Beasts of no Nation | Primeiro longa-metragem da Netflix discute as várias faces da humanidade

Disponibilizado desde sexta (16), Beasts of no Nation é o primeiro longa-metragem original da Netflix. Inspirado no romance do nigeriano Uzodinma Iweala, a adaptação dirigida por Cary Fukunaga (da série True Detective) mostra as várias faces da humanidade e o que move uma pessoa a tomar decisões drásticas e desumanas quando se encontram em ambiente destruído pela guerra.

Agu (interpretado pelo novato Abraham Attah) é uma criança como outra qualquer: sonhadora e inocente. Ele e sua família vivem em uma área protegida pelo exército africano, que acaba sofrendo uma ataque de paramilitares devastando a pequena cidade onde mora. Famílias são separadas, mortas e Angu é capturado pelos milicianos liderados pelo intitulado Comandante (Idris Elba), que decide transformar a frágil criança em um guerrilheiro.

O longa estabelece um ponto de ruptura de Agu brincando com seus amigos usando uma TV imaginária (em uma sequência encantadora) para o Agu forçado a tomar atitudes que nunca pensara antes na vida. O amadurecimento forçado no garoto deixa sequelas irreparáveis, mas a sua esperança permanece intacta.

Abraham Attah entrega uma atuação emocionante e comovente. O ator mirim mais parece um veterano ao confrontar Idris Elba, demonstrando uma versatilidade que poucos atores de sua idade conseguem em longas do gênero.

A atuação de Elba é fenomenal no papel do Comandante. Seu personagem representa que os fins justificam os meios, ao demonstrar uma figura paternal para Agu, mas ao mesmo tempo alguém capaz de obriga-lo a matar alguém a sangue frio em uma cena brilhantemente montada, e que deixará muita gente com um nó no estômago.

Cary Fukunaga mais uma vez estabelece uma direção coesa, impondo uma visão crítica que na guerra não há vitoriosos, principalmente quando você destrói a inocência de uma criança dando-lhe uma arma.

Ao final, Beasts of no Nation estabelece a entrada da Netflix no mundo cinematográfico da melhor forma possível. Um filme intenso e que deixará muita gente desconfortável pela realidade cada vez mais presente de pessoas atingidas direta e indiretamente pela guerra civil.

  • Excelente
5

Resumo

Ao final, Beasts of no Nation estabelece a entrada da Netflix no mundo cinematográfico da melhor forma possível. Um filme intenso e que deixará muita gente desconfortável pela realidade cada vez mais presente de pessoas atingidas direta e indiretamente pela guerra civil.