Crítica | Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood é uma tocante homenagem ao filme original

Quando anunciado que Os Saltimbancos Trapalhões (1981) ganharia uma continuação, havia um certo receio de que a memória de um clássico do cinema nacional fosse destruída. Inspirado na obra musical de Chico Buarque de Hollanda, o longa trazia a querida trupe dos Trapalhões com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias no auge da carreira. 36 anos depois, surge a continuação Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, agora somente com Didi e Dedé. O resultado é um filme correto, leve, divertido e carregado de nostalgia.

Dirigido por João Daniel Tikhomiroff, o longa aposta no sonho por dias melhores de Didi (Renato Aragão). Com muitas ideias que surgem enquanto dorme, o faz de tudo no Grande Circo Sumatra, acredita que ainda há esperança para os artistas circenses, quando o local começa a perder espaço para leilões e comícios políticos organizados pelo prefeito da cidade (Nelson Freitas), que tem como objetivo destruir o lugar. Com a ajuda dos funcionários e, em especial, da bela Karina (Leticia Colin), a filha do Barão (Roberto Guilherme), eles organizam um espetáculo musical acreditando serem capazes de atrair o público novamente e reverterem a crise financeira.

Apesar do roteiro raso, o filme aborda temas sérios como a não utilização de animais em circo e a perda do interesse em números circenses. Porém, faltou uma profundidade nos temas sempre sugeridos durante a narrativa.

O que o longa consegue prender é na sintonia entre Renato Aragão e Dedé Santana. Mesmo sem aquela desenvoltura de outrora por conta da idade avançada, a dupla consegue desempenhar divertidos momentos cômicos. Vê-los ali contracenando novamente foi como fazer uma viagem de volta para uma época ingênua e feliz de nossa infância.

Se já não basta a emoção de ver Didi e Dedé juntos novamente nas telonas, o longa ainda reserva uma emocionante homenagem aos falecidos Mussum e Zacarias. O grande objetivo dessa sequência foi celebrar a obra Os Trapalhões. E assim, o filme foi eficiente.

Por fim, Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood é uma homenagem justa ao filme original e que vai agradar o espectador em diversos momentos.
Não é uma produção para ser levada a sério tecnicamente, vale pela nostalgia em revisitar personagens que estarão para sempre em nossos corações.

  • Bom
3

Resumo

Por fim, Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood é uma homenagem justa ao filme original e que vai agradar o espectador em diversos momentos.
Não é uma produção para ser levada a sério tecnicamente, vale pela nostalgia em revisitar personagens que estarão para sempre em nossos corações.

Sending
User Review
0 (0 votes)