Crítica | Unravel é uma obra prima dos videogames

Unravel foi anunciado há dois anos e brincou com a premissa de ser não exatamente um indie 1454554824096(afinal, o game é produzido pela EA) conquistando o coração do público com um simplesmente feito de lã. É desse modo tão cativante e instigante que somos jogados ao mundo colorido de Unravel. Apesar de parecer um simples jogo (alguns até mesmo classificariam como infantil), Unravel tem duras lições a ensinar ao jogador e irá leva-lo ao lugar mais negro e sombrio no coração dos homens.

O game começa com uma básica abertura, mostrando um novelo de lã caindo de uma cesta e rolando pelo chão. No momento seguinte nos deparamos com, provavelmente, o mascote mais carismático da atualidade. Yarny nunca diz nenhuma palavra durante o jogo inteiro, mas seus olhos e as ações aleatórias impostas pelo jogo, como cair de um penhasco, salvar-se da água ou até esperar o jogador avançar, já dizem tudo que você precisa saber. Yarny é inocente e o mundo é duro, então cabe a você decidir o que fazer com sua vida e lidar com isso.

O grande avanço do jogo, no quesito de roteiro, vem por parte das missões existentes. Cada cenário é uma missão e conforme Yarny avança neste mundo estranho, seus olhos e orelhas de lã ligeiramente mudam para uma expressão mais consternada, fazendo o protagonista perder a inocência do inicio. Os cenários também mudam, deixando as cores gritantes (cada folha, flor e pingo de água são feitos com pura maestria, como se saídos realmente de uma foto) para um lugar mais sombrio, destruído pela ira do homem e seu avanço na ciência. Mostrando essa perspectiva selvagem pela visão de um boneco de lã inocente, acompanhado o tempo inteiro de uma trilha sonora perfeita, o jogador terá seu coração comovido e realmente conseguirá chegar perto de compreender esse mundo de tolos.

Unravel, com sua trilha sonora cabível a qualquer momento (qual também se modifica dependendo do humor de Yarny), cenários incríveis com paisagens belíssimas que mencionamos, também conta com uma jogabilidade para lá de simples. Consistindo em ações como lançar o seu fio de lã para balançar em uma árvore, ou criar pontes de lã, Unravel para por aí. Você pode pular e agarrar objetos com facilidade, abrindo o jogo para um imenso leque de pessoas, desde jogadores hardcore até novatos que nunca realmente pegaram um controle de videogame. Talvez seja por seu modo artístico de ver o mundo que Unravel se abre para as pessoas, sem escolher quem está por trás da televisão. Infelizmente, isso não traz inovação alguma, pois ao se parecer com um indie, o game poderia ter explorado um pouco mais suas opções, no entanto, não é aí que mora o coração de Yarny.

É uma infelicidade declarar que talvez ao tentar abrir as portas para todos Unravel esqueceu quem está jogando. O jogo peca em níveis de dificuldade e apresenta quebra-cabeças “mais do mesmo”, apenas fazendo o jogador progredir na história. Apesar de ser um jogo longo se atingido 100%, alguns jogadores podem sentir a ausência de um quebra-cabeça realmente desafiador, capaz de fazê-lo parar e pensar de verdade em como avançar. Novamente, mesmo sem inovações no quesito de jogabilidade ou dificuldade, o coração de Unravel está muito longe dessa parte técnica. Unravel e Yarny (pois ambos se completam e irão completá-lo também) são arte. O jogo é artístico, apresentando cenários magistrais, fotografias como lembranças e novos poemas a cada encerramento de fase. Jogar Unravel é como ler um livro, apreciar um bom filme e pensar nos melhores momentos de sua vida.

Unravel não é o tipo de jogo para qualquer um e ao mesmo tempo está lá para você se quiser embarcar na jornada mística do descobrimento de novas realidades. Com ingenuidade e um olhar de lã, o game irá levá-lo a ponderar sobre suas escolhas e as escolhas da sociedade enquanto um sorriso aparece em seu rosto. Unravel é pura arte e se trata sobre ser melhor e mais verdadeiro conosco, tocando nosso coração da forma que poucos games fazem atualmente. Com sinceridade e a desculpa plausível do divertimento. Apresentando um protagonista silencioso chamado Yarny, Unravel não vai esquecer suas memórias e você não vai esquecer Unravel.

Unravel está disponível digitalmente para PlayStation 4, Xbox One e PC.