Análise: Game of Thrones 6×07 – The Broken Man

Quando o episódio começou, achei que estava vendo a série errada, fiquei confusa nos primeiros segundos, cadê a abertura? Só tive certeza de que era Game of Thrones quando Ian McShane apareceu na tela, trazendo seu personagem irmão Ray (um ex-soldado que se converteu a Fé para se redimir dos erros do passado). E aí, era inevitável que o Cão fosse o próximo a aparecer. Pronto. Fim do prológo.

É até compreensivo esse prológo, afinal, se o nome do ator Rory McCann (Sandor Clegane) aparecesse nos créditos iniciais, acabaria o impacto de seu retorno. Mas, mesmo que o episódio tenha gastado bastante tempo em nos mostrar como o Cão estava levando a vida após sua quase morte, as movimentações mais interessantes ficaram no Norte, Porto Real e Correrrio.

Porto Real

Confesso que o lenga lenga da cidade real desanima um pouco, mas agora com Margaery fora das grades da Fé, surge um vislumbre de mudança nas posições dos jogos ali antes tão bem jogados por Cersei. Antes de se encontrar com a avó, a rainha Margaery mostra-se uma fiel seguidora da Fé dos Sete, uma que aprende rápido e faz o Alto Pardal bem feliz. Ali, surge uma pequena dúvida, será mesmo que a Tyrell teria verdadeiramente se convertido? Não ficamos sem respostas. No encontro com a rainha dos espinhos, mesmo sob o olhar atento da septã do “shame”, Margaery consegue passar o recado à avó, ainda é uma Tyrell. Agora, o que isso significa, vamos ter de esperar para ver.

Gostei da lavada que Cersei levou da velha Olena. É tudo culpa dela, sim! Ao tentar se livrar da casa Tyrell, a Lannister jogou duas casas importantes no chão, aos pés do Alto Pardal. Ao que parece, essa bronca vai servir para os acontecimentos do próximo episódio.

Norte

Será mesmo que “o norte se lembra?”

Nesse episódio, acompanhamos as viagens de Sansa, Jon e Davos em bucas de apoio nortenho. Acontece que, não foi tão fácil assim. Esse plot nos deu a chance de conhecer mais uma personagem feminina maravilhosa: Lyanna Mormont. A pequena ursa mostra-se uma líder forte e que não cai no papinho fácil, não. Os (quase) Starks, saíram da casa dos ursos com (apenas) 62 homens e isso por que o Cavaleiro das Cebolas deu uma força no discurso. “The dead are coming”.

Já na Casa Glover o buraco foi mais embaixo. Ao que parece, os nortenhos estão é putos com as atitudes do Robb que levaram o Norte ao domínio Bolton. Afinal, se ele não tivesse quebrado o acordo com os Frey, a história poderia ser diferente. Está difícil para o Snow com um exército de selvagens conseguir apoio. E ainda tem Sansa, que já foi Lannister e Bolton, por mais que ela fez tudo pra sobreviver, a Stark também não está com boa reputação por ali. O intrigante foi a carta que Sansa escreveu, para quem será? Mindinho?

Correrrio

Ah, que alegria ver Jaime Lannister com uma história relevante. É só retornar aos livros, oras! Fora isso, muito bom ver Peixe Negro com toda sua força, comandando o castelo dos Tully. Os Freys são bem incompetentes mesmo e vão precisar da ajuda do leão, com toda certeza. Acontece que Peixe Negro não vai se render e logo mais, Brienne está chegando para defender a causa de Sansa, contra um Jaime que tinha jurado não levantar espadas contra os Tullys, a briga vai ser boa!

Bravos

Para quem achou que ia rolar uma luta no escuro (eu) foi decepcionante. Arya estava lá rondando pela cidade e tirando a grana do bolso para comprar uma passagem de volta para casa. É claro que a órfã iria aparecer com um outro rosto, foi bem inocente da Stark não ficar atenta. Sabemos que Arya não vai morrer agora, mas esse ferimento pode dificultar as coisas na hora de ir embora.

Será que a pequena não aprendeu nada? Ou tudo isso faz parte de um elaborado plano de fuga? Respostas no próximo episópdio.

Volantis

Cumprindo a cota de putaria do episódio, Theon e Yara pararam em Volantis para um pouco de diversão. Acontece que não é tão fácil assim se livrar de Fedor, outra bela atuação de Alfie Allen, nos mostrando com expressões os conflitos internos de Theon. Ao que parece, ele está cada vez mais perto de voltar e esse encontro dos Greyjoy com as mães dos dragões promete. Será que Euron vai ser passado para trás?

Terras Fluviais

Sandor Clegane só queria uma vidinha tranquila, cortar umas lenhas e ajudar sua comunidade. Acontece que na vida do Cão, nada pode ser assim tão fácil. Um personagem muito bom já foi desperdiçado em um único episódio, mas a atuação de Ian McShane foi mesmo um grande presente. O irmão Ray salvou a vida do Cão de caça e o estava convencendo de uma vontade superior nisso tudo. Uma pena que sempre há quem atrapalhe o caminho da redenção. Agora, o Cão está solto com seu machado e vai ter muito sangue! Será que depois disso tudo, ele dará sua vida à Fé?