Arrow | Produtor comenta sobre a chocante morte na série

Os fãs de Arrow foram surpreendidos (ou não) com uma chocante morte no último episódio exibido da série. Em uma recente entrevista ao site EW, os produtores executivos Marc Guggenheim e Wendy Mericle explicaram o motivo do chocante acontecimento.

Nota: Este post possui spoilers do 18º episódio da quarta temporada.

Depois de receber uma nova proposta de emprego, Laurel (Katie Cassidy) decidiu pendurar sua jaqueta de couro preta da Canário Negro. Isto até Damien Darhk (Neal McDonough) chamar a atenção da equipe Arrow, já que ele poderia conseguir a última peça do seu totem com Andy Diggle, que havia traído seu irmão. Com seus poderes mágicos restaurados, Darhk cumpre a promessa, que fez ao detetive Lance (Paul Blackthorne) por descumprir suas ordens, matando Laurel.

Marc Guggenheim explicou que precisaram dar um caminho mais “popular” para o final da temporada.

Nós começamos a temporada com uma promessa de morte e quando nós trabalhamos nas diversas possibilidades [de quem morreria], percebemos que a única coisa que nos daria um caminho mais popular para o final da temporada e na próxima temporada, infelizmente, seria Laurel, explicou Guggenheim.

Quando questionado se a decisão de matar a Laurel, foi por que os fãs não gostavam da personagem, o produtor negou.

O número de pessoas que não gostam da Laurel é provavelmente um grupo muito pequeno, por isso não é, como costumamos dizer, estatisticamente relevante. Sabíamos que isso irritaria muita gente, disse Guggenheim. Nós não estamos imunes ao “shipp” (fãs do casal Laurel e Oliver) e também não somos imune a internet controvérsia (…). Nós nunca tomamos decisões sobre a série, criativamente, por causa da internet.

O produtor também comentou sobre a diferença da série com os quadrinhos.

Nos quadrinhos, Dinah Lance e Oliver Queen, dependendo de qual versão do personagem você gosta, estão em um romance de várias interações”, disse Guggenheim. Isso, para algumas pessoas, é considerado verdadeiro e fiel,  e nós respeitamos isso. Mas ao mesmo tempo, nunca escondemos o fato de que estamos fazendo a nossa própria versão da mitologia do Arqueiro Verde. O Arqueiro tem tido tantas interpretações diferentes, a Canário Negro também teve várias interpretações diferentes ao longo dos anos, que nunca nos sentimos em dívida com uma interpretação em particular. Está é a nossa interpretação, gostando ou não, e eu reconheço que há muitas pessoas reclamando no meu feed do Twitter que não gostam da nossa interpretação. Eu respeito totalmente isso. Mas faz mais sentido para nós daqui pra frente, apesar do fato que nós amamos a Katie Cassidy, absolutamente amo a Katie.

Questionado sobre a possibilidade da personagem retornar na série, Mark Guggenheim explicou que há inúmeras formas de trabalhar com a atriz nas séries.

Não ter a chance de trabalhar com a Katie é pouco, dado o fato que agora vivemos em um universo onde existe ressurreição, terras paralelas, viagens no tempo, flashbacks – todas essas formas diferentes de manter Katie na família Arrow. Na verdade, veremos Katie em um episódio de The Flash, onde ela vai interpretar a versão de Laurel Lance da Terra-2. Katie também vai reprisar seu papel como Laurel da Terra-1 na segunda temporada de Vixen. A morte não significa adeus em qualquer uma dessas séries, mas nós fizemos uma escolha criativa e estamos aderindo a ela. Reconhecemos que a Canário Negro e Laurel possuem uma base de fãs incrivelmente leais, e Katie também possui uma base incrivelmente leal, mas a série nunca foi apenas sobre a história dos quadrinhos, ou sobre uma ou duas base de fãs em particular. Nós fazemos as escolhas criativas que sentimos para beneficiar a série como um todo e a história que estamos contando em geral”.

Sobre o que Laurel disse para Oliver no final do episódio, “vocês vão descobrir na quinta temporada”, comentou Guggenheim.

Arrow retorna com novos episódios em 27 de abril nos Estados Unidos, após um hiatus de duas semanas. Assista ao trailer do episódio no player abaixo!