Quem é o Bispo Heahmund, papel de Jonathan Rhys Meyers em Vikings?

A quarta temporada de Vikings encaminhou seu desfecho com o episódio 20. Para quem ainda não o assistiu :

AVISO DE SPOILER AVISO DE SPOILER AVISO DE SPOILER AVISO DE SPOILER AVISO DE SPOILER AVISO DE SPOILER 

Nos minutos finais do último episódio conhecemos um novo personagem, até então inédito na série, apesar do rosto familiar. Caso você tenha se perguntado de onde o conhece, provavelmente já o deve ter visto em The Tudors, série de drama baseada na história do rei Henrique VIII de Inglaterra, encerrada em 2010.

Jonathan Rhys Meyers veio para garantir que os filhos de Ragnar terão um inimigo a frente nos episódios futuros. Que Meyers tem capacidade de interpretar um personagem completamente insano nós já sabemos, resta saber se será o bastante para levantar a audiência de Vikings. Com esse final de episódio, adição de um personagem vem bem a calhar!

“Eu sabia que precisava de um novo grande herói Saxão, um novo guerreiro, alguém que poderia realmente bater de frente com os Vikings. Eu descobri sobre os bispos guerreiros, que eram pessoais reais –  Heahmund foi uma pessoa real. Eles foram os precursores dos Cavaleiros Templários, eles eram extremamente inteligentes, extremamente bem educados, e lutavam contra oponentes espirituais, como os pagãos.Eram pessoas absolutamente religiosas, agora eles colocam uma armadura e lutam. Eles eram insanos, acreditavam totalmente no Cristianismo e sua mensagem, mas no campo de batalho eram frenéticos “ – disse o criador da série Michael Hirst.

Quando perguntado sobre Heahmund:

“Ele é um homem de Wessex e ele será um oponente a altura de Ivar. Toda sua vida foi sempre sobre compromissos intensos e passionais. Ele é a carta coringa, interpretado pelo Jonathan Rhys Meyers, sendo que ele próprio já é uma carta coringa. “

De acordo com as histórias anglo-saxônicas, Heahmund foi consagrado bispo em 867 e defendia sua igreja com unhas e dentes. O resultado disso são as inúmeras batalhas contra aqueles que iam contra suas crenças. Ele morreu em 871, na batalha de Marton ou Meretum, cuja duração foi de aproximadamente 2 meses. Acredita-se que o filho de Ragnar, Halfdan ( provavelmente a mesma pessoa que na série é retratado como Hvitserk) tenha liderado a oposição, que saiu vencedora. Dentre as perdas estava o Bispo Heahmund, que mais tarde foi declarado Santo pela Igreja Ortodoxa.  Ainda não sabemos como a série irá abordar o personagem, mas seria muito bom ter essa batalha retratada.

A quinta temporada de Vikings irá estrear no final deste ano, por isso não precisaremos esperar tanto assim por novidades.