Na Prateleira | A Bruxa de Blair (1999) popularizou o gênero found footage

poltrona-bruxa-de-blair-posterEm 1999, chegou aos cinemas A Bruxa de Blair, terror inspirado em uma lenda urbana, que foi cercado de muito mistério. Escrito e dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, o filme foi vendido como uma história real sobre três estudantes que sumiram ao investigar na floresta de Burkittsville o mistério sobre uma bruxa que aterrorizava os moradores do local.

Em formato de pseudodocumentário, o filme mostrava o que estaria nas fitas que teriam sido encontradas por autoridades no local. Logo, a verdade veio à tona, e o caso do sumiço dos estudantes nunca aconteceu. Mas, a produção de baixo orçamento soube se vender em uma época que a publicidade era quase zero. A internet e redes sociais ainda estavam engatinhando, então o boca a boca e o site criado, Blair Witch, criou uma grande atmosfera sobre o suposto caso, sendo que na verdade era uma publicidade sobre o filme.

O longa ajudou a popularizar o gênero found footage com as câmeras de mão para tornar tudo mais real e assustador. Nenhum dos atores tinham consciência do teor da produção, apenas que iram filmar um documentário. Eles ficaram isolados no local apenas com uma bússola e as câmeras na floresta. Todos os sustos e a tensão demonstradas por eles foram reais. Durante a noite, a equipe técnica os assustavam com ruídos misteriosos, gritos, objetos de feitiçaria e bilhetes.

Sem dúvidas, A Bruxa de Blair foi uma das grandes surpresas de 1999 e um dos filmes mais assustadores do cinema, pois soube brincar com o nosso subconsciente e criar um medo, pavor, onde não se tinha. Depois disso, vários filmes tentaram seguir o mesmo modelo. Atividade Paranormal foi o que mais obteve êxito.

A produção ganhou em 2001 uma continuação sem o mesmo sucesso intitulada Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras. Na última quinta-feira, chegou aos cinemas o novo filme, que dá sequência aos eventos da história de 1999. Assista ao trailer abaixo!

A Bruxa de Blair (1999) se encontra disponível em DVD/Blu-ray.