Brasil Game Show 2015 | Nossa cobertura do maior evento de games da América Latina

O Poltrona Nerd esteve presente no evento. E em nossa cobertura completa, tivemos a oportunidade de ver bastante coisas interessantes. Conseguimos jogar antecipadamente Star Wars Battlefront, cuja open beta esteve disponível para download à partir do último sábado, tivemos uma partida de Cavaleiros do Zodiaco: Alma do Soldado e colocamos nossas mãos na demo de Rise of Tomb Raider. Além disso, entrevistamos exclusivamente André Gerard, designer do indie brasileiro Get Over Here e visitamos o estúdio da NVIDIA.

A Brasil Game Show começou no dia 8 de outubro e parecia incrível.

Um dos melhores momentos do evento, sem dúvidas, foi a conferência da Sony no próprio dia 8. No entanto, não passou disso. A Brasil Game Show é considerado o maior evento de games da América Latina (provavelmente devido ao número exorbitante de visitantes) e certamente é o maior do Brasil, contudo, não trouxe grandes novidades. Existem realmente muitas atrações para os fãs de games e você pode gastar incontáveis horas perambulando de estandes em estandes para jogar jogos que já foram lançados – não havia um único produto inédito com exceção de Tomb Raider – e conhecer as lojas presentes. Apesar disso, pareceu insultante que o Brasil, terceiro maior consumidor de games do mundo, não recebesse nada que fosse exclusivo para o evento. No lugar disso, recebemos um mero replay da E3.

A conferência da Sony trouxe ao palco Anderson Gracias, diretor de vendas da PlayStation Brasil, e várias outras personalidades como Yoshinori Ono e os dubladores da franquia Cavaleiros do Zodiaco da Bamdai. A irreverência de Ono, distribuindo presentes em um quiz de Street Fighter e o carisma das vozes em português de Seiya e Shiryu conseguiu mascarar a conferência, dando um ar mais divertido e menos sério, conseguindo encantar e esconder que o evento seria apenas aquilo. Ono subiu ao palco para apresentar Laura, personagem brasileira de Street Fighter, entretanto, a personagem já havia sido divulgada dias atrás no YouTube.

Como já mencionado aqui, é verdade que a BGS possuiu muitas atrações e foi um grande ponto de encontro para os gamers brasileiros, afinal, somos uma terra relativamente nova no mercado (lembrando ainda que quase somos os maiores consumidores) e este é o único contato com a mídia lá fora, mas a BGS pareceu sem sal em um mundo globalizado, em que as noticias viajam rápido. Infelizmente, há grande probabilidade que o evento continue sem apresentar nada “novo” nas próximas edições. Sendo assim, devemos pensar então que a BGS é um evento de games divertido, para ir junto dos amigos e aproveitar o dia, sem ser realmente um evento jornalístico sério ou um marco no mundo dos games como a Tokyo Game Show ou Gamescom (eventos menores que a E3, por exemplo).

A nova edição do evento já foi anunciada e ocorrerá também em São Paulo, na São Paulo Expo, entre 1 e 5 de setembro de 2016.