Crítica | O Franco-Atirador

Aos 54 anos, Sean Penn estrela seu primeiro papel em um longa de ação. Exibindo um físico impressionante, o ator mais uma vez emprega uma atuação seguindo o estilo method acting de entrar de cabeça no personagem. Uma pena que O Franco-Atirador (The Gunman) passa a impressão de ter sido um filme que já vimos antes. O longa uso os mesmos recursos de Busca Implacável ao tentar fazer de Penn um novo Liam Neeson. Nenhuma surpresa que a adaptação inspirada no romance de Jean-Patrick Manchette tem Pierre Morel (o diretor de Busca Implacável) na direção.

Escrito por Penn, Don MacPherson e pelo estreante Pete Travis, O Franco-Atirador segue o conhecido rito de uma personagem durão. Jim Terrier (Penn) é um ex-matador de aluguel que demonstra arrependimento de suas ações passadas. Vivendo ao lado da amada Annie (Jasmine Trinca), Terrier busca uma vida tranquila, mas descobre que um grupo pretende elimina-lo. Enquanto lida com uma doença neurológica, o ex-matador é forçado a retornar ao antigo trabalho em busca de respostas reencontrando o amigo Stan (Ray Winstone) e o algoz Felix (Javier Bardem).

O longa pode ser resumido em mostrar que Penn está em boa forma e capaz de desempenhar sequências de ação. O problema é que a produção esqueceu de aproveitar a capacidade do ator vencedor de dois Oscars e desperdiça a presença de um ótimo elenco. Winstone, Bardem e Idris Elba estão caricatos demais e suas ações são resumidas com algumas frases de efeito desnecessárias.

Diferente de alguns excelentes filme do gênero como a trilogia Bourne, O Franco-Atirador não consegue empregar uma sequência de ação que podemos classificar como eletrizante. São situações burocráticas e lutas sem inspiração, que não condizem com Terrier descrito como um homem perigoso. Apenas a expressão cansada e as rugas de anos de vida fazem de Terrier um sujeito que já passou por muitas coisas. Um pouco disso é visto apenas quando o protagonista é surpreendido por uma armadilha, mas a usa brilhantemente a seu favor. Porém, o restante da cena é desperdiçado com um plano de ação ridículo.

No mais, O Franco-Atirador é um longa caótico, cansativo e que vale apenas pelo esforço de Sean Penn em fazer do longa algo interessante. Prefiro lembrar do ator pelas atuações dramáticas de filmes como Os Últimos Passos de um Homem, Milk e Sobre Meninos e Lobos.

  • Regular
2

Resumo

No mais, O Franco-Atirador é um longa caótico, cansativo e que vale apenas pelo esforço de Sean Penn em fazer do longa algo interessante. Prefiro lembrar do ator pelas atuações dramáticas de filmes como Os Últimos Passos de um Homem, Milk e Sobre Meninos e Lobos.