Ler é Bom, Vai | Se J.K. Rowling escreveu, por que não ler? Conheçam os livros complementares a Harry Potter

Aproveitando a semana Harry Potter, com a estreia do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, resolvi falar um pouco mais sobre esse imenso universo desenvolvido por J.K. Rowling. Não, não irei falar sobre os 7 livros em si, mas sobre outros 3 que também foram escritos pela autora e ignorados por muitas pessoas. Sabiam que toda a renda obtida pela venda dos 3 livros foi revertida para a Comic Relief, uma instituição inglesa que promove a justiça social e luta para combater a pobreza ?

Os três livros em questão são livros didáticos usados em Hogwarts, então é sua chance de se sentir um aluno dessa escola dos sonhos.

thumb

Já leram nossa crítica sobre Animais Fantásticos e Onde Habitam ?

Primeiramente, vou falar do livro homônimo ao filme que estreou no último dia 17. Escrito por ninguém menos que Newt Scamander, Animais Fantásticos e Onde Habitam foi publicado, teoricamente, em 1927, um ano após os acontecimentos narrados no filme.

O livro é uma espécie de catálogo feito por Newt, a respeito de todas as criaturas já encontradas por ele (não são todas as que aparecem em todos os filmes de Harry Potter! ) durante suas expedições ao redor do mundo, salvo raras exceções. Assim como Quadribol Através dos Séculos, encontramos anotações feitas por Harry e seus amigos durante o momento que leram em Hogwarts, ou seja, você vai se sentir um aluno ao folhear as páginas.

J.K. Rowling mais uma vez nos surpreende e faz descrições curtas, porém detalhadas, a respeito de cada criatura encontrada, assim como os criativos nomes atribuídos a cada uma. Quem já viu o filme, irá encontrar mais informações a respeito do Pelúcio, do Occamy e até mesmo dos Diabretes de “A Câmara Secreta”. Além das criaturas, o livro descreve regras e informações sobre as mesmas e o mundo trouxa, como o fato de que elas existem, mas são escondidas dos olhos de quem não é bruxo.

602864

Durante “Relíquias da Morte – Parte 1“, ficamos sabendo sobre o testamento de Alvo Dumbledore, e o que ele deixou a Rony, Harry e Hermione. Conhecendo bem a menina, Dumbledore a deixou um livro : Os Contos de Beedle, o Bardo, e é lá que se encontra a famosa  história dos 3 irmãos e as relíquias. Composto por 5 fábulas do mundo bruxo, mas que podem ser lidas por trouxas (caso você não entenda algum vocabulário, a autora fez questão de escrever notas de esclarecimento).

As 5 histórias são ligadas ao uso e mau uso da magia, contando principalmente como ela pode prejudicar e ajudar no dia a dia de um bruxo. Além de  “O conto dos três irmãos”, conhecemos “A Fonte da Sorte”, narrando a história das três bruxas Asha, Altheda e Amata; “O bruxo e o caldeirão saltitante”, sobre um bondoso bruxo, que usava sua magia para auxiliar vizinhos e viajantes que batiam à sua porta em busca de soluções para seus problemas; “O coração peludo do mago”,  que conta a história de um velho bruxo incapaz de amar e uma donzela típica dos contos de fada; e finalmente “Babbity, a coelha, e seu toco gargalhante

beedle

Em Quadribol Através dos Séculos, podemos conhecer um pouco mais sobre esse esporte super apaixonante, e que tenho certeza que você já quis jogar. Quem nunca colocou uma vassoura entre as pernas e saiu correndo por aí quando era criança  (só criança? )? Pelo tamanho, parece sem importância, mas pode ser mais legal do que você imagina e realmente parece ter sido tirado de Hogwarts.

Contado por um estudioso do esporte, o livro relata o começo do Quadribol, desde seu primeiro jogo registrado, passando pelas transformações que o levaram ao que conhecemos hoje em dia (as vassouras, por exemplo, são descritas com detalhes e explica-se o porque de seu uso). Além disso, aprendemos sobre diversas curiosidades, até então desconhecidas, além das principais seleções e times do mundo bruxo.

As regras, as posições, o campo e as bolas não podiam ficar de fora, então se prepare para virar um especialista em quadribol.  Ainda precisa de um motivo pra ler o livro ? O prefácio foi escrito por Alvo Dumbledore. Agora está bom ?

299129_985

  • Ótimo
5