Review: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Capa orfanato para criTítulo: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Série: Srta. Peregrine

Autor(a): Ransom Higgs

Editora: LeYa

Páginas: 336

Ano de Lançamento: 2015 (2ª edição)

Onde Comprar: Cultura / Saraiva / Submarino


Aventura, romance e ação na medida certa.  

Em O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares nos mostra como Ransom Higgs é um gênio da literatura infanto-juvenil. Quem poderia dizer que algumas fotos peculiares inspirariam alguém a escrever um livro tão envolvente.

O livro que possui 336 páginas conta a história de Jacob Portman, um adolescente que viaja com seu pai em busca de respostas. Ao sermos apresentados a Jacob notamos que ele é um garoto comum, que não tem muita expectativas na vida e que provavelmente quer ter sua vida tranquila. Quando criança o jovem era apaixonado pelas histórias que seu avô Abraham Portman contava, essas histórias envolviam pessoas com dons que até então todos achávamos que só existiriam em contos de fadas. Conforme os anos foram passando e Jacob crescendo, ele deixa de acreditar que essas histórias são reais e as trata apenas como um conto de fadas. Um dia enquanto trabalhava ele recebe o telefonema de seu avô e é ai onde começa a toda a reviravolta da vida de Jake.

A reviravolta é o ponto em que começamos a realmente adentrar e conhecer mais do que são as crianças peculiares que o título nos fala, pois é o momento em que Jacob começa a investigar se as histórias que o vovô Portman eram reais, tendo até que viajar com seu pai para a cidade onde seu avô cresceu. E é neste momento que você começa a ficar apreensivo, pois você fica se perguntando quem são aquelas crianças que estão nas fotos que são mostradas no inicio do livro, o que elas podem fazer e quais seus nomes. Demora um pouco até sermos apresentados ao orfanato da Srta.Peregrine e à suas crianças peculiares, mas Ransom Higgs faz com que a apresentação de cada personagem seja tão única e tão profunda que você pensa “MEU DEUS, COMO EU AMO ESSE LUGAR”, sério! Para quem está lendo ou leu o livro depois de ver os trailers que saíram do filme, assim como eu, vai estranhar algumas diferenças entre os personagens que aparentemente foram trocados na adaptação cinematográfica para fazer com que a história desenrole melhor. Não acho que isso vá atrapalhar, mas pode frustar em alguns aspectos. Voltando ao livro, após sermos apresentados às crianças peculiares e suas habilidades, começamos a ver como funciona todo aquele lugar como a Srta. Peregrine coordena e cuida das crianças protegendo-as dos perigos do mundo.

O livro também nos apresentam os acólitos e os étereos, que são os vilões de toda a série de livros e com a  narrativa maravilhosa do Jacob, conseguimos visualizar eles perfeitamente. Aliás, vamos falar dessa narrativa? Desde que li os livros do Rick Riordan, não tinha encontrado nenhum livro que fosse tão simples, com a narrativa direta e simples como essa. Higgs sabe fazer você se transformar no personagem e fazer parte da história.

 

  • Muito bom
4.5

Resumo

Não importa a sua faixa etária, o livro vai te envolver e fazer com que você pense “EU QUERO SER UMA CRIANÇA PECULIAR E MORAR NESSE LUGAR!”. Agora nos resta ver como será a adaptação do livro com a direção de Tim Burton. Oremos para ser incrível como o livro.

Sending
User Review
2 (1 vote)