Análise: Game of Thrones 6×04 – Book of the Stranger

The Book of Stranger, 4ª episódio da temporada, desenrolou várias tramas de maneira rápida, causando questionamentos.

Na primeira cena, rapidamente nos emocionamos finalmente com o encontro de Sansa com Jon. Havia dúvidas de que Jon iria partir de Castle Black antes da chegada de Sansa, visto que o bastardo não mais se vê membro da Patrulha.

Inclusive, sua apatia é clara, visto que o Ex-Comandante não tem mais fé na batalha, na luta diária por um lugar melhor. Ao longo do episódio, coube a Sansa servir de consciência para seu meio-irmão, finalmente agindo de maneira ativa no seriado, guiando-o para o seu lugar de direito, nas linhas de frente contra os usurpadores em Winterfell.

Não podemos nos esquecer também de Mindinho. Manipulando o Senhor do Vale para salvar Sansa, Mindinho finalmente não só voltará a participar da Guerra, mas também colocará finalmente os Protetores do Leste em ação.

Enquanto os selvagens, Sansa e Jon parecem agora se juntar contra o inimigo maior e comum a ambos, o Pequeno Conselho de Westeros parece fazer o mesmo.
Percebendo que o Alto Pardal se alimentava da fraqueza de ambas as casas por não se entenderem, Tyrells e Lannisters buscam agora salvar os Herdeiros de Jardim de Cima antes que seja tarde demais.

Com o inverno a espreita, a já fragilizada monarquia de Westeros parece seguir para mais outro confronto com mais perdas. O palpite aqui é o de que a marcha dos mortos coincidirá não só com o inverno e a guerra civil contra o Levante da Fé Militante, mas com a totalização do poder de Dany.

Rainha das viradas de mesa, Daenarys novamente renasce do fogo ainda com mais poder. Sendo a resolução de trama mais rápida e por isso talvez duvidosa, Dany agora tem o poder de praticamente todos os Khalasares de Essos. Poder quem sabe muito maior que do já reduzido contigente de imaculados, talvez agora Daenarys seja atualmente a pessoa mais poderosa de todo o globo.

Muito provavelmente a medida de Tyrion de encontrar uma medida diplomática contra os Senhores de Escravos não satisfará Dany, que provavelmente usará agora seu novo contingente militar para destruir de vez a tradição escravocrata de Essos. Talvez, a única coisa que livre a Baia dos Escravos de Dany será a marcha dos mortos, o maior inimigo de Dany, mesmo ela não tendo conhecimento disso ainda.

Por fim, A adição dos Arryn na guerra do Norte indica muito o quão caro e épico será o episódio do confronto. Muito provavelmente, Ramsey Bolton finalmente passará dessa para pior.