O Lar das Crianças Peculiares | Confira os pontos fortes e fracos do filme

DF-07237 - Miss Peregrine (Eva Green) takes aim at her powerful enemies. Photo Credit: Jay Maidment.

Para quem gosta de fantasia, O Lar das Crianças Peculiares, dirigido por Tim Burton, já deve estar na lista de filmes para ver no cinema há algum tempo. E, posso dizer: vale a pena.

O filme é uma adaptação da obra O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, escrita por Ransom Riggs como parte de uma trilogia focada em crianças que, digamos, não se encaixam no padrão. É claro, se você é um leitor da obra, vai achar que está faltando isso ou aquilo, afinal, quase nunca ficamos contentes com adaptações. Mas, se você não vê a hora de assistir, podemos adiantar (sem spoilers), os pontos fortes e fracos do filme. Confira:

A magia

Em uma obra de fantasia, você espera ser fisgado pelo extraordinário. E isso acontece diversas vezes durante o filme, seja no cenário, nos efeitos e claro, na condução da história com toques de surpresa e fantasia. O 3D, geralmente dispensável, apresenta cenas que ficam mais mágicas com a tecnologia e faz com que a imersão na história torne-se ainda maior.

A lição

O protagonista Jake (Asa Butterfield) é um garoto que ouviu muitas histórias espetaculares de seu avô Abe (Terence Stamp) , mas com o passar do tempo, ele foi levado a não mais acreditar em “contos de fadas” e se acha um garoto bastante comum. Ao final, cada um de nós percebe que não somos nada comuns, mas sim, peculiar a sua maneira.

O elenco infantil

Na história, as crianças têm habilidades especiais como flutuar, invisibilidade e superforça. A palavra “poderes” não é utilizada, preferem “peculiaridades”, ou seja, ali não se encontra um grupo de heróis, mas sim, de pessoas únicas que têm de lidar com suas habilidades. Entre os destaques do filme, os órfãos que a Sra Peregrine protege, trazem alívio cômico e aventura.

Vilão caricato

Barron (Samuel L. Jackson), como todo vilão, tem um plano. Com sua habilidade em mudar de forma, ele está atrás das crianças peculiares para recuperar sua humanidade e pelo velho sonho da imortalidade. Acontece que Samuel L. Jackson fez dele muito caricato, lembrando outras atuações do próprio ator, você não chega a acreditar que o plano maléfico vai se realizar.

O desenvolvimento

Imagino a dificuldade em adaptar uma obra literária às telas. Com ela, pode-se pecar no excesso ou na falta. O início do filme fica um pouco lento, demora até se conhecer as motivações de Jake para ir até o orfanato que tanto seu avô Abe falava. E isso pode arrastar um pouco mais o desfecho, parecendo que o fim está demorando demais.

Questão temporal confusa

Não posso afirmar se no livro a questão temporal é mais detalhada. Mas, como telespectadora, fiquei um pouco confusa para entender as fendas no tempo em que as personagens se encontram.

O Lar das Crianças Peculiares tem estreia prevista no Brasil para 29 de setembro. Em breve, a crítica completa será divulgada.