Crítica | Sully – O Herói do Rio Hudson exalta a competência do homem comum

Assistir Sully – O Herói do Rio Hudson, o mais novo filme de Clint Eastwood, foi um pouco duro depois do trágico acontecimento com a delegação do clube Chapecoense. O longa que deveria ter estreado no final de novembro, acabou sendo adiado por conta do ocorrido. A produção conta os bastidores do pouso de emergência de um avião com 155 passageiros no Rio Hudson em 2009. O que seria um acidente com vítimas fatais, acabou se tornando um ato de competência, algo que faltou no piloto do avião da Chape.

Inspiro no livro Highest Duty, o roteiro de autoria de Todd Komarnicki não exalta o piloto Chesley Sullenberger (Tom Hanks) como o típico herói americano. A trama mostra um sujeito comum, que estava apenas exercendo seu trabalho. Mas em todo caso envolvendo acidentes aéreos, há uma investigação profunda e, o longa mostra os bastidores com a NTSB desmistificando a figura de Sully, indo de encontro se o pouso forçado foi realmente necessário ou se poderia ter sido evitado, já que por pouco não houve vítimas fatais.

Ou seja, alguém tem que pagar o preço. E neste caso, Sully é o alvo. E não poderia haver uma melhor escolha para o papel que não seja Tom Hanks. O ator que já possui uma afeição imediata do público, traz uma performance que pode classificar como humana, gente como a gente. Sully é apresentado como um homem amado pelo público, mas questionado pela imprensa e a agência investigadora. Em nenhuma das situações, ele se sente confortável. Nunca precisou responder tantas perguntas ou imaginou se tornar um persona popular. Com uma simplicidade peculiar, Hanks emprega com eficiência esse confronto diário de Sully.

Eastwood desempenha uma direção meticulosa focando mais na investigação do que no acidente em si. Interessante que a sequência do impacto do avião é apresentada em meio a flasbacks inicialmente, como se quisesse dizer que o importante não está lá. Mas durante o segundo para o terceiro ato, a sequência é apresentada por inteira e o resultado é impressionante.

Mesmo se rendendo ao melodramático no final, Sully – O Herói do Rio Hudson é um importante retrato sobre a coragem do homem comum. Há muitos Sullys por aí, que arriscam suas vidas, que trabalham duro e não esperam e nem querem nada em troca. Por fim, uma produção pequena, mas um dos melhores trabalhos de Clint Eastwood e uma baita atuação de Tom Hanks.

  • Ótimo
4

Resumo

Mesmo se rendendo ao melodramático no final, Sully – O Herói do Rio Hudson é um importante retrato sobre a coragem do homem comum. Há muitos Sullys por aí, que arriscam suas vidas, que trabalham duro e não esperam e nem querem nada em troca. Uma produção pequena, mas um dos melhores trabalhos de Clint Eastwood e uma baita atuação de Tom Hanks.

Sending
User Review
5 (1 vote)