Crítica | Com excelentes atuações, A Qualquer Custo é um clássico faroeste moderno

Filmes western renderam ótimas produções em Hollywood ao longos dos anos. Mas, há muito tempo que não se via um ótimo faroeste, talvez o último tenha sido Bravura Indômita dos irmãos Coen, que foi um remake do filme da década de 60. A Qualquer Custo, longa que recebeu 04 indicações ao Oscar, atualiza o gênero e entrega um clássico faroeste moderno.

Ambientada no Texas nos dias atuais, o filme mostra que muita coisa não mudou na cidade natal do ex-presidente Bush. Lá, parece que as pessoas não avançaram. São rudes, ignorantes, andam armadas livremente e não aceitam quaisquer tipo de diferenças.  A montagem do filme faz um interessante balanço que Texas consegue ser bela com incríveis paisagens, mas ao mesmo tempo desértica e assustadora pela hostilidade presente, muito se devendo a pobreza pós-crise financeira que assolou em 2008.

A pobreza acaba sendo motim dos irmãos Toby Howard (Chris Pine) e Tanner Howard (Ben Foster). Toby é um pai divorciado e Tanner um ex-presidiário que perderam a fazenda da família em West Texas e decidem assaltar um banco como uma chance de se restabelecerem financeiramente. Porém, eles acabam cruzando o caminho de Marcus Hamilton (Jeff Bridges), um Texas Ranger que está para se aposentar e decide cumprir seu dever para a cidade uma última vez.

O cineasta David Mackenzie explora com eficiência a sociedade texana. Através de diálogos preconceituosos e humor negro, Marcus Hamilton representa alguém preso no tempo, que não aceita o “admirável mundo novo”. Ele continua com um pensamento arcaico e não pensa duas vezes em soltar piadas de mau gosto contra Alberto Parker (Gil Birmingham) por ser de origem indígena. Não deixa de ser uma crítica para moradores da cidade que continuam com um linha de raciocínio estreita. Pessoas essas que exaltam Donald Trump por trazer em sua campanha o slogan “make America great again”, que significa nada menos do que nós primeiros e depois os outros.

As atuações de Bridges e Foster são ótimas, mas que não surpreendem por apresentar semelhanças com os respectivos papeis em Bravura Indômita e Os Indomáveis. Entretanto, é Chris Pine que entrega uma performance que foge da zona de conforto. Aqui ele demonstra alguém endurecido pelo ambiente que vive e que se vê forçado a abraçar o lado negro. Toby representa o homem pacato que está cansado de ver injustiças ao redor. Suas motivações são levadas pelo desespero, enquanto seu irmão Tanner é motivado apenas pela adrenalina.

Com uma incrível trilha sonora de Nick Cave e Warren Ellis, A Qualquer Custo é um faroeste contundente e ágil sobre uma cidade melancólica, desolada, onde não existe mocinhos e bandidos. Uma obra ficcional, mas nem por isso menos verídica.

4

Ótimo

Com uma incrível trilha sonora de Nick Cave e Warren Ellis, A Qualquer Custo é um faroeste contundente e ágil sobre uma cidade melancólica, desolada, onde não existe mocinhos e bandidos. Uma obra ficcional, mas nem por isso menos verídica.

Sending
User Review
0 (0 votes)