Marvel Studios | Expectativas para 2017

A Marvel Studios é extremamente competente no que faz, e disso ninguém tem dúvida. O estúdio conseguiu realizar feitos históricos para os amantes de seus personagens, dando vida a cada um deles e colocando-os juntos dentro de um mesmo universo (integrando também os personagens adaptados para a televisão). No início dos anos 2000, quando houve o início das produções baseadas em super-heróis, quem imaginou que alguns anos depois veríamos Capitão América, Hulk, Thor, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro e Viúva Negra em um filme dos Vingadores? Pois é, nem mesmo eu que estive nas primeiras exibições de Homem-Aranha no Brasil (aquele dirigido por Sam Raimi), pude sonhar com algo do tipo.

O fim do ano se aproxima e, no próximo, teremos mais três lançamentos da Marvel Studios para dar continuidade a sua Fase Três. Os filmes são, respectivamente, Guardiões da Galáxia Vol. 2, que será lançado no dia 4 de Maio; Spider-Man: Homecoming, previsto para estrear dia 28 de Julho; e Thor: Ragnarök, que chega no fim do ano, no dia 2 de Novembro. Ao contrário dos anos anteriores, onde era de costume haver somente dois lançamentos, em 2017 teremos três, já que um deles será produzido em parceria com a Sony Pictures.

guardians-of-the-galaxy-2-logo

Guardiões da Galáxia, que passou de um nome desconhecido para um dos mais adorados e comentados, foi uma aposta certeira e bem sucedida. A sequência tem a missão de equivaler a mesma qualidade e, quiçá, de sobressair ao primeiro. Infelizmente, o máximo de informações que temos a respeito do filme se restringem a rumores e ao que foi mostrado na San Diego Comic Con. No entanto, já é certo que a história irá envolver a figura central de Peter Quill e seu relacionamento com seu pai, assim como a origem de seus supostos poderes. A expectativa para a sequência é que ela consiga manter o bom humor (sem qualquer tipo de falas forçadas, como em Vingadores: A Era de Ultron), a boa relação entre os personagens da equipe e, talvez, algumas adições de membros ao time galático da Marvel. O diretor James Gunn ainda é extremamente evasivo em suas redes sociais sobre o envolvimento de Thanos ou de qualquer menção as Jóias do Infinito na trama do filme, mas é decerto a necessidade de alguma conexão com Vingadores: Guerra Infinita, mesmo que de forma compartilhada com outro filme que será contextualizado no espaço, Thor: Ragnarök. Eu acredito que ambas as sequências dividirão esse peso de preparar o solo para a chegada do Titã ou a forma que ele recuperará parte de seus artefatos. Outro ponto que é claramente óbvio: teremos mais músicas clássicas fazendo parte da trilha sonora do novo filme, e o próprio diretor afirmou que faltava somente adquirir a permissão de utilizá-las no filme.

landscape-1468945290-guardians-of-the-galaxy-vol-2

Após uma aventura no espaço, vamos diminuir a escala e contar uma história sobre a vida de um garoto no Queens. Ele tentará conciliar sua vida acadêmica, pessoal e amorosa com o combate ao crime de Nova Iorque, sem que ninguém saiba quem é o mascarado balançando se entre os prédios.

spider-man-homecoming-movie-2017-logo

Spider-Man: Homecoming, título que ainda não teve uma tradução oficial, mas especula-se que seja De Volta ao Lar ou algo semelhante com Boas-vindas, chegará aos cinemas com a grande expectativa de tirar o gosto amargo dos últimos três filmes mal sucedidos do aracnídeo (Homem-Aranha 3 e os dois últimos da franquia O Espetacular). A Sony, em parceria com o controle criativo da Marvel, terão a difícil missão de colocar o amigo da vizinhança em novos rumos, melhorando a qualidade de seu roteiro, que foi o principal vilão dos últimos longas.

Assim como o próprio Guardiões da Galáxia, pouco se sabe sobre o novo filme do Aranha, mas já existem pontos sólidos para se especular nesse artigo. John Watts, diretor do filme, já afirmou que se inspirou no estilo John Hughes (diretor de Curtindo a Vida AdoidadoClube dos Cinco e etc). Portanto, podemos esperar muitas cenas envolvendo a escola de Peter Parker e sua relação com os famosos estereótipos de colégios americanos. Na Comic Con foram exibidas algumas cenas com foco nesse espírito, mostrando Peter frequentando a grade de aulas, criando suas teias de baixo da mesa, sendo satirizado pela personagem interpretada de Zendaya sobre o quão estranho ele é, e tudo isso com a música de abertura de Freaks and Geeks (Bad Reputation, de Joan Jett & The Blackhearts), série que também servirá de inspiração. O próprio título do filme é um trocadilho com o baile de boas-vindas, que é tradição nas escolas americanas, com a volta do personagem para a própria Marvel.

spider_man_homecoming_concept-wide

O antagonista confirmado é o Abutre, interpretado por Michael Keaton – que viveu tempo demais para se tornar vilão -, e ainda há incertezas sobre a presença do Shocker e do Consertador. Todos os três teriam sua primeira adaptação para o cinema, mas não acredito que seja certo apostar novamente em tantos inimigos em um mesmo filme. Como se trata de incertezas, vamos para o próximo tópico: Anthony Stark, o Homem de Ferro. O playboy filantropo tem uma aparição confirmada no longa, e devido a fotos vazadas do set, ele deve fazer presença em uma nova exposição, assim como em Guerra Civil. Rumores apontam que o próprio Abutre teria envolvimento com as Indústrias Stark, mas precisaríamos esperar um trailer ou até mesmo o lançamento do filme para essa confirmação.

A expectativa priori é que se ache um tom definitivo para o personagem, que é sem dúvidas o mais querido pelo público leitor de quadrinhos. A Marvel tem a chance de colocar a dose de humor correta e os problemas cotidianos da vida de um nerd e super-herói em Manhattan, até mesmo pela ideia de realizar um filme para cada ano no colégio, seguindo o exemplo de Harry Potter. Uma coisa é certa: o Homem-Aranha vai liderar o Universo Marvel a partir da Fase Quatro em diante.

ragnarok-logo

Thor: Ragnarök é outra aposta da Marvel em unir não só o Deus de Trovão em uma aventura pelas Jóias do Infinito, mas também o Gigante Esmeralda. É praticamente um desejo dos fãs da Marvel em colocar o Hulk no espaço, já que uma adaptação de Planeta Hulk torna-se inviável pelos direitos do personagem serem divididos com a Universal Studios, e seria a primeira  vez que veriamos Bruce Banner desde A Era de Ultron. Dirigido por Taika Waititi, ele já deixou claro a intenção de fazer um road movie, o que já deixa subentendido que Thor e Hulk viajarão pelos reinos cósmicos para restaurar a ordem do vindouro Ragnarök. Também é esperado um alto teor cômico, algo que o próprio diretor já deixou claro na sua ida à Comic Con, exibindo o famoso documentário – que depois foi liberado pela Marvel -, sobre o que Thor fazia durante a Guerra Civil. Taika tem talento para a comédia, assim como o próprio Chris Hemsworth, mas o filme deixa algumas perguntas nas cabeças dos fãs e dos que amam o Deus Nórdico, sendo uma delas: Até que ponto a comédia vai entrar num filme que tem a proposta de trabalhar o Ragnarök?

Tom Hiddleston retorna ao papel consagrado de Loki, e ele mesmo já falou um pouco sobre seu personagem no filme “Enquanto Thor estava com seus amigos lutando contra um computador (Ultron), ele (Loki) tentava encontrar novas formas para ser arteiro, acho que veremos coisas muito interessantes. […] O mais interessante sobre Loki é que ele é um vigarista. E eu amo fazer isso. Espero que vocês também gostem”. Outro ponto importante de se colocar é que o presidente de Marvel Studios, Kevin Feige, confirmou que 90% do filme será no cosmos, e os outros 10% na Terra. Não sabemos muito sobre as gravações de Thor: Ragnarök, que ao contrário das filmagens de Homem-Aranha, sua maioria acontece em estúdio fechado.

thor-ragnarok-documentary-001-1280x690

As expectativas para o terceiro filme do Deus do Trovão são altas, embora sejam igualmente preocupantes. Tivemos dois filmes com qualidade mediana, e agora teremos um terceiro longa com a presença de Hulk, fazendo paralelos com as sagas do Ragnarök e do Planeta Hulk, sem mencionar que terão de dar um background para o vindouro Guerra Infinita. Parece muita coisa para se trabalhar num filme, não? Tudo vai depender das mãos de Taika Waititi e de Kevin Feige, para elaborar um filme conciso e que saiba aproveitar todos os importantes arcos que Thor: Ragnarök tem de contar.

As datas de lançamentos dos filmes são respectivas às suas estreias no Brasil e podem sofrer alterações pelo estúdio.