Análise: Game of Thrones 6×05 – The Door

O quinto episódio não só nos fez chorar, como também elevou a série inteira a um outro patamar.

No norte, enquanto vemos Jon e seus aliados procurarem alguma saída para seu pouco contingente militar, visto que algumas centenas de selvagens não será suficiente para invadir um castelo defendido por homens treinados, Sansa finalmente confrontou Mindinho, um dos homem por trás do sem casamento com Ramsay.

Sansa cresceu como pessoa ao rejeitar a ajuda de Mindinho. Em meio a seus incontáveis infortúnios, confrontar um dos homens que a levou a ruína foi um enorme passo pro personagem, antes frágil e passivo.

Inclusive, com a notícia que seu Tio, o famoso Peixe Negro, que escapou do casamento vermelho no último instante, conseguiu o poder em Correrio, castelo natal dos Tully, as chances de Jon vencer a guerra dos bastardos aumentam consideravelmente.

Pouco a pouco Arya Stark vai evoluindo em sua caminhada a se tornar um assassino sem rosto. O que vai ser da personagem quando conseguir terminar seu treinamento, se terminar, são um verdadeiro mistério. Uma coisa é certa: Arya voltará a Westeros não só mais forte, como também com um papel mais importante na trama.

Agora, vamos falar sobre paradoxo temporal.

Já havia sido revelado que não só o Corvo de 3 Olhos, mas como Bran, tem a capacidade de não só enxergar o passado, mas como também moldá-lo. Podendo visitar qualquer lugar do tempo, Bran pode se comunicar com quem desejar, mesmo seu mentor dizendo que jamais deve fazê-lo.

Quando finalmente foi revelado o porquê de “Hodor”, a série não só emocionou como criou um novo nível de sobrenatural, um outro elemento poderosíssimo para o enredo. Na tentativa de se salvar, Bran estragou a vida de Hodor ao bagunçar seu monte, fruto de um treinamento incompleto.

Inclusive, o fato de Bran ter habilidade tão poderoso e não ter sido treinado o suficiente para controlá-lo talvez tenha sido a causa de toda a Guerra dos Tronos. Não passa de teoria, mas talvez Bran vá, no futuro, bagunçar a mente do Rei Louco, pai de Dany, pois sabia-se que Aerys ouvia sussurros, obrigando-o a fazer coisas.

Bran foi tolo ao confrontar o Rei da Noite, atraindo-o para seu esconderijo, mas esse acontecimento da dicas sobre o “destino” dos personagens em Got. Bran estava destinado a fazer aquilo? Hodor já estava quebrado mentalmente, então se Bran tivesse ficado na sua, Hodor voltaria ao normal e o paradoxo seria quebrado?

Talvez nada seja evitável, talvez tudo tenha seu motivo e data para ocorrer na Guerra dos Tronos.  Contudo, possível que até o final dessa temporada Bran consiga responder para nós essa pergunta.