram, e vão continuar assim! “

Martin, continuou a a citar alguns exemplos e deu um aviso de spoiler para aqueles que ainda não viram todas as 5 temporadas e leram todos os 5 livros.

Sobre personagens que estão mortos no show, mas vivos no livro : ” Alguns deles irão morrer nos livros também, mas não todos, e alguns podem morrer em épocas diferentes e de maneiras diferentes

Sobre personagens que estão nos livros e não apareceram na série : “Muitos são pontos de vista de personagens, e mesmo aqueles que não são podem vir a ter um papel importante em ‘The Winds of Winter’ e ‘A Dream of Spring’  “. 

Ele terminou dizendo

“Aproveitem a série, aproveitem os livros. Enquanto isso, eu continuarei escrevendo. Um capítulo de cada vez, uma página de cada vez e uma palavra de cada vez. Isso é tudo o que eu sei fazer! ”