Ransom Riggs está fascinado com o trabalho de Tim Burton em O Lar Das Crianças Peculiares

DF-02825modified - Seated on the floor: the twins (Thomas and Joseph Odwell), Fiona (Georgia Pemberton) and Hugh (Milo Parker), Left to right: Emma (Ella Purnell), Jake (Asa Butterfield), Horace (Hayden Keeler-Stone), Miss Peregrine (Eva Green), Enoch (Finlay Macmillan), Claire (Raffiella Chapman), Bronwyn (Pixie Davies) and Olive (Lauren McCrostie) - are the very special residents of MISS PEREGRINE’S HOME FOR PECULIAR CHILDREN. Photo Credit: Leah Gallo.

A FOX Film do Brasil nos enviou uma entrevista com o autor da série de livros O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, Ransom Riggs,  que visitou o set da produção do longa de Tim Burton e comentou suas experiências durante a visita e suas expectativas com o elenco e o filme.

Riggs é um enorme fã do trabalho de Burton e não poderia ter ficado mais feliz ao saber que seu cineasta favorito transformaria seu livro em um filme. O próprio Riggs é cineasta – ele foi aluno da faculdade de cinema da University of Southern California em Los Angeles – e, uma vez que Burton estivesse a bordo, ele sabia que seu livro estaria em mãos muito seguras.

“Como cineasta, entendo que, quando você adapta um livro para o cinema, você precisa internalizar a história e fazer dela uma história sua”, explicou Riggs. Para fazer um grande filme, que se sustente por si só como uma obra de arte e não apenas como uma cópia sem inspiração, é preciso que o cineasta encontre e expresse sua própria visão pessoal da história. E é isso que o Tim fez de forma tão brilhante”.

Ele acrescenta: “Dito isso, se fosse qualquer outra pessoa afora o Tim dirigindo e a Jane Goldman escrevendo o roteiro, eu teria ficado bem nervoso”!

Tim Burton no set de O Lar Das Crianças Peculiares
Tim Burton no set de O Lar Das Crianças Peculiares

Riggs ficou impressionado com o elenco estelar que Burton recrutou para seu filme – incluindo Eva Green para o papel de Srta. Peregrine, Asa Butterfield como Jake, a Dama Judi Dench como Srta. Avocet e Samuel L. Jackson no papel do perverso Sr. Barron.

“A Eva Green é uma excelente escolha para a Srta. Peregrine. Ela parece estar incorporando a Katharine Hepburn às vezes – se você cruzasse a Katharine Hepburn com um passarinho! Ela tem uma gravitas incrível que você não necessariamente esperaria de alguém tão jovem quanto ela. É perfeito para a personagem”.

DF-07237 - Miss Peregrine (Eva Green) takes aim at her powerful enemies. Photo Credit: Jay Maidment.
DF-07237 – Miss Peregrine (Eva Green) takes aim at her powerful enemies. Photo Credit: Jay Maidment.

“Acho que um monte de gente leu o livro e imaginou a Srta. Peregrine mais velha do que ela realmente é. Mas ela não é. Tem fotos dela no livro – ela não é velha, mas ela tem a autoridade e a maturidade de uma pessoa mais velha, o que é adequado, já que ela tem centenas de anos de idade”.

A história fascinante de Riggs sobre um grupo de crianças excluídas, com estranhas habilidades, foi em parte inspirada em sua coleção de antigas fotografias sinistras, muitas das quais ilustram seus livros das Crianças Peculiares. Essas imagens imediatamente chamaram a atenção de Tim Burton quando ele leu o livro.

Ransom Riggs revela: “Cresci amando livros como As Crônicas de Nárnia – histórias sobre a descoberta de mundos escondidos dentro de nosso próprio mundo, sobre descobrir que somos mais do que percebemos. Comecei a escrever quando era jovem e, na maior parte do tempo, escrevi histórias que estavam tentando, mas não conseguiam ser Nárnia. Também cresci amando o cinema e a fotografia. Há mais ou menos uns oito anos, comecei a colecionar fotografias antigas em mercados de pulgas e lojas de artigos de segunda mão. Me sentia atraído por imagens estranhas, da mesma forma que me atraio por histórias estranhas– e como recém-formado na faculdade de cinema, estava buscando formas de combinar as histórias e as imagens. Quando me veio a ideia de usar essas fotografias incomuns para ilustrar um livro, sabia imediatamente que tipo de história queria escrever: uma história sobre um mundo escondido. E, é claro, as crianças de aparência esquisita das fotografias tinham de viver nele.

Riggs nasceu em Maryland e cresceu na Flórida. Seus livros incluem duas sequências de O Lar das Crianças Peculiares, Hollow City Library of Souls. Tales of the Peculiar, uma coleção de contos de fadas e lendas que se passa em um mundo peculiar, será publicada no “Loop Day” ainda este ano.

Abrace sua peculiaridade e conheça O Lar Das Crianças Peculiares, dia 29 de setembro nos cinemas!