Em São Paulo, diretor de Fragmentado afirma já estar escrevendo sequência do filme!

MNight Shyamalan está no Brasil para o lançamento de seu novo filme, Fragmentado, e em entrevista coletiva nesta terça-feira, em São Paulo, afirmou já estar preparando a sequência do longa, que só nos Estados Unidos arrecadou mais de 140 milhões de dólares até agora.

O diretor de O Sexto Sentido disse que a ideia de Fragmentado já é antiga, “ele (personagem) estava planejado para um outro filme e sempre achei esse distúrbio (de múltiplas personalidades) fascinante”. No filme, Kevin, brilhantemente interpretado por James McVoy, é um homem que sofre do transtorno de múltiplas personalidades e tem a consciência partida em 23 identidades e o perigo está na 24ª, que insiste em surgir.

Para o diretor. o mundo anda sombrio, o que faz com que histórias como a de Fragmentado façam mais sentido do que nunca. “Hoje o mundo está pronto para essas histórias, ele está num lugar muito estranho”. Segundo Shyamalan, um sinal dos novos tempos são os heróis do cinema atual: “Jack Sparrow, de Piratas do Caribe, e Tony Stark, de Homem de Ferro, um beberrão e um mulherengo”.

No suspense as identidades mais agressivas de Kevin acabam tomando o controle, o que o leva a sequestrar três adolescentes, dando início a uma tensão avassaladora do início ao fim, claro, com o já habitual plot twist (virada de cena surpreendente) do diretor. Mas também há espaço para pequenos momentos de alívio cômico, “talvez seja essa minha obsessão por David Lynch”, diverte-se o diretor.

Ele deixa claro que a intenção é mostrar o potencial que a mente humana pode adquirir, como em Lucy ou Sem Limites que tratam dessa temática, mas em Fragmentado o foco é no psicológico. “Soa como ficção (o distúrbio), mas não é. O corpo reage à identidade e a mente fica conectada  a ela. Ele (personagem) não está fingindo ser outra pessoa, ele é”.

Assim, Shyamalan abre espaço para elogiar o trabalho de McAvoy, “ele não teve medo, foi incrível, criou empatia para cada um de suas personalidades, trabalhou uma identidade por dia e se comprometeu 100 %“.

O cineasta que já está escrevendo uma sequência para o filme, afirmou que agora há duas audiências para o longa, “os mais velhos vão se identificar com a cena final e vibrar, enquanto os mais novos não vão entender inicialmente, mas vão atrás da referência”.

Fragmentado estreia nesta quinta-feira, 23 de março.