Imagina Erico – conheça a exposição literária de um dos maiores escritores brasileiros

Todos sabemos, através da história, como a mente de um escritor pode ser turbulenta e cheia de ideias controversas. Porém, é difícil (caso você não faça parte da profissão) ter uma ideia exata de como as coisas funcionam realmente. Desde como as ilustres ideias para obras geniais surgem até como elas são adiadas, estudadas e, somente então, executadas ao ponto da quase perfeição – a perfeição, em si, não existe e é por isso que o romantismo foi criado. Dificilmente um artista (o dom da palavra, em literatura, é a 6ª arte) consegue alcançar essa própria perfeição e isso gera uma espécie de domínio próprio de suas habilidades, vontade de aproximar-se cada vez mais, terminar uma obra e então começar tudo de novo.

Agora, já imaginou estar andando na mente de alguém assim?

A exposição que homenageia a vida e obra de Érico Veríssimo, escritor nascido em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, trata exatamente sobre isso. O Poltrona Nerd visitou a exposição, que acontece entre os dias 25 de setembro à 14 de outubro no Shopping Praia de Belas em Porto Alegre, e conheceu mais sobre a vida de Veríssimo, a construção de suas obras e a sua trágica e inesperada morte, uma perda para a literatura brasileira.

Os primeiros momentos dentro da exposição, aberta ao público, são marcados por curiosidade. A exposição permite que visitantes escrevam cartas em uma máquina Hemingway ou façam um desenho a giz, homenageando Érico, afinal, o escritor fazia um esboço artístico de quase todas as suas obras. Então caminhamos não somente na mente do próprio Veríssimo, mas também nas visualizações de Carlos Gerbase, Otto Guerra e Julio Conte, que reimaginaram as obras mais famosas de Érico em cenários esplêndidos e cheios de vida. O cenário de O Senhor Embaixador, por exemplo, é vivo e repleto de invenções e desenhos animados sobre a controversa obra, censurada aqui no Brasil na época da ditadura militar.

Depois, basta dar um pulo na pensão da Tia Eufrazina, cenário do primeiro romance do escritor, Clarissa. Ou então conhecer a vila de Antares (Incidente em Antares) através dos olhos de Julio Conte, para que tenhamos uma perspectiva melhor da imaginação de Érico Veríssimo. Ainda, para aqueles não tão familiarizados com a trajetória do escritor, existem painéis explicando a criação de suas três obras mais famosas (já citadas aqui), desenvolvimento das capas e artistas, e sua experiência como pai, quando começou a escrever inúmeras obras infantis. Érico Veríssimo também é o autor da trilogia O Tempo e o Vento, clássico gaúcho que rendeu diversos filmes e mini séries para a Rede Globo.

Infelizmente, Érico Veríssimo foi vítima de um súbito infarto em 28 de novembro de 1975, quando deixou sua segunda e ampliada autobiografia, Solo de Clarineta Vol. 2 ainda por terminar. O livro foi publicado postumamente e a exposição celebra os 110 da existência de Érico Veríssimo e sua contribuição para a literatura e o Brasil mesmo após sua morte.

De qualquer forma, a exposição é válida não somente para amantes da literatura, mas todos aqueles que já leram um livro em sua vida e imaginaram como funcionam as maquinações da mente de um escritor. Como é seu cotidiano e o que os move além de suas obras. Arte é feita para todos e todos são feitos para a arte. Aproveite, pois amanhã esta quarta-feira (14) é o último dia da exposição. Vá com sabedoria, volte com mais um pouco e deixe uma cartinha pendurada no mural, pois a exposição vale a pena.

Imagina Erico acontece entre os dias 25 de setembro e 14 de outubro no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre.

Confira algumas imagens em nossa galeria:

[masterslider id=”128″]